A integral é uma antiderivada, da mesma forma que o inverso de somar é subtrair o inverso de derivar é a integral (a recíproca é verdadeira). Por exempro a derivada d/dx (x)= 1, então a integral S 1 dx= x + c, isto significa a integral serve para achar a função original antes de ser derivada.
A derivada também tem sua inversa, que é chamada de antiderivada ou integral. A integral pode ser definida ou indefinida, e dentro disto também temos inúmeros tópicos (sendo necessários o cálculo II, III, IV, E.D.O., dentro de outras várias matérias, só para explicar isto). A integral é representada por ∫.
Integral: inversa da derivada.
O teorema fundamental do cálculo é a base das duas operações centrais do cálculo, diferenciação e integração, que são considerados como inversos um do outro. Isso significa que se uma função contínua é primeiramente integrada e depois diferenciada (ou vice-versa), volta-se na função original.
A derivada pode ser usada, também, para determinar a taxa de variação. A integral de uma função determina a área sob uma curva no plano cartesiano, e é usada, por exemplo na determinação da posição em todos os instantes de um objeto, se for conhecida a sua velocidade em todos os instantes."
16 curiosidades que você vai gostar
Para os propósitos da integraç˜ao por partes, basta tomar v = −cos x, menospre- zando a constante arbitrária da integral v = ∫ senx dx, pois uma tal escolha da funç˜ao v é suficiente para validar a fórmula 16.2. Exemplo 16.2 Calcular ∫ xlnx dx. Soluç˜ao. Tomamos u = lnx, e dv = x dx.
A soma é dada pela divisão da região a ser calculada em formas (retângulos, trapézios, parábolas ou cubos) que juntos formam uma região que é similar àquela a ser medida, então calcula-se a área de cada uma das formas, e finalmente soma-se todas essas áreas menores juntas.
Para encontrar a lei de formação da função inversa, precisamos inverter as incógnitas, ou seja, trocar x por y e y por x, e posteriormente isolar a incógnita y. Para isso, é importante que a função seja inversível, ou seja, bijetora. Encontre a lei de formação da função inversa de f(x) = x + 5.
Regras de derivaçãoRegras de derivação.i) Se f (x) = a, então f (x) = 0.ii) Se f (x) = ax, então f (x) = a.iii) (Regra do tombo) Se f (x) = xa, então f (x) = a·xa – 1.iv) (Derivada da soma) [f (x) + g (x)] = f (x) + g (x).v) [af (x)] = a·f (x).
Como realizar os primeiros socorros em caso de parada cardiorrespiratória?
Como dar um presente especial?
Como faço para emagrecer e não ficar com estrias?
Como prevenir infecções no sítio cirúrgico?
Como prestar serviços para caixa?
Como pagar IPVA Bahia pela internet?
Como prevenir infeccao na UTI?
Como enviar link de pagamento Mercado Pago parcelado?
Como prevenir incêndios em empresas?
Como se prevenir de doenças autoimunes?
Como identificar fungos no microscopio?
Como acabar com as estrias no joelho?
Como fazer a impressão da carteira de trabalho digital?
Como coletar emotes no Clash Royale?
Qual o caminho percorrido pelo estímulo elétrico dentro do coração até a Sistole ventricular *?
Como ganhar seguidores no Instagram com o Pinterest?
Porque não consigo gerar código de acesso Receita Federal?