Não dá para cravar uma data específica, mas é possível afirmar que, há pelo menos 5 mil anos, o ser humano passou a olhar para o alto a fim de ligar os pontos luminosos do céu, criando as primeiras constelações.
Descoberta. Em 350 A.C., o filósofo Grego Aristóteles sugeriu: nature abhors a vacuum, um princípio que ficou conhecido como: horror vacui. Este conceito, construído sobre uma argumentação ontológica do século V AC do filósofo grego Parmênides, que negava a possibilidade de existência de vácuo no espaço.
Na antiguidade, por mais que as observações fossem feitas a olho nu, o estudo dos astros possibilitou que os grupos humanos aprimorassem suas atividades, criando calendários e mapas e prevendo fenômenos. Os fenícios, por exemplo, estudavam o céu para que pudessem se deslocar e desenvolver suas navegações.
Desde o início, o homem sempre olhou para o céu em busca de possíveis correlações entre as suas histórias e os fenômenos cósmicos. Essas primeiras observações eram frutos da imaginação e da criatividade humana, o que deu origem as constelações.
Astronomia é a mais antiga das ciências, surgiu a partir da observação dos astros. ... Originou-se a partir da observação dos astros e de seu efeito no cotidiano do ser humano, que desde a pré-história vem utilizando o conhecimento astronômico acumulado durante o tempo para desenvolver as atividades humanas.
24 curiosidades que você vai gostar
Tales de Mileto (~624-546 a.C.) introduziu na Grécia os fundamentos da geometria e da astronomia, trazidos do Egito. Já convencido da curvatura da Terra, sabia que a Lua era iluminada pelo Sol e previu o eclipse solar do ano 584 a.C. Muitos teoremas matemáticos lhe são atribuídos, mas pouco se conhece a seu respeito.
“A astronomia na Grécia tem uma abordagem mais sistemática, os gregos começaran a realizar as observações e, a partir delas, tentaram entender melhor o funcionamento dos mecanismos do que seria o Universo. Na época, a visão de Universo era a Terra, como centro, e os planetas girando ao seu redor.
Como os povos antigos observavam o universo. O professor reitera que a relação com a astronomia proporcionava o entendimento dos ciclos de estações na terra e suas manifestações, ciclo agrícola, hidrológico.
Desde então, povos como chineses, babilônicos, maias, gregos, árabes e muitos outros estudaram o céu, observando a Lua, as estrelas e outros objetos luminosos, para tentar entender o funcionamento do mundo em que viviam.
Qual número maior que infinito?
Quantas ordens possui uma classe?
Como faço para fazer o Cartão Riachuelo?
Quantas vezes usamos o algarismo 7 para escrever todos os números de 1 a 100?
Quem tem problema no fígado pode comer fígado de boi?
Quais os motivos de ter pedra na vesícula?
Como funciona um relógio cronógrafo?
Tem como fazer lipo pela Unimed?
Quantos pontos precisa para passar em Medicina no pas?
Qual o princípio da regionalização?
Qual a diferença entre Hematologia e oncologia?
Qual iPhone paga por aproximação?
Qual vacina é aplicada na coxa?