O desenvolvimento de uma pessoa acontece com afeto, amor, cuidados, atenção, respeito, cumplicidade e envolvimento em tudo que faz e acontece na vida de um SER. E para que esse desenvolvimento se dê por completo, é preciso lembrar, recordar e construir a própria memória, a própria história, a própria vida.
Sim, recordar é viver porque a vida é feita de recordações. Recordar é viver se o vivido é retido e jamais esquecido. A distância faz esquecer, mas a saudade faz lembrar... recordar é viver, enquanto o sentir fizer sentido...
As boas lembranças são alicerces para construir uma vida emocional mais saudável. Além disso, funcionam como um porto seguro para enfrentar momentos de luto pela perda de pessoas queridas. Também pode ser uma forma de “viajar” para um momento menos difícil da sua vida.
“É preciso começar a perder a memória, mesmo que a das pequenas coisas, para percebermos que é a memória que faz nossa vida. Vida sem memória não é vida […] Nossa memória é nossa coerência, nossa razão, nosso sentimento, até mesmo nossa ação. Sem ela, somos nada” (1).
Os 10 alimentos que melhoram a memóriaEspinafre, brócolis e companhia. ... Abacate. ... Suco de uva. ... Azeite de oliva. ... Chá ... Peixe. ... Nozes, castanhas e afins. ... Chocolate amargo.
37 curiosidades que você vai gostar
Ter uma alimentação balanceada e saudável é o único meio comprovado para manter o cérebro ativo e melhorar a nossa memória. Alimentos como feijão, brócolis, salmão, ovos, tomate e até o chocolate, fortalecem os neurônios, melhoram o raciocínio, ativam a memória e podem também prevenir o Alzheimer.
Algumas lembranças servem para nos convidar a reviver o que foi bom e já passou. Reviva esses momentos. Uma lembrança de algo bom é um motivo para sorrir. Sorria sempre que lembrar de algo ou alguém que te fez feliz no passado.
Podemos produzir boas lembranças à medida que vivemos e passamos por momentos felizes ou não. Com outras palavras, as lembranças são o resultado direto das nossas experiências de vida e, por isso mesmo, são tão importantes, pois fazem com que possamos reviver momentos, ao menos teoricamente.
Os registros que ficam dos nossos primeiros anos de vida influenciam a pessoa que nos tornamos e são essenciais para desvendar nosso verdadeiro eu e para cultivar relações mais saudáveis, de acordo com o psicólogo americano Kevin Leman, autor do livro O Que as Lembranças de Infância Revelam Sobre Você (Ed.
Como copiar e colar uma tabela?
Como é chamado o esqueleto dos insetos e como ele funciona?
Quem nasceu em 1969 pertence a qual geração?
Qual a função de um semicondutor?
Quantas gotas de dipirona equivale a um comprimido de 500mg?
Quais as grandes vias aferentes e eferentes da medula espinhal?
Quem é Laurinha de Chiquititas?
Como passar perfume e ficar cheirosa o dia todo?
Qual o prazo do trânsito em julgado do acórdão?
Como diagnosticar AVC Hemorragico?
Quantas horas após beber pode doar sangue?
Qual a diferença entre Macha e marcha?
O que faz um diplomata e quanto ganha?
O que acontece se eu tomar 6 comprimidos de ibuprofeno?
Como iniciar o capítulo de um livro?
O que deve ser feito quando são encontradas não conformidades nos processos do negócio?