"O magma se mantém líquido, simplesmente, porque ocorrem decaimentos radioativos no interior do planeta, principalmente de urânio, tório e, em menor quantidade, de potássio, três elementos existentes no manto da Terra", explica Moura.
1) Quando o núcleo esfriar, o líquido se solidificará. A primeira consequência é o fim da atividade vulcânica, que acabará com a reposição de terra na superfície. Com o tempo, o vento e a chuva irão erodir as montanhas e, gradualmente, todo esse material irá parar no fundo do mar.
O planeta contém elementos radioativos que decaem constantemente, isto é, desintegram-se, perdendo partículas, o que gera calor. “Isso mantém o núcleo aquecido.” Serão necessários bilhões de anos até toda a sua radioatividade se dissipar. É provável que o Sol exploda antes.
Além disso, o núcleo da Terra mantém-se quente graças a duas fontes de “combustível” distintas. Por um lado, a energia deixada pela formação do planeta. Por outro lado, a energia nuclear que existe devido à decomposição radioativa natural.
É necessário começar por esclarecer que, na realidade, não há lava no centro da Terra. O termo lava é utilizado para o material no estado líquido (ou fluido) que chega até à superfície da Terra após passar por uma abertura que aqui possa existir, das quais a mais comum são os vulcões.
28 curiosidades que você vai gostar
De acordo com os especialistas, esse fenômeno tem implicações para o campo magnético da Terra (que nos protege das partículas perigosas do Sol). Isso porque o campo magnético é formado pelas correntes de convecção de ferro fundido no núcleo externo, impulsionada pela liberação de calor do núcleo interno.
Nas camadas superiores da crosta terrestre, o calor emitido do interior da Terra move-se por condução, ou seja, a troca de calor ocorre através das vibrações das moléculas do meio rochoso. A perda desse calor através da superfície global é chamada de fluxo térmico terrestre.
Essa é uma questão capiciosa, da qual os físicos não costumam se ocupar. Mas há uma resposta possível. Uma resposta pode ser 141.678.500.000.000.000.000.000.000.000.000 graus Celsius (há 32 casas neste número). É a chamada temperatura de Planck.
KELT-9b pertence ao sistema KELT-9, uma estrela com massa 2,5 vezes maior que o Sol – e duas vezes mais quente que também. A temperatura do exoplaneta (4.300ºC), além de ser a maior já registrada, é “apenas” dois mil graus menor que a da nossa estrela.
O que a glicose faz nos vasinhos?
Como saber ver um infarto pelo Eletro?
O que é o exame de leucograma?
Como faço para baixar o Google Chrome no meu celular?
Como ler livros no Wattpad sem Internet?
Como explicar artigo científico?
Como entrar no jogo do dinossauro com internet?
Como ler a Bíblia capítulos e versículos?
Como servir docinhos em casamento?
Como seria o planeta Terra sem esse efeito?
Por que fazer um planejamento financeiro como empreendedor?
Quais são as 3 dicas que o professor dá para alunos que vão iniciar as atividades físicas?
O que fazer depois de comer feijoada?
Quando o ar se torna com menor vapor de água?