As chamadas doenças neurodegenerativas constituem um grupo de enfermidades que, em sua maioria, surgem com o envelhecimento. Geralmente, são associadas à demência, cujo exemplo mais comum é a doença de Alzheimer.
Muitos hábitos inadequados se tornam grandes inimigos do cérebro, fazendo-o enfrentar falhas e, ao longo do tempo, podendo até aumentar o risco de danos cerebrais como o surgimento de doenças degenerativas e psiquiátricas. "Existe um potencial de lesão indireta em longo prazo", completa Teles.
Como evitar a perda de memóriaPraticar exercícios físicos 3 vezes por semana. ... Ler e fazer jogos de raciocínio. ... Adotar uma dieta mediterrânea. ... Tratar a ansiedade e a depressão. ... Dormir 6 a 8 horas por dia. ... Evitar remédios para dormir. ... Evitar bebidas alcoólicas. ... Fazer check-ups anuais.
O problema realmente fica insustentável quando episódios de esquecimento são mais comuns e freqüentes. Se estiverem aliados à desorientação, confusão mental, dificuldade de comunicação, entre outros sintomas, a situação torna-se preocupante.
Causas do raciocínio lento
traumas ou problemas emocionais, como desemprego ou fim de relacionamento; trabalho excessivo e agenda sempre lotada; estresse, ansiedade e depressão; alimentação insuficiente em certos nutrientes e compostos bioativos.
16 curiosidades que você vai gostar
Ao analisar imagens de exames cerebrais, pesquisadores descobriram que as pessoas que se sentem mais novas do que realmente são, têm mais massa cinzenta em importantes regiões cerebrais – um sinal de um cérebro saudável.
Uma das conclusões é que quanto mais forte fosse o aperto de mão de uma pessoa, mais saudável seu cérebro parecia ser, levando em conta aspectos como memória, foco e raciocínio lógico. O especialista acredita que exista uma conexão clara entre força muscular e saúde do cérebro.
Para analisar a situação da memória do paciente é preciso verificar a importância das informações que a pessoa vem a esquecer. Por exemplo, um crítico de cinema que passe a se esquecer dos nomes de diretores e atores, sofrerá impacto em seu trabalho, o que demonstra a importância das informações que ele não se lembra.
Mas, inicialmente, resumindo então para encerrarmos, o que é importante? Sabermos que esquecer é normal até determinado ponto: desde que o esquecimento seja uma coisa que não atrapalhe no seu dia a dia. Se ele começa a comprometer as suas atividades, realmente é hora de procurar um profissional especializado.
Tem cirurgia para bexiga neurogênica?
Como comer carne de forma saudável?
Como fazer essência com base pronta?
Qual o tipo de desinfecção do leito?
Qual a taxa de atualização do S9 Plus?
Como funciona a produção antecipada de provas?
Qual a temperatura do deserto durante a noite?
Como fazer porta USB voltar a funcionar?
Como conseguir o código de acesso do Family Link?
Qual é a validade da mortadela?
Qual novo valor do Auxílio Emergencial para mãe solteira?
Como descobrir a soma de 3 números consecutivos?
O que caracteriza o academicismo?