Para que serve o Procon?

Pergunta de Kyara Machado em 31-05-2022
(54 votos)

O PROCON é um órgão público que atua primordialmente na proteção e defesa dos direitos dos consumidores e seus interesses, na esfera individual e coletiva. Trata-se de um órgão extrajudicial considerado como um meio alternativo para a solução de impasses e conflitos decorrentes das relações de consumo.

Qual é a principal função do Procon?

O PROCON. SP tem como missão principal equilibrar e harmonizar as relações entre consumidores e fornecedores. Tendo por objetivo elaborar e executar a política de proteção e defesa dos consumidores do Estado de São Paulo.


O que o Procon pode fazer por mim?

O Procon atende reclamações sobre: Alimentação; Produtos; Saúde; Serviços Privados; Serviços Essenciais; Assuntos Financeiros. Recebe, analisa, avalia, soluciona, bem como encaminha as reclamações aos fornecedores, buscando solucionar o problema apresentado pelo consumidor.

O que acontece quando se faz uma reclamação no Procon?

O Procon recebe as reclamações dos consumidores e realiza processos administrativos para apurar e punir más práticas dos fornecedores. Nesse sentido, o Procon-SP responde às consultas em até cinco dias úteis e as reclamações registradas em até 15 dias, contados da data do recebimento da reclamação.

Quais os serviços que o Procon oferece?

Cabe ao Procon orientar, receber, analisar e encaminhar reclamações, consultas e denúncias de consumidores, fiscalizar previamente os direitos dos consumidores e, quando for o caso, aplicar sanções. Todos os problemas relacionados à compra de produtos e prestações de serviços podem ser encaminhados ao Procon.

Entenda como Funciona o Procon


34 curiosidades que você vai gostar

Quanto tempo o Procon resolve um problema?

As consultas são respondidas em até 5 (cinco) dias úteis e as reclamações registradas em até 15 (quinze) dias, contados da data do recebimento da reclamação.

O que acontece se empresa não responder Procon?

Se o fornecedor do produto/serviço não responder a notificação ou simplesmente não comparecer a audiência, a mesma será multada e o processo será encaminhado para uma decisão de primeira instância administrativa, sendo o consumidor orientado a buscar o judiciário para ingressar com uma ação judicial.

O que o Procon não faz?

O Procon não pode entrar na Justiça em casos individuais, isto é, não pode aplicar um processo representando um consumidor. Nestes casos, o que o órgão faz é orientar o cidadão a procurar outros órgãos, como o Juizado Especial Cível, nome oficial do tribunal de pequenas causas.

O que o Procon pode fiscalizar?

A Divisão de Fiscalização do PROCON/AC, regula o cumprimento das legislações consumiristas, juntos aos fornecedores, com objetivo de proteger e defender os consumidores, e manter o princípio da Boa Fé através de uma Política de harmonização nas relações de consumo.



Outras questões

Quais são as florestas tropicais?

Pode tirar nota fiscal no nome de outra pessoa?

Quando o réu revel pode produzir provas?

Quais são os principais cuidados da enfermagem?

O que é a representação processual?

Como combater o transtorno de adaptação?

Como sentimos o gosto eo cheiro dos alimentos?

Quais tipos de pratos podem ir no microondas?

O que pode ser substituído por mal?

É crime ter uma maritaca?

Qual a função do drible no basquete?

Quem faz cateterismo pode erguer peso?

Quanto tempo a candidíase pode durar?

Porque ocorre o desperdício de alimentos?

Como usar o NPK 1010 granulado?

Qual foi a menor temperatura registrada no mundo?

O que misturar com Licor 43?

Qual os signos mais felizes?

O que a Bíblia diz sobre falar mal dos outros?

Quem fez cirurgia de intestino pode comer ovo?

Política de privacidade Sobre nós Contato
Copyright 2024 - todasasrespostas.com