O “porque” junto é uma conjunção que indica causa, motivo, justificativa ou explicação. Um exemplo: "Eu não fui porque estava doente". De acordo com o professor, "Porque estava doente" é a oração que indica a razão pela qual ele não foi. Nesses casos, o “porque” é junto e sem acento.
Por que - Por quê - Porquê - Porque. Usamos POR QUE (separado e sem acento circunflexo) nos seguintes casos: a) Nas frases interrogativas (quando escrevemos no início das frases) e quando equivale à razão, motivo e causa. Por exemplo:
Para que o uso dos porquês seja feito da maneira correta, é fundamental entender e distinguir cada uma das suas quatros formas. Confira! O porque, junto e sem acento, é utilizado principalmente em orações de resposta e/ou explicações. Tem como objetivo indicar a causa de algo ou a explicação de alguma coisa.
Porquê, junto e com acento, é usado quando se pretende indicar um motivo, razão ou causa. Aparece precedido de artigo ou junto de um pronome ou numeral. Pode ser substituído por o motivo, a causa, entre outros. Exemplos do uso de porquê
Quantos Libertadores o Palmeiras tem?
Quais são os autores da segunda fase do Modernismo?
Quais são os tipos de plano de saúde da assim?
O que fazer quando o cheque volta por motivo 22?
Quando vai acabar a escassez de chip?
O que é bom para o couro cabeludo irritado?
Como achar rede social pelo número?
O que são consideradas mortes naturais?
Quanto tempo dura o curso de socorrista APH?
Quem foi o autor do primeiro Evangelho?
Qual é o número da Vivo para ver o saldo?
Como se vestir bem na terceira idade?
O que a Bíblia fala sobre semear?
O que é prefixo ou falso prefixo?
Quantos livros se deve ler por mês?
O que é abaulamento discal em L4 L5 e L5 S1?
Como encontrar parentes pelo sobrenome?