COMPARTILHE: Os horários de antes das 10h e depois das 16h são considerados mais saudáveis para se tomar sol porque neles a radiação UVB, que provoca queimaduras e aumenta o risco do desenvolvimento de câncer de pele, é menor.
Os raios ultravioletas, apesar de serem lesivos à pele, são os que facilitam o metabolismo da vitamina D. A incidência dessa radiação costuma ser entre as 10:00 h e às 16:00 h (considerar o horário de verão), bastando a exposição de 20 minutos.
O sol antes das 10h e após as 16h também contém raios UVB, porém em menores concentrações e, por isso, caso a exposição aconteça durante esse período, por cerca de 15 minutos, não é necessário usar protetor solar.
O ideal é aproveitar pela manhã no máximo até às dez horas, e a tarde depois das quatro. “Nesses horários de 9 às 16 horas a radiação ultravioleta é mais forte né? A incidência de sol é maior na pele. Você acaba ficando mais exposto ao risco de câncer de pele, queimaduras e envelhecimento”.
Evite se expor ao sol nos horários próximos ao meio-dia. O horário entre 10 e 16 horas tem grande incidência de raios ultra-violeta B, principais responsáveis pelo surgimento do câncer da pele.
23 curiosidades que você vai gostar
Profissionais da área da saúde indicam que o melhor horário para tomar sol é entre 10h e 15h. Apesar de o horário variar um pouco entre um especialista e outro, é fato que, para a pele absorver a quantidade ideal da vitamina D, o sol deve estar a pino.
Conclusão: o sol do meio-dia é o mais apropriado para a fabricação de vitamina D por nossa pele. Bem ao contrário das recomendações que tanto escutamos. Mas, cuidado: Os raios ultravioleta B também podem queimar a pele e prejudicá-la. Tudo é uma questão de dose, e de sabedoria!
A tendência é de uma primavera com temperatura ao redor ou um pouco acima da média na maioria das áreas, mas entre novembro e dezembro podem ocorrer alguns períodos de calor muito intenso, destaca a MetSul.
Segundo Michael Holick, o tempo médio seria de 15 a 20 minutos ao sol, sem nenhum protetor solar nos braços, pernas, abdomen e costas, mas com o rosto sempre protegido. Ele explica que o filtro solar impede que a Vitamina D seja metabolizada.
Para produzir vitamina D, o ideal é tomar sol sem filtro solar com o máximo de partes do corpo expostas por pelo menos 20 minutos ao dia.
O risco de queimadura é maior. Se a pessoa quiser mesmo assim pegar sol, recomendo que aplique filtro solar no períneo. Mas não deve aplicar na região de mucosa, como na vagina, por exemplo". A dermatologista Ingrid Telles também alerta para o perigo de traumas na região.
As quatro estações do ano e suas principais características
A parte sul finalmente começa a esquentar no mês de setembro, época em que seus dias vão se tornando mais longos. Nesta época já é primavera e as árvores florescem e as flores cobrem e embelezam muitas regiões.
No entanto, a previsão indica que essa temporada está prestes a acabar e o Sol pode voltar a aumentar os termômetros nos próximos dias. De acordo com o Climatempo, a sensação de calor deve retomar a partir de quarta-feira (12).
O verão 2021/2022 começa nesta terça-feira (21) no Hemisfério Sul às 12h59 (hora de Brasília).
Adriana explica: “Ao se expor ao sol de meio-dia, precisaria de menos tempo, de 15 a 45 minutos, dependendo do tom da pele, para formar a pró-vitamina D. Claro que ela pode tomar sol às 9h, 10h, mas aí precisará ficar um tempo maior de exposição.
Quando a pessoa fica exposta ao sol por volta do meio-dia necessita de menos tempo para formar a pró-vitamina D, de 15 a 45 minutos, variando de acordo com o tom da pele. Quando a pele ficar avermelhada é sinal de que a exposição solar já foi suficiente.
Para obter um bronzeamento rápido, bonito e natural, devem-se seguir as dicas:Fazer uma alimentação rica em betacarotenos. ... Fazer uma esfoliação da pele. ... Tomar sol com protetor solar. ... Hidratar e nutrir a pele. ... Usar autobronzeador.
Altas dos termômetros podem provocar chuva no domingo (12); frio deve retornar na terça (14) A temperatura deve subir neste fim de semana na capital paulista, com previsão de chuva somente a partir da tarde de domingo (12).
De acordo com a análise da MetSul Meteorologia, setembro em 2021 deve ser marcado por temperatura acima da média histórica em quase toda a região ou mesmo em todo o Sul do Brasil.
O tempo começa a melhorar a partir de quarta-feira quando o sol volta a predominar na faixa leste.
Verão começa nesta terça (21/12) e lança Minas na fervura - Gerais - Estado de Minas.
Iniciado às 12h59 da terça-feira, 21, a estação Verão pelo segundo ano seguido terá a influência do fenômeno La Niña, que tem como principais características o resfriamento das águas do oceano Pacífico tropical.
As temperaturas, provavelmente entre abril e maio, algumas zonas de calor ocorrem em parte da Região Sul. Só o sul gaúcho que deve ter alguma zona de frio chegando um pouco mais cedo, mas em maio deve ter algumas temperaturas um pouco mais elevadas.
A exposição solar por período maior que 1 hora ou nos horários entre 10h da manhã e 16h podem trazer malefícios para a pele, como queimaduras, desidratação e risco de câncer de pele.
Este processo ocorre da mesma forma em todas as partes do corpo. A quantidade de vitamina D que será absorvida é proporcional a quantidade de pele que está exposta. Por isso, a orientação para ter boas quantidade deste nutriente é expor no mínimo pernas e braços ao sol sem proteção solar por cerca de 15 a 20 minutos.
Como saber se o gato tem FeLV?
Como funciona freio estacionário a ar?
O que é o infinitivo o gerúndio e o particípio?
Qual é o poder do Enigma do Milênio?
Quanto custa uma sessão de ultrassom Microfocado?
O que é e para que serve o GitHub?
Para que serve Google Domains?
Como funciona Os sorteios da Tele Sena?
Como utilizar o Google formulários?
Como higienizar garrafas de plástico?
Como funciona Google Classroom para alunos?
Quanto vou receber do governo redução de jornada?
Como funciona o Gympass para a empresa?
Quanto precisa para operar HK50?
Qual a nota para conseguir o FCE?
Como identificar a dor no joelho?
Quais são os exames necessário para confirmação de diagnóstico de tuberculose?