Em síntese, os países subdesenvolvidos desejavam a presença de multinacionais em seu território porque geravam-se empregos, os produtos ficariam mais baratos, o país adquiriria as tecnologias de produção para si e qualificaria sua própria mão de obra, para o trabalho na indústria.
Elas selecionam os países onde há mão de obra barata, energia em abundância, matéria prima em grandes quantidades e mercado consumidor em expansão, além de auxílios governamentais (doação de terrenos e incentivos fiscais).
Ao instalar filiais nesses países, as transnacionais se beneficiam com mão de obra barata, incentivos fiscais, abundância de matérias primas, doação de terrenos, etc. Por outro lado, os países subdesenvolvidos aumentam a geração de emprego e se industrializam.
Os países têm interesse em trazer esse tipo de empresa numa tentativa de ampliar o desenvolvimento. Além desse benefício, as multinacionais propiciam a geração de empregos. No entanto, o fato de o lucro ser enviado para a matriz da empresa revela que há aspectos menos benéficos para os países que recebem essas filiais.
-Dependência econômica e tecnológica; – Falta de investimentos de alta tecnologia, afinal as empresas instaladas nesses países atuam nos setores tradicionais como, têxtil, siderúrgico, alimentício. E as que utilizam mão-de-obra altamente qualificada continuam nos países ricos e desenvolvidos.
28 curiosidades que você vai gostar
O que está por trás dessas diferenças? Economistas associam a produção total de uma economia a dois insumos básicos: capital físico e capital humano. A ideia é que países que têm mais desses insumos por habitante conseguirão produzir mais produto por pessoa – ou seja, terão uma renda per capita mais elevada.
Entre as desvantagens, há quem aponte que as corporações multinacionais apresentam potencial para formação de monopólio de mercado, controlando os preços e criando obstáculos para inovação no seu segmento. Além disso, também existe o argumento de que multinacionais têm maior impacto ambiental negativo.
O principal objetivo das empresas multinacionais é instalar filiais em outros países com o intuito de obter máxima lucratividade, os fatores que contribuem para a construção de filiais são: isenção de impostos, amplo mercado consumidor, infraestrutura, matéria-prima, energia e mão de obra barata.
Os principais benefícios das multinacionais1 – Especialização da produção. Normalmente, as empresas globais dividem a produção em diferentes países. ... 2 – Terceirização. ... 3 – Economia. ... 4 – Mão de obra qualificada. ... 5 – Base de consumidores mais ampla. ... – Filiais. ... – Subsidiárias. ... – Joint venture.
As corporações multinacionais geram concorrência nos mercados externos em que elas se inserem. ... Essa competição acaba beneficiando os consumidores, que têm o seu dinheiro valorizado. Criação de empregos. As multinacionais têm um papel muito importante na criação de empregos nos países estrangeiros onde elas se instalam.
Abundância de mão de obra com baixos custos, em comparação aos salários pagos em países desenvolvidos. Riqueza em matéria-prima (água, minérios, energia, agricultura, dentre outros). Mercado consumidor com potencialidade, ou seja, populações que poderiam consumir os produtos das empresas.
As empresas que instalam filiais fora de seu país de origem são classificadas como empresas transnacionais. ... Para os países em desenvolvimento, a instalação dessas empresas em seu território é um fator positivo, pois gera novos postos de trabalho, além de promover a industrialização na região.
Dentre as condições é possível destacar: Abundância de mão-de-obra que favorece a defasagem salarial. Nesses países os salários são baixos, ao contrário dos ordenados pagos nos países de origem das empresas. Enorme potencial de recursos naturais que são usados como matéria-prima, adquiridos com baixos custos.
Os baixos custos de produção e, sobretudo, a mão-de-obra barata, transformam o gigante asiático na "fábrica do mundo", e isto tem animado várias empresas a manter seus meios de produção no país.
a) Mão de obra barata e/ou qualificada: as indústrias, geralmente, procuram instalar-se em localidades que disponham de uma mão de obra em grande quantidade e barata, mas também com as qualificações necessárias para garantir o bom funcionamento da produção.
As empresas multinacionais procuram territorializar através de novas necessidades de intercâmbio, da regulação e dos mecanismos de produção como a circulação, distribuição e consumo.
Os principais objetivos de uma empresa multinacional quando desloca ou expande o seu processo produtivo para outros países são a busca por matérias-primas com fácil acesso, a obtenção de mão de obra mais barata, a redução do pagamento de impostos, entre outros.
Características das empresas multinacionais
A principal característica de uma empresa multinacional está em ser sediada em um país e possuir filiais mundo afora. Com o objetivo de obter máxima lucratividade, as empresas se instalam em países em desenvolvimento.
Vantagens da globalização
O aumento do ritmo e frequência das trocas entre países é possível graças às melhorias nos transportes e das tecnologias de comunicação. Barreiras de tempo e espaço desaparecem, e caídos estes obstáculos, as empresas ganham acesso a mercados maiores e novas oportunidades.
A consequência é existir, ainda, a dependência de tecnologias de processo e máquinas estrangeiras. Não é que não tenha a criação de tecnologias nos países subdesenvolvidos, mas ela ainda é muito carente, se comparada à dos países desenvolvidos.
As empresas multinacionais são aquelas que possuem a sede em um país e filiais espalhadas por outros países. A entrada de empresas multinacionais num país é algo positivo, pois gera empregos e desenvolvimento. Porém, grande parte do lucro obtido por estas empresas é enviada para a matriz.
O processo produtivo das multinacionais se realiza no contexto da interação das cadeias produtivas, viabilizada e impulsionada pela Terceira Revolução Tecnológica.
Conheça as 10 maiores empresas multinacionais1 - Apple. Sabemos que a história da marca é referência no mundo atual. ... 2 - Toyota Motor. A marca japonesa surgiu no Brasil em 1958 com um escritório em São Paulo. ... 3 - Samsung. ... 4 - Volkswagen Group. ... 5 - Johnson & Johnson. ... 6 - Microsoft. ... 7 - Walmart. ... 8 - Nestlé
Dezenas de milhares de fragmentos ou objetos de plástico que sujam o planeta vêm de apenas um pequeno número de empresas multinacionais, denunciou um grupo de pressão ambiental nesta quarta-feira (23).
As razões que levam uma nação a ser diferente da outra, principalmente nas questões monetárias, vão muito além das condições geográficas ou culturais. A resposta para a pergunta que se faz sobre o porquê de tamanha discrepância pode estar diretamente relacionada aos tipos de políticas econômicas adotadas.
Qual a melhor ração para galinha botar ovo?
Como lançar recebimento de aluguel no IR 2020?
Como saber se o peixe está bem cozido?
Qual é a diferença entre pombo e pomba?
Quanto tempo leva para colher o pimentão?
Como saber se o cubo está ruim?
Qual o ponto de cozimento do peixe?
Faz mal comer peixe estragado?
Como saber se o número é divisor de 4?
O que pode ser quando o cachorro fica cambaleando?
Como lavar a louça da melhor maneira?
Como sacar o dinheiro da Nota Carioca?
Como se cadastrar para receber informativos do STJ?
Quem já está cadastrado no Cadastro Único como receber o auxílio emergencial?
Quem tem direito ao leite especial?
Como saber se minha venda no Mercado Livre foi aprovada?