O enfisema pulmonar provoca uma destruição dos tecidos alveolar e pulmonar que dificulta o processo de oxigenação do sangue. Outros sintomas da doença são chiado e aperto ao respirar, tosse seca, falta de energia e a chamada hiperinsuflação pulmonar, situação em que os pulmões ficam cheios de ar.
No enfisema pulmonar, os pacientes têm um aumento anormal e permanente dos espaços aéreos distais aos bronquíolos, que são as estruturas que têm a função de levar o ar para dentro e para fora dos alvéolos. Isso resulta na redução da área dos pulmões, com destruição das paredes alveolares.
O enfisema pulmonar é uma doença do pulmão caracterizada por um anormal e permanente alargamento dos espaços aéreos terminais, provocado pela destruição das suas paredes. Isto reduz a área de superfície dos pulmões e consequentemente a quantidade de oxigénio que atinge a corrente sanguínea.
O enfisema pulmonar é uma doença crônica, ou DPOC (doença pulmonar obstrutiva crônica), onde ocorre a destruição dos tecidos pulmonares de maneira gradual. Esta destruição acontece nos alvéolos onde é feita a troca gasosa, ou seja, onde absorvemos oxigênio e liberamos dióxido de carbono.
O enfisema pulmonar – um processo obstrutivo crônico – ocorre por causa de algumas modificações que afetam os bronquíolos terminais. Essas modificações incluem um alargamento anormal e destruição dessas estruturas, além da destruição dos sacos alveolares.
Explique por que as pessoas portadoras de enfisema pulmonar têm sua eficiência respiratória muito diminuída. Sugestão de resposta: O enfisema pulmonar produz lesões nos alvéolos que diminuem sua superfície respiratória. Dessa maneira, a superfície de troca de gases é menor comparada ao de uma pessoa saudável.
Classifica-se, normalmente, o enfisema pulmonar, utilizando como critério a parte acometida do pulmão, em três subtipos principais: centroacinar, panacinar, parasseptal e irregular.
A principal característica da doença é a falta de ar. Na maioria das vezes, são tabagistas de longa data, que, em torno dos 65 anos de idade, passam a sentir falta de ar para fazer esforços. A falta de ar no início só é notada para os grandes e médios esforços (subir escadas ou caminhar são exemplos).
O enfisema pulmonar apresenta como causa principal o tabagismo e destaca-se pela maior incidência em homens com mais de 50 anos. Vale destacar que essa doença também é frequente em cidades poluídas, portanto, algumas substâncias poluentes podem ter relação direta com o desenvolvimento da doença.
O processo de respiração pulmonar só é possível graças a dois movimentos respiratórios: a inspiração, que garante a entrada do ar, e a expiração, que permite a saída do ar. Na inspiração, o músculo do diafragma desce e os músculos intercostais contraem-se. Isso ocasiona um aumento da caixa torácica e diminuição da pressão em ...
A maioria dos casos de enfisema pulmonar desencadeiam-se por causa da exposição à fumaça e poluição no ambiente. No entanto, em casos raros, o enfisema pode ser causado também por uma deficiência hereditária de uma proteína chamada de alfa-1-antitripsina (AAT) que atua protegendo as estruturas elásticas dos pulmões.
Ambos métodos são eficazes para avaliar o estágio do enfisema pulmonar. No entanto, estudos têm indicado que o índice BODE apresenta um melhor resultado do que o GOLD. O enfisema não tem cura e costuma piorar com o passar do tempo.
Como o MEI pode participar de licitações?
Qual a hora certa de passar a marcha?
Quais as modalidades da ação de consignação em pagamento?
Como ficar mais bonita e elegante?
Como instalar leitor de CD e DVD no notebook Dell?
Como colocar Internet em uma TV que não é Smart?
Como fazer um quadrado em volta de um Texto no Word?
É possível transferir uma empresa para outra pessoa?
Qual a maneira correta de amolar uma faca?
Como participar no Google sala de aula?
Como se inscrever no The Voice mais?
Como baixar e instalar a dublagem Pt-br do The Witcher 3?
Como fazer um ativador de slime caseiro?
Como ativar o adaptador de rede?
Como saber se estou sendo traída pelo WhatsApp?
Como saber que está na hora de trocar de óculos?