O paracetamol bloqueia a produção de prostaglandinas, fazendo o corpo menos ciente da dor ou da lesão. É indicado para aliviar dores moderadas e leves, como dores de cabeça, torções e dente.
Cientificamente conhecido como um Anti-Inflamatório Não Esteroidal, o paracetamol é mais comumente definido como um analgésico, que alivia as dores, e um antitérmico, por combater a febre. No Brasil, o paracetamol é um Medicamento Isento de Prescrição (MIP) e, por isso, pode ser comprado na farmácia sem receita médica.
Saiba quem deve evitar o paracetamol
Pacientes com insuficiência renal ou hepática; Etilistas crônicos (pessoas que ingerem grandes quantidades de álcool); Tabagistas (fumantes);
Indicado para alívio temporário de dores leves a moderadas associadas a resfriados comuns, dor de cabeça, dor de dente, dor no corpo, dores musculares, dores leves associadas a artrites, cólicas menstruais e para redução da febre. Uso adulto.
Quando utilizar o Paracetamol
Principais marcas comerciais: Tylenol, Acetamil, Naldecon ou Parador. Deve ser usado para: aliviar dores de cabeça sem causa específica, combater a febre ou reduzir dores não relacionadas com inchaço e inflamação.
30 curiosidades que você vai gostar
Ambas as substâncias são analgésicos eficazes e redutores da febre. O ibuprofeno funciona um pouco mais rápido e tem efeito mais duradouro, além de reduzir inflamações. O paracetamol é comparável em alguns aspectos, mas não tem as mesmas propriedades anti-inflamatórias.
É inegável a eficácia de paracetamol como analgésico e antitérmico. Considera-se um mito a idéia de que dipirona supere os efeitos de outros fármacos – ácido acetilsalicílico, paracetamol e ibuprofeno – nas mesmas indicações (ver Uso Racional de Medicamentos: temas selecionados de número 9, em 2004).
paracetamol 750 mg: 1 comprimido, 3 a 5 vezes ao dia. Não exceder 5 comprimidos, em doses fracionadas, em um período de 24 horas. Advertências: o paracetamol não deve ser administrado por mais de 10 dias para dor ou para febre por mais de 3 dias.
Reação anafilática, hipersensibilidade, ansiedade, euforia, dor de cabeça, hiperatividade psicomotora, arritmia, palpitações, taquicardia, dor abdominal, diarreia, vômitos, angioedema, prurido, erupção cutânea, erupções com prurido, urticaria, disúria, retenção urinária, aumento na pressão sanguínea.
Quem foi a mulher que participou da maratona em 1896?
Quanto tempo uma pessoa demora para aprender a ler?
Quanto vale 1.000 pontos na SHEIN?
Qual o número de Operação da Caixa?
Quanto tempo vale o certificado de um curso?
Quais são os riscos considerados ambientais pela NR 9?
Qual o nome do alfabeto que usamos?
Como recorrer do cumprimento de sentença?
Quanto tempo demora para cair um depósito na caixa Econômica?
Pode deixar a rosa do deserto no sol?
Pode colocar o barril da Heineken no freezer?
Por que o ser humano é curioso?