5-Por que Carolina passa a ser chamada de Moreninha por Augusto? R: Porque todos que já a conheciam gostavam de chamá-la de Moreninha. 6-De que forma a Moreninha conquista o coração de Augusto? R: Quando Augusto viu Carolina cantando a música de Ahy, a balada do rochedo.
Carolina: irmã de Filipe. D. Ana: avó de Filipe.
3-Como era D. Ana, avó de Carolina? Quais seus traços psicológicos? R: Era a velha mais patusca do Rio de Janeiro é uma senhora de espirito alguma instrução.
O romance A Moreninha conta a história de amor entre Augusto e D. Carolina (a moreninha).
Sabendo da inconstância de Augusto, os amigos fazem a seguinte aposta: se o moço se apaixonasse por alguma garota da ilha, escreveria um romance da sua derrota. Caso isso não acontecesse, quem o faria seria o jovem Filipe. Além disso, Fabrício pediu ao inconstante que paquerasse sua namorada D.
40 curiosidades que você vai gostar
O pai de Augusto, acreditando que isso o atrapalhasse nos estudos, decide proibir o filho de visitar Carolina. Passado o tempo, Augusto decide ir até a Ilha se declarar para Carolina, mas ela censura o rapaz porque não quer quebrar a promessa que fez quando era criança.
Romance histórico é um gênero literário em que a narrativa ficcional se relaciona com fatos históricos. A composição das personagens e dos cenários é feita de modo que estejam em concordância com documentos e dados históricos, oferecendo ao leitor uma noção da vida e dos costumes da época.
Em 1843 foi publicado "O Filho do Pescador", de Teixeira e Sousa, que alguns estudiosos chegaram a apontar como o primeiro romance brasileiro.
Quando chegam na casa de D. Ana, o grupo de amigos conhece Carolina – a irmã de Filipe -, e suas duas primas, Joaquina e Joana. Num primeiro momento, Augusto via Carolina apenas como uma garota impertinente. Mas, com o tempo, sua vivacidade e inteligência ao responder às provocações do jovem começam a conquistá-lo.
Após voltar para sua cidade, Augusto é proibido de voltar a Ilha. Quem o proibiu? Filipe, seu amigo.
Personagens principais: Felipe, Augusto, Carolina (a moreninha), Fabrício, Leopoldo e Dona Ana.
Dona Ana: dona na casa na ilha e avó de Filipe. Uma senhora de 60 anos gentil e compreensiva que ama Carolina, a quem cria após ter ficado órfã; Joana: prima de Filipe, tem 17 anos e é morena; Joaquina: também é prima de Filipe, tem 16 anos sendo loura de olhos azuis.
Augusto e Carolina
No começo, Augusto vê a menina como uma impertinente. As suas molecagens desagradam o estudante, que chega a achar as feições de Carolina desagradáveis. Porém, a vivacidade da garota começa a conquistar o estudante.
1-Como se chamavam os três estudantes de medicina? R:Felipe (irmão de Carolina), Augusto e Leopoldo, mas também tinha Fabrício que era estudante de medicina.
Romance urbano é um tipo de narrativa cujo espaço da ação é a cidade. Ele surgiu, no século XIX, com a publicação do livro “A Moreninha”, de Joaquim Manuel de Macedo. O romance urbano fez grande sucesso no século XIX. Romance urbano foi um tipo de narrativa produzida por autores do romantismo brasileiro no século XIX.
Úrsula é considerado um romance precursor da temática abolicionista na literatura brasileira, pois é anterior à poesia de Castro Alves e ao As vítimas-algozes de Joaquim Manoel de Macedo. Frontispício da primeira edição de 1859.
O Romantismo foi um dos principais movimentos de arte do século XIX e, no Brasil, teve como marco inicial a publicação da obra Suspiros Poéticos e Saudades, de Gonçalves de Magalhães, em 1836.
O nacionalismo ufanista, o indianismo e a valorização da natureza são as principais características da primeira geração do Romantismo brasileiro. O Romantismo no Brasil surgiu poucos anos após a independência política, alcançada no ano de 1822.
“Iracema” apresenta a origem mítica do povo brasileiro. A constituição do indianismo como mito fundador nacional, embora de raízes europeias.
O romance histórico é um gênero literário em prosa em que a narrativa ficcional se ambienta no passado. Geralmente, os romances históricos são marcados pela influência (em menor ou maior grau) de eventos e personagens históricos no desenrolar da trama.
O século XIX foi marcado pela criação de um dos mais importantes movimentos literários: o Romantismo. Caracterizado pela idealização amorosa, a subjetividade, presença do pessimismo e o sentimento nacionalista, essa escola buscou atender as necessidades do novo público vigente: a burguesia.
O Romance Indianista marca a busca na literatura por um herói nacional. O índio foi eleito como a figura de maior representatividade, considerando que o branco era tido como o colonizador europeu, e o negro, como escravo africano. Assim, o índio foi considerado como único e legítimo representante da América.
Para o impasse amoroso, costuma haver dois tipos de saída: o final feliz, em que o amor supera as barreiras sociais, ou, o final trágico, em que a morte se coloca como única saída, adiando para a vida eterna a realização amorosa.
Como os índios do litoral chamavam os do interior?
Como os índios conseguiram o machado de pedra?
Como usar o Bash no Windows 10?
Qual a relação da fotografia com as características da arte impressionista?
Como lidar melhor com problemas?
Como os gregos viam as constelações?
Como ligar e desligar o roteador pelo celular?
O que busca o movimento indígena?
Como ativar o viva-voz no telefone Intelbras?
Como os índios enterram seus mortos?
Como digitalizar um documento na impressora 3636?
Por que os indianos comem com as mãos?
Como os animais participam do ciclo da água no ambiente?