A mirra era usada pelos antigos egípcios no processo de embalsamar suas múmias e, entre os judeus, era conhecida como um unguento. Gregos e romanos a utilizaram como remédio em feridas e infecções, o que já dá uma pista de seu valor terapêutico.
A mirra é uma planta medicinal da espécie Commiphora myrrha, também conhecida como mirra-arábica, que possui propriedades anti-sépticas, antimicrobianas, anti-inflamatórias, anestésica e adstringentes, podendo ser usada para dor de garganta, inflamação na gengiva, para infecções de pele, acne ou para rejuvenescimento ...
Mirra: composto usado no embalsamamento, fazia referência ao sacrifício de Cristo e a sua ressurreição. Ouro: representava a realeza de Jesus Cristo, ressaltando o fato que ele era o rei dos judeus. Incenso: usado nos templos, era um presente exclusivo aos sacerdotes, reforçando, assim, a divindade de Cristo.
Método de extração Obtém-se a mirra por exsudação (natural ou por incisão manual) da casca da árvore de mirra. O líquido obtido, esbranquiçado e espesso é colorido através da oxidação para se tornar marrom. Em seguida, obtém-se uma essência através da destilação com vapor d água.
A mirra pode ser utilizada como descongestionante e adstringente. Ela também funciona no processo de cura de feridas, pois tem propriedades antissépticas. Entre os benefícios creditados à planta estão ainda o efeito revigorante e o auxílio no tratamento de problemas de saúde pulmonar, por eliminar excesso de muco.
45 curiosidades que você vai gostar
O uso religioso da mirra também está presente em rituais de Umbanda e em missas, visto que a planta representa o amor e a força. Uma ilustração da segunda dessas qualidades está na forma como a mirra deve ser extraída do solo: com golpes brutais na casca da árvore.
Como usar o óleo de mirra
Você pode aplicá-lo na pele, usar em compressas ou fazer inalação com o auxílio de um destilador de óleos essenciais. É possível ingerir o óleo de mirra na sua forma in natura, ou seja, sem que tenha passado por processamentos. Ele vai bem em saladas ou em pratos frios.
O aroma da mirra: o cheiro é quente, apimentado e amargo, com notas esfumaçadas e almiscaradas. Propriedades terapêuticas da mirra: anti-séptica, antiinflamatória, antibacteriana e antifungos, descongestinante, adstringente; cura feridas, estimula a menstruação.
A mirra (Commiphora myrrha) é uma árvore espinhosa, de folhas caducas, que pode atingir 5 metros de altura, com flores vermelho-amarelo, e frutos pontiagudos. É nativa do nordeste da África (Somália e partes orientais da Etiópia) encontra-se também no Israel e Médio Oriente, Índia e Tailândia.
Qual o feriado do Dia 18 de outubro?
É verdade que o Qatar é o país mais rico do mundo?
O que aconteceu durante a primeira metade do século XX?
Como funciona repelente creme?
Quantos são os fundamentos da excelência?
Qual o valor da guia de desarquivamento TJSP?
Qual a multa por criar passarinho?
Como copiar formatação de tabela no Excel?
Quais os benefícios de um sargento temporário do Exército?
Por que o floema é chamado de tecido complexo?
Quantos watts tem uma geladeira Consul Frost Free?
Qual a melhor forma de guardar alimentos na geladeira?