O tratamento do derrame articular irá agir sobre a causa do acúmulo de líquido; e pode envolver medicamentos anti-inflamatórios, fisioterapia, punção articular e, nos casos mais graves, artroscopia para retirada de parte do tecido sinovial.
Derrame articular é o termo médico para acúmulo de líquido dentro de uma articulação. O mais comum é o aumento do próprio líquido articular (líquido sinovial) devido a uma resposta inflamatória. Isso ocorre por conta da sinovite, a inflamação da camada interna do joelho (sinóvia), que produz o líquido articular.
Em geral, ela indica que tem algo errado na articulação do joelho. Por isso, nessa fase, o mais apropriado é o repouso com uso de medicações anti-inflamatórias prescritas pelo médico e compressas frias. As caminhadas e exercícios devem ser evitados.
Quando uma pessoa tem dor, inchaço, aumento da temperatura e vermelhidão no joelho, é bem provável que tenha um derrame articular no local, pois esses são os principais sintomas desse problema. O derrame ocorre quando acontecem sangramentos dentro da articulação, de modo que o sangue permaneça acumulado na região.
Sinovite é a inflamação da membrana sinovial, um tecido que reveste a parte interna de algumas articulações, e por isso a sinovite pode acontecer no pé, tornozelo, joelho, quadril, mão, punho, cotovelo ou ombro.
O tratamento para a sinovite no joelho é iniciado com o uso de medicamentos anti-inflamatórios, corticoides (oral ou injetável), seguido de fisioterapia. Em alguns casos o médico pode retirar o excesso de líquido intra articular através de uma punção.
O acúmulo de água no joelho pode ser causado por uma pancada no joelho ou por situações como trauma direto, que é quando a pessoa cai de joelhos no chão ou depois de uma torção do tornozelo, no entanto, também pode surgir em caso de doenças crônicas como, artrite reumatoide, osteoartrite ou osteoartrose, gota, ...
Alguns exercícios para derrame articular no joelho, que podem ser indicados pelo fisioterapeuta, incluem: Ficar de pé e depois dobrar lentamente o joelho afetado, como mostra a imagem 1, e repetir 8 a 10 vezes, por 3 séries;
O tratamento do derrame no joelho pode ser feito de várias formas. O tratamento do derrame é baseado, sobretudo, na descoberta da causa do mesmo. Isso possibilita um tratamento mais eficaz e direcionado para a doença de base. Entre as medidas mais comumente utilizadas para controlar o edema, destacam-se:
O derrame articular tem cura e, normalmente, o tratamento é feito com fisioterapia para facilitar a absorção do líquido, reduzindo seus sintomas. Em casa, a pessoa pode colocar uma compressa fria por 15 minutos para diminuir o inchaço local.
Fortalecer as articulações e os músculos ao redor do joelho por meio de exercícios específicos como as flexões de joelhos ou as extensões de pernas, por exemplo; Usar uma joelheira elástica durante a prática de atividades físicas de alto impacto para preservar as articulações do joelho.
Como recorrer multa de corredor de ônibus?
Como contar tempo de serviço com periculosidade?
Como fazer recurso de multa sinal vermelho?
Qual a real função da burocracia?
Como reconquistar ex que não quer voltar?
Como utilizar a biblioteca da USP?
Como aumentar a altura do banco do HB20?
Qual o prazo para purgar a mora na busca e apreensão?
Como recorrer multa de trânsito durante a pandemia?
Como faço para atualizar o Google Maps?
Como recorrer multa de radar de velocidade?
Como funciona o programa A Fazenda?
Como funciona o tratamento com bandagem?
O que pode prejudicar a autoestima de uma pessoa?