Por que: Escrito separado e sem acento, este “por que” é usado em frases interrogativas e também como a união de "por com um pronome relativo. ... Porquê: Escrito junto e com acento, este “porquê” se usa quando a sentença for substantivada e sinônima de “motivo” ou “razão”.
Porque (junto e sem acento) é usado principalmente em respostas e em explicações. Indica a causa ou a explicação de alguma coisa.
...
Choro pois machuquei o pé.
Choro visto que machuquei o pé.
Ela não foi à escola pois estava chovendo.
Ela não foi à escola uma vez que estava chovendo.
Uso do Por que, Porquê, Por quê e Porque
Por que: utilizado em perguntas. Exemplo: Por que não voltamos para a casa?
Porque: utilizado em respostas. Exemplo: Porque agora não temos tempo.
Por quê: utilizado em perguntas no fim das frases. ...
Porquê: possui o valor de substantivo e indica o motivo, a razão.
A forma por que é a sequência de uma preposição (por) e um pronome interrogativo (que). Equivale a "por qual razão", "por qual motivo".
O por que, escrito separado e sem acento, é utilizado para fazer uma pergunta (interrogativo) ou como ligação de termos dentro de uma oração. Ele geralmente aparece no início ou no meio das frases e expressa uma dúvida. Quando pensamos no por que interrogativo ele aparece no início da frase.
32 curiosidades que você vai gostar
"Porque" junto
O “porque” junto é uma conjunção que indica causa, motivo, justificativa ou explicação. Um exemplo: "Eu não fui porque estava doente". De acordo com o professor, "Porque estava doente" é a oração que indica a razão pela qual ele não foi. Nesses casos, o “porque” é junto e sem acento.
Porque (junto e sem acento)
Trata-se de Conjunção Explicativa ou Causal utilizada para responder a qualquer pergunta, dúvida ou questionamento. Seu efeito de sentido é equivalente a “pois”, “uma vez que”.
c) Quando é advérbio interrogativo: «Porque não vens comigo?» «Porque faz ele isto?» Nestas orações interrogativas directas, é um advérbio, porque está ligado a um verbo.
= Usado no fim das perguntas. Porque = Usado nas respostas. O porquê = Usado como um substantivo.
Em todas elas deveria ter sido utilizado o advérbio interrogativo porque: «Porque não?»; «Porque fazes tantas perguntas?»; «Porque demoram?». Por que (duas palavras) emprega-se quando na frase está expresso o substantivo ao qual o que diz respeito. Exemplo: «Não sei por que motivo ele não veio.»
Porque: Escrito junto e sem acento, este “porque” é uma conjunção explicativa ou causal. Pode ser substituído por “pois”, “uma vez que”. Porquê: Escrito junto e com acento, este “porquê” se usa quando a sentença for substantivada e sinônima de “motivo” ou “razão”.
No início de frase, o “porque” nunca tem acento, não importa o teor da frase. Se a frase for uma pergunta e o “por que” vier no início, você vai usar o “por que” separado e sem acento. ... Se a frase for uma resposta e o “porque” vier no início, você vai usar o “porque” junto e sem acento.
O porque, junto e sem acento, é utilizado principalmente em orações de resposta e/ou explicações. Tem como objetivo indicar a causa de algo ou a explicação de alguma coisa. Pode ser substituído por pois, visto que, uma vez que, entre outros.
Significado de Por que
locução adverbial Por qual razão, motivo: por que ele ainda não chegou? [Gramática] Numa pergunta, busca saber a causa, o motivo, a razão de; geralmente apresentado no início de uma frase ou da oração.
Uso obrigatório da crase
Quando o verbo exigir preposição a e a seguir houver um artigo a e um substantivo feminino. Exemplos: ...
Em expressões que indiquem hora. Antes de locuções indicativas de horas, o acento grave deve ser utilizado. ...
Em locuções femininas que indicam modo, tempo e lugar. ...
Antes das palavras casa e terra.
O verbo é a palavra que indica ação, movimento, estado ou fenômeno meteorológico. Pode sofrer variações de acordo com suas flexões. O verbo possui as flexões de: modo (indicativo, subjuntivo e imperativo), tempo (presente, pretérito e futuro), número e pessoa (singular e plural) e voz (ativa, passiva e reflexiva).
Verbos são palavras que indicam ações, estados, processos ou fenômenos, ou seja, que indicam acontecimentos representados no tempo. Existem verbos regulares, irregulares, anômalos, defectivos, impessoais, unipessoais, abundantes, de ligação, auxiliares, pronominais, reflexivos, transitivos e intransitivos.
As perguntas indiretas são aquelas que vêm sem o ponto de interrogação. Nessas sentenças, o questionamento está subentendido. Nesses casos, devemos utilizar a expressão por que. ex: Gostaria de saber por que você não veio ontem.
A expressão “porque”
“Porque” é uma conjunção, ou seja, ele tem a função de ligar duas orações ou termos dentro destas.
Tem mais depois da publicidade ;) Quando puder substituir por uma vez que, já que, visto que, pois ou para que, ou seja, por conjunções causais, explicativas ou final, será escrito junto e sem acento: porque. ... Quando for substantivo e/ou houver um determinante antecedendo, será escrito junto e com acento: porquê.
Sendo a consulente falante de português europeu, deverá escrever porque, visto tratar-se de um advérbio interrogativo. A frase deverá ficar: «Porque não?»
Um dos pilares da gramática é a ortografia
Por exemplo: o certo é “siga-nos”, e não “ciga-nos”. A palavra ortografia tem origem grega: “ortho” significa “correto; “grafo” significa escrita. Sendo assim, a ortografia é a escrita correta.
ª pessoa do singular. Dessa forma, nas duas expressões deverão ser escritos sempre há ou tem. Estão erradas expressões como não têm de quê ou não tens de quê.
Advérbio é a expressão modificadora que por si só denota uma circunstância (de lugar, de tempo, de modo, de intensidade, de condição, etc) e desempenha na oração a função de adjunto adverbial. (p. 287); Conjunções são unidades que têm por missão reunir orações num mesmo enunciado.
Qual religião foi introduzida no Brasil pelos colonizadores europeus?
Quais são os principais determinantes do processo saúde e doença?
Como faço para regularizar terreno da prefeitura?
Quem tem pressão alta pode tomar chá de capim-cidreira?
Como enviar Jadlog melhor envio?
É possível enxergar no escuro?
O que não se pode comer na Sexta-feira Santa?
O que é processo de aculturação?
Como assinar a ECF com o certificado da empresa?