Ambos os gases têm capacidades diferentes para atrair elétrons. O oxigênio atrai um número maior dessas partículas e fica com carga negativa, enquanto o hidrogênio cede elétrons e fica com carga positiva. Como cargas opostas se atraem, as moléculas se unem, formando o líquido.
A água também seria gasosa em temperatura ambiente, mas as ligações de hidrogênio causam uma maior organização entre suas moléculas, conferindo-a estado líquido na temperatura ambiente e alto ponto de ebulição.
A água em seu estado líquido não possui forma própria, ela assume o formato do recipiente na qual estiver contida. Já no seu estado sólido, tem forma regular e pode ser encontrada na forma de gelo, icebergs, neve e granizo. ... A água se encontra no estado gasoso quando passa pelo processo de evaporação.
Dois átomos de hidrogênio e um de oxigênio representam a composição química da molécula da água. ... A partir daí, a molécula de água exibe uma região positiva, os hidrogênios, e uma negativa, o oxigênio, dando origem a uma molécula polar e/ou dipolo.
Água – o líquido da vida.
18 curiosidades que você vai gostar
O planeta Terra apresenta uma grande quantidade de água, uma substância essencial à vida.
A carga elétrica é a propriedade física responsável pelos fenômenos elétricos. Há dois tipos de carga elétrica (positiva e negativa), os prótons possuem carga elétrica positiva e os elétrons possuem carga elétrica negativa.
O oxigênio atrai elétrons muito mais fortemente que o hidrogênio, levando a uma carga resultante positiva nos átomos de hidrogênio e a uma carga resultante negativa no átomo de oxigênio. A presença de carga nesses átomos dá à água um "momento dipolo".
A densidade do gelo é menor que a da água líquida porque, conforme é bem sabido, as moléculas de água são formadas por dois átomos de hidrogênio ligados a um átomo de oxigênio, isto é, H2O.
O estado líquido é um estado da matéria no qual a distância entre suas moléculas é suficiente para se adequar a qualquer meio (tomando sua forma), porém sem alterar consideravelmente seu volume.
No estado líquido, não há forma física definida, mas há volume definido, o que nos impede de comprimir o material de forma significativa.
Os três estados físicos da água são: sólido, liquido e gasoso. A mudança de uma condição para outra é causada pela temperatura e pressão do meio. A água pode ser encontrada nessas três formas na Terra, mas o estado líquido é a mais comum.
Quando diminuímos a temperatura, o vapor de água, quando atinge 100ºC, começa a passar para o estado líquido. Essa mudança de estado é chamada de liquefação ou condensação.
As moléculas de água a -1 °C encontram-se em estado sólido e a 0 °C ocorre a mudança (ponto de fusão) de gelo a 0 °C para água a 0 °C. Quando atinge a temperatura de 100 °C, realiza uma nova mudança de estado (vaporização), passando do estado líquido para o gasoso.
Desta feita, acentua-se a assimetria da molécula de água que, apesar de ser globalmente neutra, apresenta uma distribuição irregular das cargas eléctricas, que lhe confere uma polaridade. Nesta circunstâncias, os átomos de hidrogénio assemelham-se, em certa medida, a simples protões.
A água é considerada um solvente universal porque tem grande capacidade de dissolver boa parte das substâncias existentes.
Um dipolo é um par de pólos magnéticos, cada um com carga oposta, separados por uma curta distância. Dipolo, literalmente, significa “dois pólos”, duas cargas elétricas, uma negativa e uma positiva.
A água é composta por dois elementos químicos: o hidrogênio e o oxigênio. ... As moléculas de água agregam-se umas às outras por meio de ligações de hidrogênio. Isso é possível graças à atração que os átomos de oxigênio de uma molécula exercem sobre os hidrogênios de outras.
A água é a substância química de fórmula H2O: uma molécula de água tem dois átomos de hidrogênio ligados covalentemente a um átomo de oxigênio. A água é um líquido insípido e inodoro nas condições ambientes de temperatura e pressão, e parece incolor em pequenas quantidades, apesar de ter um matiz azul muito leve.
Mas as principais espécies químicas encontradas na maioria das águas minerais são: íons cálcio, magnésio, potássio, sódio, cobre, bário, antimônio, arsênio, cádmio, chumbo, manganês, mercúrio, níquel, cromo, cianeto, borato, fosfato, bicarbonatos, sulfatos, sulfetos, nitratos, cloretos e ferro.
Atribui-se à massa real de um próton o valor aproximado de 1.007276 u e massa relativa igual a 1. Já o valor da carga elétrica real do próton é de 1,6 • 10-19 coulombs, aproximado para +1. A massa dos prótons é constituída de energia cinética dos quarks e dos campos de partículas de trocas.
A carga elementar
A carga elétrica elementar é a menor quantidade de carga que pode ser encontrada na natureza. Seu valor é igual a 1,6 . 10-19 C e é atribuído à carga do elétron (com sinal negativo) e à do próton (com sinal positivo).
Os prótons possuem carga de 1,6.10−19 coulombs, mesma intensidade da carga de um elétron, só que com sinal oposto. Sua massa é 1,673.10-24g, o que é 1836 vezes maior que a massa de um elétron e ligeiramente mais leve que um nêutron.
Como tirar o líquido amarelo da babosa?
Quanto tempo pode ficar com o absorvente de pano?
Onde vejo o que foi declarado no meu Imposto de Renda?
O que fazer quando o manjar não desgruda da forma?
Como tirar o vírus malware do celular?
Como ligar o piloto automático da Montana?
Como tirar mal cheiro das partes íntimas com vinagre?
Como funciona o processo do casamento civil?
Quanto custa um plano de saúde empresarial Unimed?
Como ocorre o processo de codificação de produtos *?
Como funciona um plano de saúde odontológico?
O que acontece se eu não passar pomada na tatuagem?
Como é o funcionamento de um pressostato?
O que é a agricultura orgânica?
Como é o processo de clonagem?
Quanto tempo demora a transferência de dinheiro de um banco para outro?
Como funciona suspensão de contrato MP 936?