Os filtros entupidos são as causas mais comuns de marcha lenta irregular. Fazer as manutenções necessárias no filtro de ar e de combustível ajuda a diminuir as chances desta irregularidade ocorrer. Caso seja detectado que está entupido, é necessário fazer a troca do filtro.
Quando há uma irregularidade no funcionamento do atuador de marcha lenta, ocorre a elevação do consumo de combustível, isso porque a injeção maior de combustível promove maior gasto.
Normalmente, as passagens de marcha devem ser realizadas quando a rotação atingir os 2.500 rpm. Na maioria das vezes, ao ultrapassar essa faixa de giro, o consumo de combustível aumentará, embora você consiga gerar um melhor aproveitamento da potência e do torque do veículo, em especial dos dotados de motor aspirado.
Quando o atuador de marcha lenta apresenta problemas, a marcha lenta fica irregular. Um exemplo disso é quando você está com o carro parado em um sinal fechado e o seu conta-giros fica oscilando como se você estivesse acelerando e desacelerando o carro.
Ele é responsável por garantir a rotação mínima do motor em fase de marcha lenta, isto é, sem acelerar. Também conhecido como sensor de marcha lenta, é ele que recebe os sinais de comando de fluxo do ar e combustível para que haja o total funcionamento do motor sem o uso do pedal do acelerador.
36 curiosidades que você vai gostar
A marcha lenta irregular é causada por um hábito comum de muitos motoristas, o de manter o veículo em marcha lenta. Isto é, o motorista mantém a aceleração mínima necessária para que o carro permaneça ligado sem estar em movimento e sem estar com nenhuma marcha engatada.
PRINCÍPIO: A finalidade do Atuador da Marcha Lenta, também conhecido como IAC (Idle Air Control) ou motor de passo, é controlar a rotação do motor em regime de marcha lenta.
Não existe uma rotação ideal para todos os veículos. O ideal é que você saiba qual é a faixa de rotação na qual seu veículo apresenta o melhor rendimento. Na maioria dos modelos compactos, esta faixa costuma ser entre 1.800 rpm e 2.000 rpm.
Manter uma rotação ideal
Em mais de dois terços dos veículos de passeio, a faixa que vai pedir menos combustível é entre 2.000 e 2.500 rpm. Isso vale, inclusive, para você passar a marcha no tempo certo dentro destes limites – siga os avisos do sistema se o seu carro tem indicador de trocas ou o velho vacuômetro.
Normalmente, ao dar a partida no carro, o motorista pode andar com a primeira marcha até, mais ou menos, uns 15 km/h. Já na segunda marcha, é melhor trafegar com o carro até cerca de 25 km/h, sem ultrapassar muito isso. Para passar à terceira marcha continue, no máximo, até 45 km/h.
Você pisa no pedal da embreagem e ele está pesado, duro. Este é um sinal de que existe desgaste entre o atuador e as molas do platô. O carro deve começar a se movimentar quando o pedal da embreagem estiver na metade do seu curso.
Sua função é aplicar ou fazer atuar energia mecânica sobre uma máquina, levando-a a realizar um determinado trabalho. Aliás, o motor elétrico também é um tipo de atuador. A única diferença é que ele emprega energia elétrica e não energia de pressão de fluidos.
Como descrito no relato acima, o sensor de marcha lenta é o principal vilão por fazer o motor morrer nessa condição de funcionamento, onde o propulsor está trabalhando em seu nível mínimo de rotação adequada, que varia de carro para carro e até mesmo de combustível.
Significado de marcha lenta: Pessoa lerda, devagar quase parando. Indecisa.
As velas são uma das principais razões para o carro estar sem força, ou como se engasgasse nas acelerações. As peças são responsáveis por produzir a centelha que vai inflamar a mistura ar/combustível no motor. Se estiverem sujas ou gastas, o automóvel não vai render como deveria.
O primeiro culpado a suspeitar quando seu veículo se recusa a entrar em marcha é baixo fluido de transmissão. Talvez o seu fluido esteja vazando ou baixo, e isso pode causar problemas ao seu carro ter uma transmissão de engrenagem suave.
Bomba de combustível suja, com falta de pressão ou com problema: A bomba de combustível é responsável por bombear o combustível para o eletro-injetor. Havendo sujeira ou defeito nesse atuador, a motocicleta pode falhar em determinada rotação, ou mesmo não liberar a partida.
Subindo o clip que fixa a agulha no fundo do pistonete faz a curva da mistura iniciar a aceleração com a mistura mais pobre e de outra forma, descendo o clip nas canaletas faz enriquecer a curva da mistura em relação à posição do acelerador. Isso faz com que a leitura da vela passe para o lado escuro, mais frio.
Chip e remapeamento. O chip é outra forma de aumentar a potência do carro. Trata-se de um pequeno dispositivo eletrônico que altera o mapeamento da injeção do veículo, avançando o ponto de ignição e injetando mais combustível na mistura, fazendo assim com que o motor obtenha alguns cavalos extras.
Como falar com um atendente net?
Como ligar para São Paulo pela Nextel?
Como ligar à tomada do novo Springer Midea?
Como conectar TV na internet com cabo?
Como fazer uma antena repetidora de sinal de celular?
Como digitar documento no celular?
O que é necessário para dar cursos livres?
O que precisa para montar um bazar?
Como montar meu primeiro PC gamer?
Como montar um quartinho de bebê menina?
Como montar um articulador semi ajustável?
Como montar um Quebra-cabeça de madeira?