As formas nominais do verbo são: Infinitivo: forma que expressa a ação em si. Gerúndio: forma queexpressa o processo da ação. Particípio: forma que expressa o resultado da ação.
- Gerúndio – equivale ao valor de um adjetivo ou de um advérbio; - Particípio – equivale ao valor de um adjetivo. No entanto, o emprego dessas formas depende sempre do contexto em que se inserem e, por isso, é importante saber o que diferencia seus usos.
1) infinitivo – é o verbo em seu estado natural, terminando em ar, er ou ir (e or, no caso do verbo pôr). 2) infinitivo pessoal – é aquele que, como o próprio nome diz, se refere às pessoas do discurso. Exemplos: para eu amar, para tu amares, para ele amar, para nós amarmos, para vós amardes, para eles amarem.
O infinitivo transmite a ideia de uma ação ou estado. Dessa forma, desempenha uma função semelhante a um substantivo. No entanto, o infinitivo não dá nenhuma indicação sobre a temporalidade. Quem tem esse papel é o verbo da preposição principal.
Infinitivo - expressa a ação em si: acordar, agradecer, esperar, sorrir, unir. Gerúndio - expressa o processo da ação: acordando, agradecendo, esperando, sorrindo, unindo. Particípio - expressa o resultado da ação: acordado, agradecido, esperado, sorrido, unido.
O gerúndio expressa uma ação que está em curso ou que ocorre simultaneamente ou, ainda, que remete a uma ideia de progressão. Sua forma nominal é derivada do radical do verbo acrescida da vogal temática e da desinência -ndo. Exemplos: comendo; partindo.
O particípio indica uma ação que já se encontra finalizada. O particípio é uma das formas nominais dos verbos, juntamente com o infinitivo e o gerúndio, não estando relacionado com nenhum modo ou tempo verbal. ... Existem particípios regulares e particípios irregulares.
O gerúndio indica uma ação que ainda está em curso ou que é prolongada no tempo. Transmite, assim, uma noção de duração e continuidade de ação verbal. O gerúndio é uma das formas nominais dos verbos, juntamente com o infinitivo e o particípio. Não está relacionado com nenhum modo ou tempo verbal.
Integrante das formas nominais do verbo, o Particípio indica uma ação já finalizada ou relacionada com o passado e caracteriza-se pela terminação -ADO e –IDO. Ele, também, possibilita a formação de tempos verbais compostos. Além disso, o particípio pode ter a função de adjetivo. O pai era muito folgado.
Gerúndio e Particípio - Saiba a diferença entre essas formas nominais do verbo, quando usar e como usar. Clique e confira! Gerúndio e Particípio - Saiba a diferença entre essas formas nominais do verbo! A língua portuguesa é umas das mais difíceis de aprender, é necessário ter muita atenção principalmente na escrita.
O infinitivo e o gerúndio possuem, além de suas formas simples, uma forma composta, que exprime o aspecto de ação concluída. Ex: Infinitivo: ler (ação não concluída) / ter lido (ação concluída) Gerúndio: lendo (ação não concluída) / tendo lido (ação concluída) Referências:
O particípio, identificado, quando regular, pelas terminações – ado (1ª conjugação) e – ido (2ª e 3ª conjugações), apresenta o resultado do processo verbal, indicando uma ação já realizada, finalizada. Além disso, pode acumular as características de verbo e adjetivo.
Infinitivo - expressa a ação em si: acordar, agradecer, esperar, sorrir, unir. Gerúndio - expressa o processo da ação: acordando, agradecendo, esperando, sorrindo, unindo. Particípio - expressa o resultado da ação: acordado, agradecido, esperado, sorrido, unido.
O que é união estável direito Civil?
Como desbloquear o cartão pelo celular?
Qual salário é considerado classe alta?
Qual é a importância da qualidade para as empresas?
Quantas calorias tem uma concha de feijão carioca cozido?
Qual a relação entre Levi é Eren?
Como tirar o espaço do cabeçalho no Word?
Qual é a diferença entre professor e tutor?
Quais os meus direitos ao ser abordado pela polícia?
Como reduzir o consumo de carboidratos?
O que é cooperativismo e o que ele influência na sociedade?
Como fazer um pedido a Maria Padilha das almas?
Qual o perigo de tomar Cobavital?
Qual é o jutsu mais forte da Hinata?