Segundo ele, a mandioca e a palma são plantas comuns nas propriedades do Nordeste. A opção de utilizá-las como fonte de alimento para a galinha caipira, além de saudável para as aves, ajuda na economia do agricultor.
A palma substitui o milho, sendo que 1,3kg de farelo de palma equivale a 1kg de milho. Devido ao alto teor de água, é necessário expor a palma triturada de 2 a 3 dias ao sol para desidratar e chegar ao ponto de fazer o farelo, com o cuidado de que não deve exceder esse tempo ao sol para não perder os nutrientes.
Sem depender diretamente da chuva, a planta serve de alimento para bois, cabras e ovelhas, além de ajudar na hidratação dos animais, já que é constituída por até 90% de água.
Alternativas de alimentos para frangos caipiras Como os custos com a alimentação das aves pode chegar a 75% do total de gastos com a produção, normalmente, os avicultores buscam alternativas mais baratas que o milho, como triguilho, sorgo e cevada para a engorda de frangos caipiras.
Para variar a alimentação para galinhas, especialmente para pequenos criadores, vale também oferecer pequenas quantidades de outros alimentos, que podem inclusive ser “restos” da alimentação humana, como arroz, verduras e legumes, isso inclusive irá ajudar a diminuir os custos com ração e milho.
Alimentos gordurosos, Pão Mofado, Ruibarbo, Grãos de Café, Picles, Cebolas, Chocolate, Abacate, Berinjela, Alimentos frios ou congelados, Alimentos estragados, Amendoim.
Como conservar silagem de palma forrageira
Além de ser uma opção para a agricultura de base familiar, o experimento comprovou que o cultivo da palma forrageira é imprescindível para manutenção dos rebanhos, podendo também ser utilizada como alimento energético para os suínos.
Em países como Índia e México e até em outras cidades do Ceará, a palma já é matéria-prima para sucos, geleias e doces, entre outros produtos.
cochonilha de escama
A cochonilha de escama é uma das principais pragas que devasta a plantação de palma. A cochonilha de escama, conhecida também como piolho ou mofo da palma, é uma das principais pragas que devasta a palma forrageira.
Estas camas podem ser feitas de materiais distintos como: lascas de madeira, palha picada, entre outros. No entanto, quando estiver a elaborar a cama para as suas galinhas, deve evitar materiais como o feno pois acumula facilmente um grande número de esporos de fungos, o que pode causar sanitários nos galinheiros.
Mais importante que a raça das galinhas que quer criar no seu galinheiro, deve prestar atenção à saúde das mesmas, verificando os seguintes sinais: Verifique se as suas galinhas são activas, pois esse é um dos principais sinais que a sua galinha é saudável. Caso ela seja muito “parada”, provavelmente está com algum problema de saúde.
Olhos brilhantes e vivos são sinais de saúde das suas galinhas. As galinhas saudáveis não possuem muco remanescente nas galinhas. Caso observe este sinal, a sua galinha não está saudável. Observe a cor da crista das suas galinhas. Galinhas com cor roxa podem indicar problemas circulatórios.
É suficiente limpar o galinheiro uma vez por semana ou a cada duas semanas, dependendo do grau de sujidade que este apresente. A limpeza do galinheiro deve ser feita de forma rigorosa, atingindo todos os cantos deste espaço, de forma a evitar o aparecimento de ácaros, entre outros problemas.
Quais são os inimigos naturais?
O que representa a vara na Bíblia?
Como descongelar o pão de forma?
O que significa o sangue na Bíblia?
Como funciona o atestado de acompanhamento de filho?
Quando o juiz arquiva o processo?
Como aliviar tensão na cervical?
Qual o melhor primer para madeira?
Como o professor pode refletir sobre sua prática docente?
Qual diferença entre melodia e música?
Qual o perigo da safena entupida?
Como saber se um ato é nulo ou anulável?
Qual são todos os animatronics?
Quem tem stent pode fazer atividade física?