Segundo ele, os fios, chamados de vibrissas (pêlos sensoriais de orientação), têm a capacidade de auxiliar no tato e também na movimentação do animal, alertando-o sobre eventuais perigos no caminho.
Na raiz de cada vibrissa, existem células sensoriais que enviam informações do ambiente para o cérebro. E é por isso que esses pelos são tão úteis aos felinos. Essas células são bastante sensíveis e ajudam os gatos a se orientar, pois captam mínimas vibrações do ar.
Os pelos do gato servem de proteção para a pele do animal contra agentes externos como o sol e parasitas que se instalam na pele do felino- o carrapato, por exemplo.
Que o pelo de gato faz parte da vida (e das roupas) dos gateiros de plantão não é novidade para ninguém, mas a principal função da pelagem é manter a temperatura do corpo do animal, mesmo com as variações de clima das estações, e protegê-lo de agentes externos, como o sol e alguns parasitas.
As vibrissas permitem que os felinos consigam captar pequenas vibrações mesmo à distância ou no escuro. Isto porque possuem raízes profundas em uma área repleta de células sensoriais e servem de alerta para qualquer alteração no ambiente.
4- Como um gato pode sentir a presença de alguém mesmo de olhos fechados? Porque a raiz de cada vibrissa contém células sensoriais que enviam informações ao cérebro, por ser sensíveis, os gatos conseguem captar as mínimas vibrações.
Os bigodes são importantes para a vida dos cachorros pois servem como proteção para eles. ... Esses bigodes ajudam o animal a se localizar no ambiente antes que sua visão e audição estejam desenvolvidas, já que os cães nascem com os olhos e ouvidos fechados.
Os bigodes do gato, ou vibrissas, são prolongamentos de pêlos mais duros, alongados e profundos que os pêlos normais. Existem 12 pêlos organizados em 4 filas entre a boca e o nariz. A posição destes pêlos é única para cada gato. Também podem ser encontrados noutras partes do corpo em menor número.
Os gatos persas, por exemplo, costumam ter a íris na mesma coloração dos pelos. A maior parte das raças foram desenvolvidas recentemente, de modo a ressaltar determinadas características desejadas e inibir outras indesejadas. Por exemplo, enquanto um gato bengal deve possuir pernas alongadas, um Munchkin jamais deve apresentar tal característica.
Esses gatos apresentam a pelagem completamente negra e curta, com textura aveludada, sem a presença de pontos brancos. O seu tamanho é médio, sendo o macho maior que fêmea. Os gatos dessa raça miam pouco, mas em contrapartida, costumam ronronar intensamente. É sociável e necessita sempre de companhia, não se adaptando bem à vida solitária.
Algumas raças de gatos criadas pelo homem em laboratórios, a partir de cruzamentos, não possuem pêlos pelos corpo e podem não apresentar os fios sensoriais, como é o caso do Sphynx. Já os tigres são os felinos que possuem os maiores bigodes e também os mais grossos.
Como saber se o cabelo e natural ou não?
Como o professor pode se organizar e preparar seu planejamento?
O que fazer para o bebê nascer inteligente?
Como costuma ser dividido o período dinástico do Egito antigo?
Como identificar o tipo de hidratação que o cabelo precisa?
Quais são os tipos de obra previsto pela Lei de direitos autorais Lda nº 9.610 98 ):?
Como o príncipe deve governar para ter êxito *?
Quais os critérios que podem ser usados para determinar o ponto de colheita das hortaliças?
Como foi criado o tanque de Betesda?
Quanto é o salário de um projetista civil?
Quais as vantagens de se associar ao Sicoob?
Como saber se a nota de 200 é verdadeira?
Quais as características da Amazônia Internacional?
Como podemos calcular o resultado da multiplicação de um número por 10?
O que o E-mail institucional tem acesso?
Como se tornar um consultor de viagens?
Como avaliar a oxigenação do paciente?