O que é o tal “material seco” que vai na composteira? O material seco é parte essencial do processo de compostagem. Ele vai na “cobertura” do resíduo orgânico e atua como fonte de carbono. Seu equilíbrio com o nitrogênio é fundamental para o funcionamento ideal da compostagem.
Também chamada de compostagem seca, a decomposição e a transformação do alimento em adubo serão realizadas por microrganismos (bactérias e fungos). A ideia é misturar os orgânicos com serragem e fazer o manuseio, da mesma forma que é realizado com a composteira comum. O segredo da técnica é oxigenar a mistura.
Podem ir para a composteira os restos de alimento além de folhas, serragem e estercos. Já o que não pode ir para a composteira são frutas cítricas, alho e cebola, carnes, nozes pretas, trigo e arroz.
Para ser realizada com qualidade, a compostagem precisa ter, em sua composição, uma relação balanceada entre materiais ricos em carbono (palha, capim picado, casca de árvore, feno etc) e em nitrogênio (borras de café, folhas verdes, restos de comida etc).
O processo padrão é basicamente colocar uma porção de material orgânico, rico em carbono, para duas porções de material seco (palha, folhas secas, serragem de madeira virgem, grama seca), rico em nitrogênio, em seguida, misturar bem para aerar e facilitar a ação dos microrganismos.
39 curiosidades que você vai gostar
Como é feita a compostagem? A compostagem é realizada por meio de uma composteira, que é a estrutura própria para o depósito de material orgânico. É nesse processo que o lixo orgânico será transformado em composto orgânico de húmus e fertilizante, produtos resultantes da matéria orgânica decomposta.
Passo a passo para fazer uma composteira em casa
Sem espalhar, coloque os resíduos orgânicos até preencher o espaço. Para evitar o mal cheiro, cubra-os com bastantes folhas secas e serragem. Como uma planta, regue sua composteira se fizer muito sol ou calor porque a umidade ajuda a acelerar a decomposição.
Existem dois tipos de compostagem: a vermicompostagem e a compostagem seca. No primeiro modo, a decomposição é feita por meio da ação de minhocas que auxiliam os microrganismos já presentes no solo.
Por que algumas pessoas colocam minhocas na composteira? As minhocas são capazes de digerir a matéria orgânica, facilitando o trabalho dos micro-organismos ali presentes – dessa forma, os animais podem acelerar a compostagem.
O que aconteceu na década de 2010?
Como ajustar a imagem da tela do monitor?
Por que o surfista não pode ser carregado pela onda?
Pode reutilizar frasco de urina?
Quanto tempo demora para abrir conta no Banco Original?
O que dá cheiro ao gás de cozinha?
Para que serve o emulsificante de sorvete?
O que significa infestação de moscas?
Porque fazer um estudo de mercado?
Quais as competências de um técnico de enfermagem?
Qual plataforma para programar em Java?
Quais são os cuidados de enfermagem na dieta enteral e parenteral?
Onde o geminiano gosta de ser tocado?
O que é melhor sal grosso ou fino?