Isso porque apesar de mais de 70% da superfície da Terra ser coberta por água, menos de 1% é própria para consumo. Do total de água disponível no planeta, 97% estão nos mares e oceanos (água salgada) e apenas 3% são água doce.
A poluição é um dos maiores problemas da água potável, uma vez que diariamente os mananciais do mundo recebem dois milhões de toneladas de diversos tipos de resíduos. Nessa questão, quem mais sofre tais reflexos são as camadas excluídas que vivem em países subdesenvolvidos ou em desenvolvimento.
Para nós, que depois de tantos anos de evolução nos habituamos a viver na superfície, não surpreende muito dizer que os oceanos são responsáveis pela maior reserva de água da Terra: cerca de 97% da água existente em nosso planeta está distribuída entre os oceanos, Atlântico, Índico, Pacífico e Ártico.
As águas dos lagos, rios, represas e as águas subterrâneas são consideradas "água disponível para consumo humano", correspondentes a 22,4% do total da água doce existente na Terra. Dessa água doce disponível, as águas subterrâneas correspondem a cerca de 97~98%, e os rios e lagos correspondem a 2% apenas.
As áreas com maior concentração de água doce renovável na Terra incluem as bacias hidrográficas dos rios Amazonas e Orinoco (15% do escoamento total da Terra), na América do Sul, a bacia hidrográfica do rio Yangtze, na zona este da Ásia, a zona sul e sudeste asiática (18% do escoamento total da Terra), incluindo as ...
44 curiosidades que você vai gostar
O Brasil possui 12% das reservas de água doce do planeta, constituindo 53% dos recursos hídricos da América do Sul. Existem 83 rios fronteiriços e transfronteiriços, assim como bacias hidrográficas e aquíferos. As bacias hidrográficas transfronteiriças ocupam 60% do território brasileiro.
O Brasil é o país do mundo que possui maior quantidade de água doce, com 12% do total existente no planeta. É mais que todo o continente europeu ou africano, por exemplo, que detêm 7% e 10%, respectivamente.
Do total de água disponível no planeta, 97% estão nos mares e oceanos (água salgada) e apenas 3% são água doce.
No que se refere, portanto, à distribuição da água na biosfera terrestre, podemos perceber que a maior parte da água existente no mundo é salgada (97%) e está concentrada principalmente nos oceanos e mares, mas também presente em alguns lagos salinos, tais como o Mar de Aral e o Mar Morto.
Estima-se que 97,5% da água existente no mundo é salgada e não é adequada ao nosso consumo direto nem à irrigação da plantação. Dos 2,5% de água doce, a maior parte (69%) é de difícil acesso, pois está concentrada nas geleiras, 30% são águas subterrâneas (armazenadas em aquíferos) e 1% encontra-se nos rios.
Os oceanos são porções de água salgada maiores, que envolve os continentes. E são apenas 5. O Oceano Pacífico é o maior de todos os oceanos.
A escassez de água no mundo é agravada em virtude da desigualdade social e da falta de manejo e usos sustentáveis dos recursos naturais. De acordo com os números apresentados pela ONU – Organização das Nações Unidas – fica claro que controlar o uso da água significa deter poder.
A distribuição da água no Brasil ocorre de maneira irregular, pois há localidades pouco povoadas e com muitas reservas e outras com uma relação inversa. São conhecidos os números da distribuição da água no mundo. Apenas 3% de todos os recursos hídricos existentes no planeta são de água doce própria para consumo.
Hoje já se sabe que, devido a diversos fatores, como o desperdício, a poluição, o crescimento populacional, as mudanças climáticas, a urbanização e a industrialização, os recursos hídricos estão ficando cada vez mais escassos, gerando conflitos em diversas regiões do mundo.
A água do planeta está concentrada nas partes mais baixas do relevo (solo), que são os oceanos. Quando a água está indo em direção ao mar por meio dos rios, ela transporta um pouquinho de sais minerais. Esses sais são responsáveis por deixar a água salgada.
