O Inep recomenda que a letra seja legível, mas não importa o tipo. Fique à vontade para escrever com letra de mão ou de forma. A redação pode ter rasuras? Sim, não há problema.
Se você perceber que cometeu um equívoco apenas após revisar a versão final da sua redação, também há uma forma de rasurar. Basta fazer um traço simples em cima da palavra e escrever acima dela, da forma mais legível possível.
Se você errou uma palavra, a recomendação é fazer um traço em cima da palavra e escrever corretamente logo em seguida. Se você errou um acento, também vale fazer um traço simples e curto sobre ele. Assim, o corretor da prova entenderá que você desconsidera o que foi colocado.
Quantos erros na redação não prejudicam minha avaliação? Tratando-se dos erros gramaticais e ortográficos, para que você ainda receba 200 pontos na competência 1, é permitido até dois desvios. Também pode haver uma falha de estrutura sintática para manter o nível 5.
Supressão de letras, de palavras ou de texto por meio de risco ou de raspagem.
Nada de usar liquid paper ou rasurar até a tinta da caneta acabar. Quando errar uma palavra, faça um risco sutil em cima dela e continue a escrever como se nada tivesse acontecido.
Deixar a redação em branco, mesmo com texto em rascunho, é outro quesito que zera a prova de redação. A cada dia de prova do Enem você vai receber um cartão-resposta com os números das questões e as letras das alternativas. Ele não pode ser rasurado.
Para sempre corrigir a ortografia de uma palavra específica:
Já quem comete um erro pontual, na opinião do professor, merece um tratamento diferente. ;A nota no Enem é por faixa de pontos. Depois de 200, a pontuação máxima por competência, vem a nota 160. Não faz sentido descontar 40 pontos por causa de um ou outro erro pontual.
Para formar a nota máxima dessa competência, que equivale a 200 pontos, o candidato deve garantir "estrutura sintática excelente", que admite apenas uma falha, e, no máximo, dois desvios. Caso contrário, a nota sofrerá desconto de acordo com número de erros cometidos.
Mas saber o que é redação e como desenvolvê-la não é essencial apenas para quem escolheu uma profissão em que a produção textual está muito presente. Afinal, a escrita é uma atividade presente no dia a dia de todo mundo. Quer alguns exemplos? está respondendo uma questão dissertativa para uma prova;
Mesmo que errar na redação não seja alvo considerado tão grave, um texto muito rasurado pode dar a impressão de despreparo do candidato. Vale, então, prestar muita atenção no momento de passar o texto a limpo e cuidar para que não haja erros.
Afinal, se um trecho da sua redação entra em contradição com outro logo adiante, por exemplo, a sua redação não está cumprindo a sua função de transmitir um sentido para o leitor. Ao contrário: ela irá confundí-lo.
Fato é que não importa de qual área de conhecimento você mais aproxima, a redação é fundamental para a sua vida escolar, profissional e acadêmica. Mesmo que você seja uma “pessoa de exatas”, saber comunicar as suas ideias de forma coesa e compreensível é fundamental para você conseguir se dar bem em seus trabalhos.
Qual o melhor Sesc de Minas Gerais?
O que detecta o exame de bilirrubina?
O que diferencia o samba de roda de outras danças?
Como consultar cotas do PIS de 1971 a 1988?
Quais são os 2 tipos de morte celular diferencie as?
O que é FPS e como é calculado?
É um exemplo de problema de aprendizagem não supervisionada?
Porque a tristeza segundo Deus?
Que ano a Microsoft foi lançado?
Como sempre ganhar no jogo Uno?
Como clarear manchas na pele caseiro?
Quais os alimentos que dá insônia?
Quais são os tipos de indústrias de Santa Catarina?
Quem são os filhos de Maria e José?