Um diagrama de estado mostra os possíveis estados de um objeto e as transações responsáveis pelas suas mudanças de estado. Exemplo: Descrição do exemplo: Modelagem do sistema de login. ... Estados relacionados podem estar agrupados em um único estado.
Diagramas de estado são uma anotação gráfica formal para a especificação das máquinas de estado que serão utilizadas para modelar o comportamento dinâmico dos elementos do modelo. Essa diretriz apresenta essa anotação e demonstra como utilizá-la efetivamente.
A UML(Unified Modeling Language) prevê um diagrama específico para modelar os diversos estados de um objeto durante o seu ciclo de vida. Tal diagrama é chamado de diagrama de estados. ... Os diagramas de estado representam uma alternativa para o diagrama de casos de uso.
Uma atividade corresponde a uma execução não atômica dentro de uma máquina de estados, ou de outra forma, corresponde à execução de um conjunto de ações. Ambos os tipos de diagramas são utilizados para modelar o tempo de vida de um objeto ou sistema.
O diagrama de Máquina de Estados pode conter ainda outros elementos, como: Sinal (evento pra representar estímulo assíncrono), Região (parte de um estado ou de uma máquina), Bifurcação (divide uma transição em várias outras), Junção (une várias transições em uma única).
O objetivo do diagrama de atividades é mostrar o fluxo de atividades em um único processo. O diagrama mostra como um atividade depende uma da outra. Um diagrama de atividade pode ser regiões denominadas swimlanes. Estas regiões esão associadas a um objeto do modelo.
Os diagramas de comunicação são utilizados para mostrar como os objetos interagem para executar o comportamento de um caso de uso específico ou de parte de um caso de uso. ... Diferente de um diagrama de seqüência, um diagrama de comunicação mostra os relacionamentos entre os objetos.
O diagrama de sequência é uma solução dinâmica de modelagem em UML bastante usada porque incide especificamente sobre linhas da vida, ou os processos e objetos que vivem simultaneamente, e as mensagens trocadas entre eles para desempenhar uma função antes do término da linha da vida.
O diagrama de Máquina de Estados pode conter ainda outros elementos, como: Sinal (evento pra representar estímulo assíncrono), Região (parte de um estado ou de uma máquina), Bifurcação (divide uma transição em várias outras), Junção (une várias transições em uma única).
A Figura 1 apresenta um exemplo simples de um diagrama de estados. Neste exemplo, os possíveis estados de um objeto que representa a venda de itens quaisquer são apresentados assim como os eventos que levam a transição de um estado da venda para outro. Figura 1 – Exemplo de Diagrama de Estados
Os esquemas e diagramas, por suas características, ficam relegados às últimas instâncias do processo de projeto, porém, durante o caminho podem ser uma importante ferramenta de análise e organização.
Os diagramas de estado representam uma alternativa para o diagrama de casos de uso. Geralmente, os diagramas de caso de uso são utilizados durante a etapa de análise do sistema, e os diagramas de estados, durante a etapa de projeto do sistema.
Estados são representados por retângulos com cantos arredondados e rotulados com o nome do estado. As transições são marcadas com setas que fluem de um estado para outro, mostrando como os estados mudam. Abaixo, você pode ver esses dois elementos em ação por meio de um diagrama básico retratando a vida de um estudante.
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