A maior parte da água (cerca de 97% de toda a água) que existe no planeta está nos oceanos e mares. Conhecemos esta água como água salgada, porque contém substâncias chamadas sais. A água também está presente em rios e lagos, porém em menor quantidade que nos oceanos.
A água salgada é aquela rica em sais dissolvidos, principalmente o cloreto de sódio. Esse tipo de água é encontrado nos mares e oceanos e compõe cerca de 97,5% de todo o total de água existente na Terra.
Alter do Chão | Pará A praia de água doce mais famosa do Brasil também é considerada uma das mais bonitas do mundo! ... Bonito | Mato Grosso do Sul. ... Ilha de Marajó | Pará ... Caraíva | Bahia. ... Jalapão | Tocantins. ... Jericoacoara | Ceará ... Lençóis Maranhenses | Maranhão. ... Chapada dos Veadeiros | Goiás.
1°) Brasil – 5,661 bilhões de metros cúbicos
O Brasil é a maior reserva hidrológica do planeta e a divisão da água doce encontra-se da seguinte forma: 70% na região norte, 15% na região centro-oeste, 6% no sudeste, 6% no sul e 3% no nordeste.
Países mais ricos em água doce: conheça o top 10Brasil. Sim! ... Rússia. Além de ser o país que possui a maior área territorial do mundo, a Rússia também figura entre os primeiros colocados na lista dos países mais ricos em água doce, com um volume de 4.507 km³/ano. ... Canadá ... Indonésia. ... China. ... Colômbia. ... Estados Unidos. ... Peru.
A sensação de abundância de recursos hídricos é reforçada pela presença de três das bacias hidrográficas que contêm o maior volume de água doce do mundo – Amazonas, São Francisco e Paraná. Apesar de tantos recursos hídricos, eles não são igualmente distribuídos pelo território brasileiro.
Além do mais, outros problemas têm agravado a escassez dos recursos hídricos: o aumento da temperatura global, elevando os índices de evaporação, o desmatamento das nascentes, a poluição, o crescimento das cidades, o aumento das demandas para consumo humano e irrigação e a má gestão dos recursos hídricos (pela falta de ...
A situação da água no Brasil é um pouco mais confortável que em outros países em termos de disponibilidade. O nosso país dispõe de 12% da água doce disponível mundialmente. E mesmo com toda essa abundância a população sofre, pois, a distribuição é feita de modo irregular.
A crise pode ser explicada por vários motivos: desmatamento, ocupação de bacias hidrográficas, poluição de rios, represas e lagos, crescimento populacional, urbanização acelerada e o uso intensivo das águas superficiais e subterrâneas na agricultura e na indústria (veja o infográfico abaixo).
A falta de água pode causar dores terríveis que podem levar o indivíduo a deixar de fazer as suas atividades normais e provocar muito mal estar em diversas áreas do corpo. Algumas das principais dores associadas ao problema são a dor de cabeça, a angina e as dores lombares.
Como recuperar arquivo de texto corrompido?
Como resgatar minhas músicas no iTunes?
Como acontece a formação dos corpos cetônicos?
Como Desamassar calota de plástico?
Como os egípcios usavam as cheias do Nilo a seu favor?
Como recuperar Arquivo PowerPoint apagado?
Como corrigir fotos que não abrem?
Como os egípcios interpretavam a morte?
É possível perceber uma relação entre os tipos de clima e os tipos de vegetação explique?
Como era o calendário antes do gregoriano?
Como os direitos podem ser classificados?
Como surgiu a agricultura no Egito Antigo e como foi este processo?
Quem julgava a imortalidade da alma no Egito antigo?
Como fazer um projeto de uma quadra poliesportiva?
Como se chama uma pessoa que fala sem saber?
O que deveria ser feito para acabar com a desigualdade de gênero e promover a equidade de gênero?