O cipó-alho tem muitas utilidades. É usado como planta ornamental; na medicina popular é empregado no alívio dos sintomas de doenças como gripe, reumatismo e artrite. Já na culinária, é utilizado pra ressaltar o sabor dos alimentos. E também serve como repelente.
Onde encontrar o Cipó-alho Ele é encontrado em quintais das casas de roça, principalmente na região norte, em casas que vendem produtos naturais, na forma de tinturas e cápsulas e em sites que comercializam mudas e plantas.
Deve ser cultivada sob sol pleno ou meia sombra, em solo fértil, enriquecido com matéria orgânica e irrigado regularmente. Aprecia o calor e a umidade tropicais, mas é capaz de tolerar o frio subtropical, desde que não alcance menos de 0ºC (temperatura de congelamento) e fora do alcance de geadas.
As flores e as folhas, frescas ou secas, a casca e ramos fervidos podem ser usados para substituir o alho. Suas folhas, quando esmagadas, soltam aroma de alho e são usadas na culinária em ensopados, feijão, etc.
É utilizada como planta medicinal. Já era usada tradicionalmente na região ribeirinha do estado de Rondônia para combater escrófulas, gonorreia e para a regulação da menstruação.
Afrodisíaco, antibacteriano, antisséptico, antifúngico, anti-inflamatório, antimicrobiano, aromático, descongestionante, desodorante e emoliente, entre outras propriedades, o chá das folhas de Pau D'Alho é utilizado no combate à gripe e o cozimento das folhas e raspas da madeira é usado para banhar tumores.
Era muito usada pelos negros como arma de vingança contra seus patrões, por isso o nome de "Amansa-senhor". Contra picadas de insetos, colocam-se as folhas ou folhas e galhos imersos em álcool, até que seu sumo seja dissolvido. Aplica-se no local das picadas, imediatamente ao acontecerem.
É utilizada como planta medicinal. Já era usada tradicionalmente na região ribeirinha do estado de Rondônia para combater escrófulas, gonorreia e para a regulação da menstruação.
– Escolher uma planta adulta que tenha um caule bastante comprido. – No início da primavera cortar estacas deste caule com aproximadamente 10 cm de comprimento. – Observar que os cortes deverão ser feitos abaixo dos respectivos nós. Pois, geralmente, em cada nó (ou, axila de cada folha), há uma gema dormente.
Flores e folhas são comestíveis (sabor suave de alho) e podem ser usadas em sopas e saladas.
O alho, tal como referi anteriormente, não é um cultura muito exigente quanto ao tipo de solo, podendo ser plantado em solos pouco férteis e com pouca disponibilidade de azoto. Idealmente, escolha um solo leve e bem drenado . Quanto ao pH, este deve estar idealmente localizado entre 5,5 a 8,3 .
No entanto, se plantar alho branco/roxo no Outono/Inverno irá obter um rendimento bastante superior. A escolha do local apropriado para a sua plantação de alhos é um passo fundamental.
Talvez já tenham ouvido a frase: “se queres um bom alhal, planta-o pelo Natal”. É certo que os dentes de alho produzidos pela altura da Primavera são mais pequenos mas possuem um maior tempo de conservação. No entanto, se plantar alho branco/roxo no Outono/Inverno irá obter um rendimento bastante superior.
Pode sempre optar por escolher semear, mas aconselho sempre a plantar os dentes de alho. Se está com dúvidas de qual o momento certo para plantar, deve ter em mente que existe duas estações para plantar os alhos: a Primavera e o Outono/ínicio do Inverno.
Qual é o objetivo do jogo de boliche?
Como os escudos cristalinos são formados?
Quanto tempo demora a segunda fermentação do kombucha?
Que tipo de roupa combina com cropped?
O que é o sentido longitudinal?
Como aumentar os efeitos da Ritalina?
O que quer dizer Contra Ataca?
É bom passar hidratante no rosto antes de dormir?
O que é concessão em português?
O que precisa ser feito para que a água se torne potável?
Como se escreve conserto de porta?
Como se chama conjunto de roupas?
Como diferenciar carência de gostar?
Qual a diferença entre confete e confeito?