“Após a higiene oral, é importante lavá-la em água corrente e bater levemente o cabo da escova contra a pia para remover o excesso de água. Nesse caso, é importante não secar a escova com toalha ou papel”.
A escova deve ser trocada de três em três, deixar secar de com as cerdas para baixo ou usar papel toalha e colocar a capa protetora. “Ao dar descarga deixar sempre a tampa abaixada para não espalhar microorganismos e liberar coliformes fecais, nunca secar a escova na toalha.
“Deve ser guardada em um armário ou recipiente fechado, preferencialmente longe do vaso sanitário”, indica o profissional. Isso acontece porque o banheiro é um ambiente repleto de bactérias. Toda vez que a descarga é acionada, pequenos microorganismos ficam no ar, podendo alcançar a escova de dente. Dá para imaginar?
Você pode, por exemplo, colocar a escova dentro de um recipiente aberto (como um copo ou um porta-escova) e deixá-lo em uma prateleira alta ou em um armário grande e aberto. É importante também guardar a escova na posição vertical, para facilitar a secagem das cerdas.
O ideal é guardá-la dentro do armário e em um recipiente aberto para não abafar. Além disso, antes de uma nova escovação é bom lavá-la para retirar qualquer resíduo da última limpeza. Sem contato com outras escovas: O contato entre diferentes escovas pode criar uma ponte de bactérias de uma para a outra.
Para guardar a escova, segundo o especialista, o melhor lugar é fora do banheiro. Se isso não for possível, é preciso conservar a escova em um armário fechado, de preferência distante do vaso sanitário, sempre na posição vertical e com um protetor de cerdas que tenha furos de ventilação.
O melhor lugar para guardar sua escova é no armário do banheiro ou em um porta-escova . Não deixe-a exposta ou em ambientes úmidos que criam mais bactérias e trate de mantê-la longe do vaso sanitário e da lixeira. "Quando damos descarga muitos coliformes fecais são lançados ao ar e podem atingir a sua escova dental".
Com o uso contínuo, até mesmo as escovas de dentes mais macias ficam duras. Às vezes, mesmo uma escova novinha é capaz de cutucar e machucar as gengivas. Cuide da sua escova como faria com qualquer outro acessório cosmético ou de higiene, afinal, ela precisa estar limpa para fazer a limpeza da sua boca e remover bactérias e placa.
Basta encher um copinho com o produto e submergir as cerdas, deixando a escova de ponta cabeça. Outra opção é lavar a escova na lava-louças. O sabão e o calor extremo vão deixar as cerdas limpas e livres de bactérias, mas o procedimento pode acabar derretendo o cabo, dependendo da frequência. Enxágue bem para remover os resíduos de sabão.
Segure a escova pelo cabo para não se queimar. Espere a água da torneira esquentar para colocar as cerdas sob ela. Outra opção é colocar a escova de molho em um copo com água quente, mas o líquido vai esfriar rapidamente.
Quando começa a aquisição da linguagem?
Como se dá o início da combustão em motores diesel?
Quais são as unidades constituintes fundamentais das proteínas?
Como medir as circunferências corporais?
Quem pode ser responsável Técnico por laboratório de Análises Clínicas?
O que significa temperatura do ponto de orvalho?
Como ocorre o desenvolvimento humano?
Como é medida a poluição sonora?
Quais são as formas de corrosão mais prejudiciais?
Qual a lógica do filme campo do medo?
O que acontece no final de 1 contra todos?
Como medir cintura do cachorro?