Recomendado para trabalhos que exigem maior resistência do eletrodo, como por exemplo: estruturas rígidas, vasos de pressão, construções navais, aços fundidos, entre outros. Indicado para soldagem em aço comum, baixa liga, aços de difícil soldabilidade e alta resistência.
O Eletrodo Revestido E7018 2,50 mm rutílico com revestimento dimensionado para gerar uma escória fina e de fácil destacamento. Permite a soldagem em todas as posições e principalmente na vertical descendente.
E6013: Trabalhos em serralheria, construções em geral e ponteamentos. E7018: Vasos de pressão, construções navais e off shore, estruturas rígidas e fabricação em geral.
Eletrodo para Solda Elétrica: Tipo E 7018 Nome Comercial: Eletrodo DS 18. Norma de Fabricação – AWS/SFA A5.
O eletrodo 6010 é utilizado para soldas mais profundas, tendo bom desempenho em chapas oxidadas e/ou com resíduos e pode ser utilizado em todas as posições. Indicado para soldagens em tubulações em geral. Aplicado em passe de raiz, passe quente, enchimento e acabamento.
39 curiosidades que você vai gostar
Eletrodo 6010; fabricado principalmente com revestimento celulósico. Produz não apenas um arco uniforme, como também estável. Da mesma forma, com alta penetração. Indicado primordialmente para efetuar soldas de raiz, em vários passes.
Eletrodo E316L-17
Desenvolvido para soldar aços inox AISI 316-316L. Também pode ser utilizado em aços endurecidos ao ar, aços ferríticos, martensíticos, etc. Possui grande resistência à corrosão intergranular, impedindo a precipitação de carbonetos de cromo.
EC 4801 E 7018
Segue Norma AWS A 5.1 E 7018. Características Técnicas (Valores Típicos): Resistência à tração: 530 – 590 Mpa. Alongamento: 27-32%
Em nosso caso, utilizando o exemplo de um eletrodo classificado como E6013, este corresponde a uma resistência mínima à tração de 60.000 psi (cerca de 42Kg / mm2 ou 415 MPa). O terceiro número indica a posição de soldagem. Esta nos permite trabalhar na posição desejada, dependendo da aplicação a ser realizada.
Classificação: E7018. Diâmetro (mm): 4. Comprimento (mm): 350. Amperagem (A): 140-195.
Verde: Sendo o mais barato desta lista, este eletrodo possui 99,50% de Tungstênio por isso é considerado puro.
...
Dourado ou Azul: Como dito anteriormente são os melhores para diversos processos. ... Vermelho: Devido aos baixos níveis de contaminação e desgaste oferece uma ótima abertura de arco em altas correntes.
Ferro fundido: alta resistência e sem fissuras
O eletrodo de ferro fundido possui alma em níquel puro e permite a soldagem deste tipo de metal a frio ou com um nível moderado de pré-aquecimento. Isso é feito quando o metal depositado requer que seja feita usinagem posteriormente.
Para a soldagem do ferro fundido é utilizado eletrodo à base de níquel. A técnica mais usada é a solda a frio, na qual o soldador executa cordões curtos, alternados e martelados. Esse procedimento traz grandes benefícios: Evita o superaquecimento da peça.
Elétrodo (AO-1990 em português europeu: eléctrodo), eletródio ou eletrodo, conhecido comummente por polo, de maneira geral é o terminal utilizado para conectar um circuito elétrico a uma parte metálica ou não metálica ou solução aquosa.
Eletrodo de aço inoxidável baixo carbono, indicado para soldagem ou revestimento principalmente de Aços Inoxidáveis Classificação AISI 304, 308. Excelente desempenho na soldagem apresentando um arco suave de fácil aplicação. A escória é de fácil remoção ou auto-destacável.
O eletrodo de ferro fundido possui alma de níquel puro, permitindo uma soldadura de alta resistência e sem fissuras. O seu uso é indicado em: recuperação de engrenagens e reparo de motores/prensas/tricas de ferros fundidos.
O Eletrodo Revestido E 6013 3,25 mm rutílico com revestimento dimensionado para gerar uma escória fina e de fácil destacamento. Permite a soldagem em todas as posições e principalmente na vertical descendente.
A corrente ajustada para o eletrodo de diâmetro de 2,5 mm deve ser por volta de 60 A.
- revestimento rutílico: são eletrodos com grande quantidade de rutilo (TiO2) no revestimento, gerando uma escória abundante, leve e de fácil remoção.
Qual a amperagem do eletrodo? Estime a amperagem inicial de acordo com o tamanho do eletrodo. Assim que o eletrodo for selecionado, a amperagem correta pode ser estimada a um ampere por milésimo de milésimo de polegada (2,54 cm) de diâmetro do eletrodo. Assim, um eletrodo de 0,63 cm requer 250 amperes.
Eletrodos revestidos para aços carbono consistem de apenas dois elementos principais: a alma metálica, normalmente de aço de baixo carbono, e o revestimento. A alma metálica contém alguns elementos residuais, porém os teores de fósforo e enxofre devem ser muito baixos para evitar fragilização no metal de solda.
O revestimento celulósico contém grandes quantidades de material orgânico, como por exemplo celulose, que, quando decomposta pelo arco, gera quantias consideráveis de gases protetores do metal líquido.
Tipos de soldagem para Aço Inox
O Aço inox pode ser soldado nos três processos de soldagem, Eletrodo Revestido, MIG/MAG e TIG.
Os três processos mais utilizados para a soldagem dos aços inoxidáveis são: SMAW [ER], GTAW [TIG] e GMAW [MIGMAG], embora vários outros sejam utilizados, por ex: arco submerso, plasma, laser. O processo com eletrodo revestido é utilizado em serviços em geral, particularmente no campo e em diferentes posições.
Eletrodo 308L, para soldas em aços inox. AISI 304 e 304 L.
O que aconteceu com a família do Light Yagami?
O que acontece se quebrar a tela do celular?
Quando sonhamos com entes queridos?
Quem realiza o controle difuso de constitucionalidade?
Quais os principais objetivos das políticas públicas na formação de profissionais de nível médio?
Como calcular a porcentagem de uma turma?
Quando surgiu a segurança do paciente?
Como destravar o organismo para emagrecer?
Quantos dias a Vivo bloqueia a linha?
O que realmente hidrata a pele?
Para que serve a pomada Nebacetin precisa de receita médica?
Quais os benefícios da utilização dos paletes na movimentação de materiais?
Qual o tempo máximo de validade de uma guarda provisória?
Quem administra o Facebook no Brasil?