É um equipamento acionado por motor elétrico ou a diesel, que move um par de parafusos que giram um contra o outro, desta forma o ar é comprimido e conduzido até a área de descarga. Sua estrutura é montada de forma simples, não tem muitas peças, o que favorece a questões como manutenção e vida útil.
Os Compressores de Ar de Parafuso são os mais populares ultimamente. Suas peças primordiais são rotores, macho e fêmea. Tais peças se deslocam na direção um do outro o que comprime o ar. Eles podem funcionar em alta velocidade e combinar alta taxa de fluxo, sendo muito utilizados na indústria e trabalhos mais pesados.
Em comparação com um compressor de pistão, o compressor parafuso consome cerca de 50% menos energia elétrica. No geral, a operação total desses modelos também é 60% mais econômica, já que as trocas de óleo também são mais prolongadas (a cada 8 mil horas, contra 200 horas dos compressores de pistão).
O compressor de parafuso tem a vantagem de poder rodar a altas velocidades em comparação com outros tipos de compressores e tem características como ser pequeno, leve e não ter lubrificante dentro do parafuso e a máquina fornecer ar comprimido limpo.
Os compressores de parafuso são amplamente aplicados em sistemas de tratamento de água, assim como em canteiros de obras, por exemplo. Eles apresentam um custo benefício muito interessante diante sua qualidade e eficiência. Além disso, o equipamento é referência quando se trata um consumo de energia mais relevante.
28 curiosidades que você vai gostar
O compressor de ar é um equipamento que produz energia pneumática, ou seja, a energia obtida do ar comprimido. Isso se dá porque o compressor recebe energia elétrica ou de combustíveis como o diesel para gerar energia mecânica. Essa energia do movimento é utilizada para comprimir o ar, utilizando pressão.
Tipos de compressores industriaisCompressor de Êmbolo. Atualmente, este é o mais utilizado nas indústrias no geral, por ser apropriado para baixas, médias e altas pressões. ... Compressor de Membrana. ... Compressores Rotativos. ... Turbocompressores. ... Vazão do gás. ... Pressões de entrada e saída. ... Propriedades do gás. ... Refrigeração.
A tecnologia apresenta bom custo-benefício quando a demanda é urgente e a capacidade de investimento é reduzida. No entanto, a linha G de compressores parafuso da Atlas Copco é uma tecnologia superior que requer um investimento um pouco mais alto, mas proporciona maiores vantagens em longo prazo.
O compressor de ar de deslocamento positivo funcionam forçando o ar para uma câmara cujo volume diminui para comprimir o ar. Uma vez que a pressão máxima é atingida, uma porta ou válvula abre e o ar é descarregado no sistema de saída da câmara de compressão.
COMO FUNCIONA O COMPRESSOR DE PISTÃO. O funcionamento do compressor de pistão se dá por meio de pistões fechados em cilindros, que geralmente possuem válvulas para entrada e saída de gases. O ar é então compactado no interior do cilindro e expelido sob pressão, para ser utilizado em diversas aplicações industriais.
Ele tem duas funções básicas: manter a pressão no evaporador de modo que o refrigerante líquido possa evaporar na temperatura requerida; e comprimir o fluido refrigerante de modo que o mesmo possa ser condensado numa temperatura normal.
Os Compressores de lóbulos possuem dois rotores em que giram em sentido contrário, mantendo uma folga muito pequena no ponto de tangência entre si e com relação à carcaça. O gás penetra pela abertura de sucção e ocupa a câmara de compressão, sendo conduzido até a abertura de descarga pelos rotores,.
Geralmente, um compressor industrial comprime o gás amônia, que esquenta quando é pressurizado. Ao atingir uma temperatura mais quente, os vapores quentes se dissipam por meio de serpentinas de refrigeração localizadas na parte de trás de uma geladeira, dissipando o calor.
Rotativo: Trata-se de um rotor excêntrico que gira em dentro de um cilindro. São largamente utilizados em ar condicionado. Alternativo: A compressão do fluido refrigerante é feita por um pistão que fica dentro de um cilindro, semelhante a um motor de automóvel, vai e vem.
O compressor de lóbulos ou roots é um equipamento classificado na categoria deslocamento positivo e, por sua vez, apresenta dois rotores que giram em sentido inverso, condicionando uma folga não tanto significativa no ponto de tangencia entre si e com relação à carcaça.
Como o compressor de ar funciona? O compressor de ar, é uma máquina que funciona a partir de um motor elétrico ou a gás, para alimentar outro equipamento com ar comprimido. Basicamente sua característica é converter movimentos mecânicos, gerados por energia elétrica ou motores à gasolina ou diesel em ar comprimido.
Os compressores de dois estágios são denominados assim porque o ar entra no primeiro cilindro e passa depois para um segundo cilindro. O compressor pode possuir um resfriador intermediário do ar, este é resfriado quando sai do primeiro cilindro, antes de entrar no segundo.
O compressor centrífugo ou radial é um compressor no qual o gás a ser comprimido e movimentado por um impulsor que passa por um alojamento montado é acelerado de dentro para fora. No difusor subsequente, a energia cinética é convertida em pressão.
O componente mais caro de um compressor de ar de parafuso rotativo é o fim do parafuso, mas geralmente ele só precisa de substituição uma vez a cada dez anos, ou possivelmente mais. Colocando isso de lado, manutenção de rotina envolve trocar o óleo, o filtro e o separador de ar/óleo.
No compressor a parafuso, há zero vibrações, além disso, o nível de ruído é 80% menor comparado ao pistão. O compressor a parafuso é 60% mais econômico que o compressor de pistão. Veja algumas vantagens do compressor a parafuso: Maior eficiência, ou seja, mais vazão de ar por potência do motor (CV).
Baixa pressão - máxima de 120 libras e mínima de 80 libras; Média pressão - máxima de 140 libras e mínima de 100 libras; Alta pressão - máxima de 175 libras e mínima de 125 libras.
Diferenças entre os dois tipos compressores
O compressor de ar de parafuso consome 20% menos energia elétrica e pode operar sem interrupções, 24 horas por dias. Enquanto o compressor de ar de pistão é menos eficiente e pode operar por, no máximo, 12 horas seguidas.
Os compressores alternativos são construídos em distintas concepções, destacando-se entre elas os tipos aberto, semi-hermético e hermético (selado). No compressor aberto, o eixo de acionamento atravessa a carcaça, sendo, portanto, acionado por um motor exterior, como ilustrado na (fig. 39a).
Quais os principais tipos de compressor para refrigeração disponíveis no mercado?Compressor Rotativo. ... Compressor Alternativo. ... Compressor Scroll. ... Compressor Centrífugo. ... Compressor Inverter.
5 Tarefas que você consegue fazer com seu compressorDICA 1: Pinturas detalhadas. Essa é ótima para quem curte um hobby com artesanato. ... DICA 2: Cortes e acabamentos. ... Dica 3: Fixe Objetos. ... Dica 4: Cuide do seu Jardim. ... DICA 5: Envernize peças de Madeira.
Em que parte da Bíblia fala sobre a fé?
Quais são as cadeias musculares trabalhadas no RPG de acordo com as famílias de posturas?
Pode usar água normal na autoclave?
Quais são as regionalização do Brasil?
Para que serve a parafina líquida no cabelo?
Onde fala sobre amor na bíblia?
O que é considerado uma cidade grande?
Quais as complicações pós-operatório?
Quais sintomas de pessoas bipolar?
Qual é o peso de uma pessoa de 70 kg na Lua?
Quantas favelas têm em Goiânia?
Qual a espessura de um tatame profissional?
Como saber se estou hidratado pela urina?