Essas se propagam no vácuo com a mesma velocidade que a luz, cerca de 300 mil quilômetros por segundo. Diferentemente das ondas mecânicas, como o som, as ondas eletromagnéticas podem propagar-se tanto em meios materiais quanto no vácuo.
Tal como o nome indica, essa energia é visível a olho nu. A energia ultravioleta localiza-se ao lado da luz visível, que é o centro do espectro eletromagnético. Localizam-se logo a seguir aos raios gama na faixa do espectro eletromagnético. A radiação dos raios x são invisíveis a olho nu.
Infravermelho. O infravermelho é uma onda eletromagnética de frequência menor que a luz visível (300 GHz a 430 Thz) e, portanto, invisível ao olho humano. A maior parte da radiação térmica emitida pelos corpos que se encontram em temperatura ambiente é radiação infravermelha.
NÃO é exemplo de onda eletromagnética: a) Micro-ondas. b) Som. c) Radiação infravermelha. d) Radiação ultravioleta.
Em relação às ondas eletromagnéticas, é correto afirmar que
consistem em intensidades de campo elétrico e magnético, oscilando na mesma frequência. no vácuo, seu comprimento de onda independe da frequência desta. o espectro eletromagnético se diferencia pela velocidade da onda no vácuo.
24 curiosidades que você vai gostar
Elas são ondas tridimensionais e transversais que viajam na velocidade da luz, transportando exclusivamente energia. Ademais, apresentam-se na forma de ondas de rádio, micro-ondas, infravermelho, luz visível, ultravioleta, raios x e raios gama, em ordem crescente de frequência e energia.
Ondas eletromagnéticas transportam energia através do espaço sem transportar matéria. Esse tipo de onda é formado por campos elétricos e magnéticos perpendiculares entre si, além disso, não precisa de um meio material para propagar-se.
Existem sete tipos de ondas eletromagnéticas: ondas de rádio, micro-ondas, infravermelho, luz visível, ultravioleta, raios X e raios gama. Juntas elas formam um espectro de onda eletromagnética que varia com a frequência e o comprimento de cada onda.
Exemplos de ondas transversais
Ondas eletromagnéticas: as oscilações eletromagnéticas são transversais. Elas podem ser ondas de rádio, microondas, luz visível etc. Ondas sísmicas: a propagação dos terremotos na crosta terrestre também acontece de maneira transversal.
Alternativa “d”
As ondas mecânicas são perturbações de um meio material elástico que se propagam por esse meio, transportando energia e quantidade de movimento. Portanto, na propagação das ondas há transporte de energia e quantidade de movimento.
A luz visível, tal como o nome indica, é a única onda eletromagnética que pode ser vista a olho nu.
Uma forma de enxergar o campo magnético (um dos componentes das ondas eletromagnéticas) é fazer a velha experiência escolar de espalhar limalha de ferro numa cartolina e colocar sobre ela uma barra de ímã — imediatamente as minúsculas partículas metálicas se alinham ao longo do campo.
Onda é um pulso que se propaga de um ponto a outro transportando energia sem transportar matéria. As ondas podem ser classificadas com relação à sua natureza de vibração como mecânicas e eletromagnéticas.
Ondas Mecânicas: São ondas que se propagam em meio material, por exemplo, as ondas sonoras e as ondas em uma corda. Ondas Eletromagnéticas: São ondas que, para se propagar, não necessitam de um meio material, podendo se propagar no vácuo, por exemplo, ondas de rádio e micro-ondas.
As ondas eletromagnéticas são aquelas capazes de se propagar no vácuo e formadas pela combinação dos campos elétrico e magnético. Graças a esse tipo de onda as pessoas podem ver TV, acessar a internet, ouvir música e esquentar a comida no micro-ondas.
As demais ondas eletromagnéticas não sensibilizam os nossos olhos e, por isso, não as enxergamos. Entre elas, estão ondas de rádio, microondas, infravermelho, ultravioleta, raios-X e raios gama.
Classificação das OndasOndas Unidimensionais: as ondas que se propagam em uma direção. Exemplo: ondas em uma corda.Ondas Bidimensionais: as ondas que se propagam em duas direções. Exemplo: ondas se propagando na superfície de um lago.Ondas Tridimensionais: as ondas que se propagam em todas as direções possíveis.
As ondas mecânicas são aquelas que necessitam de um meio físico, como o ar, água e metais, para se propagar, portanto, são ondas mecânicas apenas os sons, vibrações, terremotos e o ultrassom.
Ondas longitudinais: propagam-se na mesma direção que o estímulo que as produz. Por exemplo: para produzirmos um som, a passagem do ar faz as cordas vocais vibrarem para frente e para trás, produzindo regiões de compressão e rarefação do ar. Essas regiões deslocam-se na mesma direção da vibração das cordas vocais.
Nos Instrumentos musicais de corda. A corda de um instrumento musical vibra ao ser tocada e forma uma onda estacionária por causa das extremidades fixas da corda. Na verdade, a onda resultante será o resultado de várias ondas estacionárias se superpondo, pois a corda tem vários modos de vibração.
b) Ondas eletromagnéticas: São ondas que não necessitam de um meio material para se propagar e por isso se propagam também no vácuo, como por exemplo as ondas de rádio, raios X, luz, laser e etc.
Em física, uma onda é uma perturbação oscilante de alguma grandeza física no espaço e periódica no tempo. A oscilação espacial é caracterizada pelo comprimento de onda e o tempo decorrido para uma oscilação é medido pelo período da onda, que é o inverso da sua frequência.
Uma onda é uma perturbação que se propaga através do espaço, desde o ponto que é produzida, transportando energia, momento linear mas não transporta matéria. Elas podem necessitar ou não de um meio de propagação.
→ unidimensionais: quando se propagam em apenas uma direção, como a onda em uma corda; → bidimensionais: se a propagação ocorre em duas direções, que é o caso da onda gerada por uma perturbação na água; → ondas tridimensionais: que se propagam em três dimensões, como as ondas sonoras.
As ondas eletromagnéticas podem vencer vários obstáculos físicos dependendo da sua frequência. A luz, por exemplo, não consegue atravessar uma parede, mas, atravessa facilmente a água, o ar atmosférico, um vidro transparente. Já uma onda de rádio pode atravessar uma parede e o raio-X atravessa o nosso corpo.
Porque é errado dizer que vamos motivar alguém a algo?
O que é necessário para criar um produto?
Quais os efeitos positivos que o CPC PME traz para as pequenas e médias empresas?
O que fazer para melhorar um namoro desgastado?
Qual a importância da gestão financeira para as pequenas empresas?
Como são chamadas as zonas de alta pressão?
Qual a origem da galinha no Brasil?
Qual o número da lei do plágio?
Quem tá de dieta pode tomar sopa?
São características dos bens públicos dominicais?
Quando vou receber meu precatório?
Como tomar azitromicina para garganta?
Qual é o principal objetivo do esporte?
O que acontece quando tomamos banho quente?
Como eu desenvolvo a consciência social?
Como a Segunda Guerra Mundial ajudou no desenvolvimento do Brasil?