Através do Braille (sistema de leitura e escrita para deficientes visuais), o cego pode ler qualquer informação ou conteúdo. Livros, revistas, e outros materiais publicados em Braille ou gravados em fitas cassete ou cd, possibilitam a inclusão dos cegos no mundo da cultura.
O sistema Braille é um processo de escrita e leitura baseado em 64 símbolos em relevo, resultantes da combinação de até seis pontos dispostos em duas colunas de três pontos cada. Pode-se fazer a representação tanto de letras, como algarismos e sinais de pontuação.
Na verdade, pessoas cegas não enxergam nada (claro, se falarmos daquelas que possuem perda total da visão). É comum pessoas não cegas acharem que cegos enxergam “tudo preto”. Mas a verdade é que “ver” a cor preta só é possível por conta de um estímulo visual e pessoas cegas não possuem estímulo visual algum.
Braille é um sistema de escrita tátil utilizado por pessoas cegas ou com baixa visão. É tradicionalmente escrito em papel relevo. Eles podem escrever em braile com reglete e punção, máquina de escrever em braille, ou computadores que imprimem braile em relevo.
Como não têm memória visual, os cegos de nascença não sonham com imagens – e sim com os outros sentidos: ouvem coisas, têm sensações táteis e sentem cheiros. Também sonham que estão fazendo algum movimento e, assim como as pessoas que enxergam, é comum sonharem que estão voando ou caindo de grandes alturas.
41 curiosidades que você vai gostar
Afinal, os cegos sonham? Sim, as pessoas cegas sonham e é necessário derrubar o mito que associa sonhar com a formação de imagens. De fato, a visão é o sentido mais comum durante um sonho, mas ele também pode ter sensações de tato, audição e até mesmo olfato e paladar, além de sentimentos viscerais.
Uma cego sabe que acordou pela consciência que ele tem (assim como qualquer pessoa fecha os olhos mas ainda sabe que está acordada).
O Braile é um sistema de escrita e leitura tátil para as pessoas cegas. Surgiu na França em 1825, sendo o seu criador o francês Louis Braille que ficou cego, aos três anos de idade vítima de um acidente seguido de oftalmia.
O francês Louis Braille criou um sistema de leitura para deficientes visuais, o braile.
O Braille é um sistema que foi oficializado em 1852 para possibilitar que pessoas com deficiência visual, parcial ou total, tivessem acesso à leitura. Todo o sistema é formado por caracteres em relevo que permitem o entendimento por meio do tato.
Se o indivíduo é cego de nascença, ele nunca viu a luz, portanto, não possui ideia do que seja o escuro. O mesmo acontece quando se perde a visão antes dos cinco anos de idade, quando o cérebro ainda não está adaptado ao mundo das imagens e das cores.
Enquanto o sentido da visão não for substituído pelos outros, o cego sente-se como que perdido no mundo e sujeito a um constante sentimento de pânico, temendo sempre pela sua segurança, seja no meio familiar ou no espaço exterior.
A escrita em Braille é feita, da direita para a esquerda, pelos pontos criados com o punção. Para ler, a pessoa vira a folha e utiliza o relevo formado no verso. Em resumo, a leitura em Braille é feita da esquerda para a direita, já a escrita é da direita para a esquerda.
O alfabeto
O Braille é lido da esquerda para a direita. As primeiras dez letras (A até J) utilizam apenas os pontos 1, 2, 4 e 5, presentes nas duas linhas superiores. Os números de 1 a 9, além do 0, são representados pelos mesmos sinais, precedidos pelo sinal de número.
A Libras é a língua de sinais brasileira utilizada pelas pessoas surdas, e o Braille é o código que proporciona a leitura para o deficiente visual.
Significado de Braile
substantivo masculino Sistema de escrita caracterizado por possuir pontos que, em relevo, dão indicações de leitura para pessoas que não conseguem enxergar; essas pessoas podem ler pelo tato e também escrever com o auxílio desse sistema; braille. ... Do francês braille.
A linguagem em Braille é um sistema que permite que pessoas com deficiência visual tenham acesso à leitura. Utilizada em todo o mundo, essa língua possui códigos em relevo, sendo possível a leitura e compreensão por meio do tato.
Reglete de plástico de alta qualidade e resistência. Material resistente a ferrugem. Acompanha um punção. Soroban é o nome dado ao ábaco japonês, que consiste em um instrumento de cálculo surgido na china há cerca de quatro séculos.
O sono de um indivíduo que não enxerga é diferente? ... Já o indivíduo cego que não trabalha ou estuda, em alguns momentos, permanece com o ciclo sono-vigília invertido, passa a dormir durante o dia e, muitas vezes, o ambiente que ele escolhe para dormir não é o adequado, podendo ter muito barulho, ser quente etc.
O oceano dos afetos é um turbilhão movido por diferentes sentidos. O corpo também pode ser inundado pelo timbre de voz, pelo toque, por um cheiro. A imersão da audição, do tato e do olfato permite a uma pessoa cega se interessar por outra. É essa alquimia que faz com que pessoas cegas se apaixonem.
Para escrever, prende-se o papel na reglete e escreve-se (pressiona) com punção da direita para esquerda. Desta forma, formam os pontos em relevo do lado avesso da folha, com isso, a leitura sucede-se da esquerda para direita. Logo, as letras da leitura são escritas com pontos inversos, como a imagem no espelho.
Como se inicia um jogo no voleibol?
Qual é o nome dos termos da adição?
Como se inicia o processo de transcrição explique detalhadamente?
Como são chamados os seres vivos que se alimenta de outros seres vivos?
Quais são os 7 pecados capitais e o que significam?
O que são os montes Urais e onde se localizam pesquise?
Como se chama os trechos escritos com letras diferentes em italiano?
Como se chama os ossos que formam a coluna vertebral resposta?
Quais os planetas tem luz própria?
Porque o sininho da garganta cresce?
Quais são os dentes anteriores e os posteriores o que os diferenciam?
Qual das alternativas é um exemplo de transporte ativo?
Como fazer acordo com a CAIXA?
Qual o nome do Palito de prender cabelo?
Como pagar fatura da Net com Pix?