O açafrão é uma planta medicinal, também conhecida como Açafrão-verdadeiro, Açaflor ou Açafreiro, com ação anti-inflamatória que pode ser útil para tratar todas as inflamações do corpo, mas além disso também é muito utilizado para regular a menstruação e soltar o intestino.
Ele consiste no estigma da planta Crocus sativus, que é a parte onde o grão de pólen inicia a germinação do tubo polínico. Cada flor tem apenas três estigmas e, por isso, ele é considerado um tesouro da gastronomia. Estima-se que, para obter 1 kg da especiaria, são necessárias 75 mil flores.
O açafrão e a cúrcuma têm propriedades semelhantes, sendo bastante utilizados por seus efeitos antioxidantes. Em relação ao sabor, ambas as especiarias são muito parecidas, mas enquanto o açafrão tem um sabor mais delicado, a cúrcuma é mais terrosa.
Use o tempero em pó à vontade em sopas, pães, bolos, biscoitos, omeletes, tapiocas, e também em aves, carnes e cozidos, legumes, arroz, feijão, ervilha, etc. A versão em pó também pode ser utilizada em sucos. Por ser um pó, não é bom consumir o açafrão a seco, polvilhado na salada, por exemplo.
Com o que combina: picante, a cúrcuma intensifica o sabor de molhos, carne vermelha, frango, peixes, vários tipos de arroz, sopas e legumes e verduras cozidos. Com o que não combina: mantenha o açafrão longe dos doces. E, em receitas de sabor mais leve, coloque no máximo uma pitadinha, dependendo de suas preferências.
Existem ainda outros benefícios incríveis da Cúrcuma para quem a consome todos os dias da maneira correta. A Cúrcuma também é muito útil para a depressão. Artigos científicos mostram que ela tem efeito antidepressivo e pode ser utilizado como medicação auxiliar para tratar pacientes que sofrem de depressão e ansiedade.
O açafrão contém diversos minerais e vitaminas, com destaque para o potássio, que ajuda a controlar a pressão arterial e previne derrames. Também é fonte de vitaminas C, aliada da imunidade, e vitamina B6, que é benéfica para o cérebro.
Pâmela explica que o açafrão pode ser utilizado como tempero de carnes, peixes, frango. “Também pode ser utilizado em preparações como arroz, sopas, molhos e massas. Ou ainda, pode ser adicionado a sucos naturais.”
Esses são alguns exemplos de receitas caseiras com o açafrão. Vale destacar, porém, que tais receitas não possuem comprovação científica. O ideal é que o consumo e/ou uso do açafrão seja feito sob orientação de um profissional nutricionista ou médico, para evitar surpresas desagradáveis.
De acordo com a nutricionista, o açafrão pode ser combinado com outras ervas secas para ser utilizado como tempero básico no dia a dia. “Algumas sugestões de ervas são: orégano, salsinha desidratada, cebolinha desidratada, alecrim desidratado, alho desidratado”, diz.
Receita simples recomenda por Dr. Andrew Weil – Basta levar 1 xícara de água para ferver e depois misture ¼ colher de chá de açafrão moído ou açafrão fresco ralado. Deixe ferver por 10 minutos e coe antes de beber. Você pode misturar mel ou suco de limão fresco para dar sabor extra.
Como saber o número da unidade consumidora?
Como colocar todas as células do Excel do mesmo Tamanho?
Como saber o número de IP da impressora HP?
Como declarar consórcio contemplado 2020?
Como mudar totalmente meu corpo?
Como consultar notas fiscais emitidas no meu CPF BA?
Como saber qual é o seu número da sorte?
Como conseguir 2 via de certidão de nascimento grátis?
Como ver FPS em todos os jogos?
Como descobrir o número da agência do Banco do Brasil?
Como retornar uma ligação recebida?
Qual roupa usar em festa tropical?
O que vestir no primeiro encontro à noite?
Como se vestir para chamar a atenção de uma mulher?
Qual roupa usar para caminhar no frio?
Como se vestir para trabalhar em uma empresa?
Para que serve o perfume agarradinho?
Como lançar o prejuízo no Lalur?