A contração do músculo é iniciada por um impulso neural do nervo motor. O impulso do nervo motor causa a liberação da aceticolina na junção neuromuscular, resultando na despolarização do sarcolema (membrana da célula muscular) das fibras musculares inervadas.
A despolarização de uma célula se refere à saída de repouso (que é de -70 mV na célula de músculo estriado, por exemplo) pela entrada de íons de Na+ na célula. Isso faz com que a célula fique mais positiva e chegue ao umbral (+40 mV na célula de músculo estriado).
A acetilcolina liga-se aos receptores da membrana da fibra muscular, desencadeando um potencial de ação. Nesse momento, os filamentos de actina e miosina se contraem, levando à diminuição do sarcômero e consequentemente provocando a contração muscular. A contração muscular segue a "lei do tudo ou nada".
A despolarização do sarcolema da fibra muscular esquelética se propaga da superfície para o interior da fibra através dos túbulos-T. Junto aos túbulos se encontram as cisternas do retículo sarcoplasmático formando com o túbulo T uma estrutura denominada Tríade.
Na junção neuromuscular o neurotransmissor utilizado é a acetilcolina. A fibra nervosa ramifica-se no final, para formar a placa terminal. ... A ligação de ACh ao receptor pode despolarizar a fibra muscular, causando uma cascata de eventos que eventualmente resulta em contração muscular.
39 curiosidades que você vai gostar
A junção neuromuscular é o local onde uma terminação nervosa se junta ao tecido muscular esquelético. Os sinais de contração muscular são iniciados por substâncias químicas, como o neurotransmissor acetilcolina, que são transferidas da terminação nervosa, ou placa motora terminal, para o músculo.
Liberação de Acetilcolina
Acredita-se que a ACh seja liberada nas placas motoras terminais das junções neuromusculares, em quantidades constantes, ou vesículas. Quando o potencial de ação alcança a terminação nervosa motora, há liberação sincrônica de 100 ou mais vesículas de ACh.
A repolarização é a segunda fase do potencial de ação e ocorre logo em seguida à despolarização. Durante este curtíssimo período, a permeabilidade na membrana celular aos íons sódio retorna ao normal e, simultaneamente, ocorre agora um significativo aumento na permeabilidade aos íons potássio.
Repolarização: A entrada de grande quantidade de Na+ na célula estimula o fechamento dos canais de Na+ e a imediata abertura de canais de K+, ocorrendo à saída de K+. Nesta fase, a bomba de sódio-potássio funciona, transportando ativamente Na+ para o exterior e recolocando K+ no interior da célula.
Como o administrador judicial deverá proceder com o pagamento dos credores do falido?
Quanto tempo durou a escravidão na Europa?
O que acontece no livro Lua Nova?
Como termina o livro do Gênesis?
Quanto tempo demora para ficar definido na calistenia?
Qual a mensagem do filme Orgulho e Preconceito?
Como é feito acupuntura nas costas?
O que acontece no livro Diário de um Banana?
Qual é o poder da Soru Soru no Mi?
O que é a arbitragem no Direito?
Qual o final do livro Por trás de seus olhos?
Quanto custa para aprovar um projeto na prefeitura?
O que fala o retrato de Dorian Gray?
Como se dá o processo de audição?
Quem matou as gêmeas do filme À Espera de um Milagre?
Quanto tempo demora para atualizar o rastreamento do correio?