Não dá para cravar uma data específica, mas é possível afirmar que, há pelo menos 5 mil anos, o ser humano passou a olhar para o alto a fim de ligar os pontos luminosos do céu, criando as primeiras constelações.
Descoberta. Em 350 A.C., o filósofo Grego Aristóteles sugeriu: nature abhors a vacuum, um princípio que ficou conhecido como: horror vacui. Este conceito, construído sobre uma argumentação ontológica do século V AC do filósofo grego Parmênides, que negava a possibilidade de existência de vácuo no espaço.
Na antiguidade, por mais que as observações fossem feitas a olho nu, o estudo dos astros possibilitou que os grupos humanos aprimorassem suas atividades, criando calendários e mapas e prevendo fenômenos. Os fenícios, por exemplo, estudavam o céu para que pudessem se deslocar e desenvolver suas navegações.
Desde o início, o homem sempre olhou para o céu em busca de possíveis correlações entre as suas histórias e os fenômenos cósmicos. Essas primeiras observações eram frutos da imaginação e da criatividade humana, o que deu origem as constelações.
Astronomia é a mais antiga das ciências, surgiu a partir da observação dos astros. ... Originou-se a partir da observação dos astros e de seu efeito no cotidiano do ser humano, que desde a pré-história vem utilizando o conhecimento astronômico acumulado durante o tempo para desenvolver as atividades humanas.
24 curiosidades que você vai gostar
Tales de Mileto (~624-546 a.C.) introduziu na Grécia os fundamentos da geometria e da astronomia, trazidos do Egito. Já convencido da curvatura da Terra, sabia que a Lua era iluminada pelo Sol e previu o eclipse solar do ano 584 a.C. Muitos teoremas matemáticos lhe são atribuídos, mas pouco se conhece a seu respeito.
“A astronomia na Grécia tem uma abordagem mais sistemática, os gregos começaran a realizar as observações e, a partir delas, tentaram entender melhor o funcionamento dos mecanismos do que seria o Universo. Na época, a visão de Universo era a Terra, como centro, e os planetas girando ao seu redor.
Como os povos antigos observavam o universo. O professor reitera que a relação com a astronomia proporcionava o entendimento dos ciclos de estações na terra e suas manifestações, ciclo agrícola, hidrológico.
Desde então, povos como chineses, babilônicos, maias, gregos, árabes e muitos outros estudaram o céu, observando a Lua, as estrelas e outros objetos luminosos, para tentar entender o funcionamento do mundo em que viviam.
Como servir iogurte no café da manhã?
Qual a diferença entre a sensação é o sentimento?
Como saber se a vela Iridium está boa?
Como funciona a Economia Solidária?
Qual é a forma de vidro que pode ir ao forno?
O que servir de entrada antes de um caldo?
Como saber se a água tem ferro?
Como saber se a sífilis é primária ou secundária?
O que aconteceria se todas as drogas fossem liberadas?
Como saber se a água está a 50 graus?
Como saber se a tinta da impressora Canon é original?
Como testar se a água é destilada?
É possível uma noite de crime?
Como saber se é macho ou fêmea de Jandaia?
Onde colocar a comida na mesa posta?