2. (FUVEST-SP) Entende-se por literatura informativa no Brasil: conjunto de relatos de viajantes e missionários europeus, sobre a natureza o homem brasileiro. a história dos jesuítas que aqui estiveram no século XVI.
A Literatura de Informação corresponde aos textos de viagens escritos em prosa e fazem parte do primeiro movimento literário do Brasil: o Quinhentismo (1500-1601). Recebem esse nome pois são textos de caráter informativo os quais eram escritos com o intuito informar sobre as novas terras descobertas.
A literatura informativa surgiu no Brasil no século XVI, mais precisamente no ano de 1500 com o descobrimento do país por Portugal. ... Temos como pioneiro da literatura informativa, também bastante conhecida como Quinhentismo Brasileiro, o viajante Pero Vaz de Caminha.
A Literatura de Informação, conhecida também como Quinhentismo, é um estilo literário que abrange as manifestações literárias feitas no Brasil durante o seu descobrimento.
Literatura de informação = Quinhentismo; Literatura de formação = escritos espirituais. ... A Literatura de formação é denominada "literatura catequética", que tem a finalidade de instruir o leitor a um caminho religioso e espiritual.
24 curiosidades que você vai gostar
Essa categoria literária de caráter religioso, foi considerada uma das primeiras manifestações literárias no Brasil, explorada sobretudo, pelos jesuítas.
Embora se aproximassem da Literatura de Informação, que representavam textos sobre as características das novas terras descobertas pelos portugueses, a Literatura de Catequese foi escrita exclusivamente pelos jesuítas. ...
Possui esse nome pois seu principal objetivo era informar o que ocorria na colônia portuguesa. O principal exemplo de uma obra integrante da literatura de informação é a carta de Pero Vaz de Caminha, escrita quando a esquadra de Pedro Álvares Cabral chegou às terras tupiniquins.
Literatura jesuítica: também chamada de literatura de catequese, teve como objetivo a conversão dos índios à fé cristã. ... Literatura informativa: descreve e cataloga a nova terra e o povo que nela habitava.
Sob a forma de cartas, diários, tratados ou crônicas esses textos informativos foram escritos principalmente por portugueses e compõem o chamado Período de Informação, Literatura de Informação, ou Literatura Colonial, nas cronologias da literatura brasileira.
O principal representante desta escola literária foi Pero Vaz de Caminha, com sua Carta a El-Rei Dom Manuel sobre o descobrimento do Brasil, visto que, a Literatura de Informação é um seguimento do Quinhentismo, que é a denominação das manifestações literárias ocorridas em território brasileiro durante o século XVI.
O principal representante desta escola literária foi Pero Vaz de Caminha, com sua Carta a El-Rei Dom Manuel sobre o descobrimento do Brasil, visto que, a Literatura de Informação é um seguimento do Quinhentismo, que é a denominação das manifestações literárias ocorridas em território brasileiro durante o século XVI.
Autores que merecem destaque:
Carta de Pero Vaz de Caminha a el-rei D. Manuel. Diário de Navegação de Pero Lopes de Sousa. Tratado da terra do Brasil e a História da Província de Santa Cruz a que Vulgarmente Chamamos Brasil, de Pero Magalhães Gândavo (1576).
A Literatura Jesuítica foi criada pelos Jesuítas, isto é, os membros da organização católica Companhia de Jesus e era voltada principalmente para o trabalho de catequese. Também através do teatro, catequizador e por isso mesmo pedagógico, os jesuitas realizaram seu trabalho. ...
Também chamado de Literatura dos Jesuítas, a literatura de catequese corresponde a segunda fase do movimento literário quinhentista. Ou seja, foi o período de 1500, com o descobrimento do Brasil, que se deu início aos escritos e textos da literatura brasileira.
A Literatura Jesuítica foi elaborada exclusivamente pelos jesuítas que chegaram ao Brasil com a missão de evangelizar os índios de acordo com os preceitos do Cristianismo.
A literatura informativa, também chamada de literatura dos viajantes ou dos cronistas, consiste em relatórios, documentos e cartas que empenham-se em levantar a fauna, flora e habitantes da nova terra, com o objetivo principal de encontrar riquezas, daí o fato de ser uma literatura meramente descritiva e de pouco valor ...
→ Literatura de informação
Os primeiros registros escritos do Brasil têm como característica a documentação do processo colonizador que marcou os primeiros anos de povoamento. São informações que viajantes e missionários europeus anotaram sobre o homem e a natureza das terras que conheciam naquele contexto.
O Quinhentismo ou Literatura de Informação corresponde ao estilo literário que abrange todas as manifestações literárias produzidas no Brasil à época de seu descobrimento, durante o século XVI. ... É o primeiro documento escrito da história do Brasil sendo, portanto, considerado o marco inicial da obra literária no país.
A principal característica da Literatura de Catequese e que a difere da literatura de informação é que essa foi escrita pelos jesuítas. Responsáveis pelo processo de catequização dos índios, essa produção é carregada pelos escritos catequéticos dos padres da Companhia de Jesus.
A Literatura de Catequese, também chamada de Literatura dos Jesuítas, representou uma categoria de textos elaborados durante o movimento literário quinhentista. Essa categoria literária de caráter religioso, foi considerada uma das primeiras manifestações literárias no Brasil, explorada sobretudo, pelos jesuítas.
Sobre a literatura produzida no primeiro século da vida colonial brasileira, é correto afirmar que: a) É formada principalmente de poemas narrativos e textos dramáticos que visavam à catequese. ... c) É constituída por documentos que informam acerca da terra brasileira e pela literatura jesuítica.
O Quinhentismo foi o conjunto de produções literárias produzidas no Brasil no século XVI. ... Desse modo, na época do descobrimento do Brasil os registos escritos sobre os índios brasileiros, a fauna e a flora, bem como as características da região, eram chamados de literatura quinhentista.
A história da literatura brasileira apresenta como marco inicial a carta de Pero Vaz de Caminha ao rei dom Manuel (1469-1521), de 1500, na qual se relatavam o descobrimento do Brasil e as primeiras impressões do novo território.
O nome Quinhentismo faz referência ao ano de 1500, considerado o marco de início desta etapa. Neste período, o Brasil era apenas uma colônia de Portugal e não possuía qualquer produção artística ou intelectual que fosse, de fato, brasileira.
Qual a importância da municipalização do trânsito?
O que é sociedade na visão de um sociólogo?
Como se chama a Torre dos Vingadores?
Qual ferramenta usar para quebrar concreto?
Qual a Marinha mais antiga do mundo?
Quem foram os povos que migraram para Amazônia?
É possível parar de tomar insulina?
O que significa ver uma aranha à noite?
O que é o tal material seco que vai na composteira?
Como fazer efeito enferrujado?
O que é o que é diversidade cultural?
Qual os direitos do vigilante horista?
Quais são os tipos de violência institucional?