O bambu pode ser utilizado em áreas externas para sombreamento, quebra vento, proteção contra a erosão e drenagem. Em áreas internas este material geralmente é usada na decoração, seja como revestimento de paredes ou artesanatos. Mas o bambu também pode servir como estruturas para pilares, vigas e telhados.
Mas também se pode usar o bambu de diversas maneiras, como em móveis, pisos, revestimentos, proteção contra a erosão, abrigo de vida animal, tubo para condução de água, drenagem e aplicações em utensílios de decoração. Além disso, com o bambu podem ser fabricados papel, tecidos e até combustível.
As espécies de bambu mais indicadas para o uso estrutural na construção civil são: Taquaruço, Dendrocalamus e Phyllostachys pubescens.
Bambu-verde-amarelo chega a ser tão resistente quanto o concreto | Flora | G1.
O bambu pode ser utilizado em áreas externas para sombreamento, quebra vento, proteção contra a erosão e drenagem. Em áreas internas este material geralmente é usada na decoração, seja como revestimento de paredes ou artesanatos. Mas o bambu também pode servir como estruturas para pilares, vigas e telhados.
45 curiosidades que você vai gostar
Você também pode usar os bambus para fazer objetos como cestos, quadros, luminárias, bancos, apoios, vasos e etc. Se você procura decorar um ambiente de forma funcional, pode escolher cortinas de bambu. O ideal é que sejam usadas apenas suas tiras, em forma de persiana, assim a cortina cai muito melhor da decoração.
Outra ideia simples para fazer artesanato em bambu, é transformar o material em porta guardanapo de tecido. Os bambus mais fininhos podem ser cortados e lixados, e depois é só usar o item para compor a mesa e dar um toque de natureza na decoração.
Fazendo a medição de 10 cm a partir do primeiro bambu na horizontal, coloque um outro bambu de forma paralela a ele. Agora você deve amarrar este bambu, mas neste você deve prendê-lo intercalando nos bambus da vertical. Repita novamente o processo para fixar os bambus restantes. Faça sempre alternando as amarrações.
Qual a durabilidade de uma cerca de bambu? Segundo profissionais da área ambiental, a vida útil do bambu “in natura” , dependendo das condições de armazenamento e exposição pode chegar a 15 anos.
Em Vaso. Algumas espécies de bambu de jardim podem ser colocadas em vasos, dos pequenos aos maiores. Eles podem ser expostos tanto em jardins externos quanto em jardins de inverno e até em mesas de ambientes internos, que estão super em alta e combinam com o ar intimista proporcionado pelos bambus.
O bambu pode ser cortado com precisão usando-se uma serra fina para madeira ou metal. Como ele é um material fibroso, tome cuidado ao final do corte para evitar rachaduras. Vá devagar no final. Use uma faca relativamente afiada.
O pergolado de bambu simples pode durar até 15 anos. Mas esse tempo vai depender da espécie do bambu utilizado no projeto, armazenamento e manutenção. O ideal é investir em bambus com pouco amido, para evitar que o material apodreça rapidamente.
Como fazerPara iniciar, corte os bambus no tamanho desejado para que fiquem proporcionais ao espaço disponível;Meça a distância das peças de bambu para que fiquem uniformes;Faça amarrações com a linha no encontro das peças em bambu, formando um quadriculado;
Bastante resistente, o bambu é muito versátil para enfeitar seu jardim, pois serve como cerca viva, suporte para jardim vertical, cobertura, e ainda, servir como divisórias. Existem alguns tipos de bambus que podem ser usados para enfeitar seu jardim.
Depois de cinco anos as raízes atingem dezenas de metros e o broto começa a se projetar para fora da superfície. Ai em pouco tempo, cresce vertiginosamente e atinge a altura de 25 metros.
Bambu para Jardim e Cerca VivaBambu Barriga-de-Buda (Ventricosa) ... Bambu Negro (Phyllostachys) ... Bambu Múltiplas Folhas (Multiplex) ... Bambu da Sorte (Dracena sanderiana) ... Bambu Mossô (Phyllostachys Pubescens) ... Bambu Imperial (Vulgaris) ... Bambu Gigante (Dendrocalamus giganteus) ... Cadeiras e Mesas de Bambu.
Telhados desse tipo podem durar 100 anos.
Com o caule cortado é hora de lavá-lo com esponja e sabão e depois deixar secá-lo à sombra por uns 30 dias. Após isso é que se pode começar o tratamento. Como há dois tipos de bambu, há um processo para cada um.
Regas: o bambu precisa de solo úmido, mas não encharcado. Então, a rega deve ser intervalada. Prefira água filtrada ou mineral, já que a da torneira pode enfraquecê-la. Poda: quando as folhas começarem a crescer ou estiverem danificadas, pode-as com uma pequena tesoura, até deixar a planta com uma estética harmonizada.
Deve-se fazer um furo central no colmo para que ele seja preenchido com água, em seguida o mesmo deve ser enterrado de modo que o orifício fique descoberto, assim, sempre que necessário ele pode ser regado novamente, até que produza brotos e raízes.
Quais são os três tipos de perícia?
Quais são os 4 principais fatores que influenciam a demanda?
Como pode ser classificada a condução de bola?
Como é classificado o bloqueio?
Tem como parcelar débitos do veículo?
Como fazer parar de vazar água no vaso?
Como regularizar pendências no Cadin?
O que é uma unidade de terapia intensiva?
O que faz o mini índice subir e descer?
Quais são os três tipos de arremessos no handebol?
Como parcelar IPVA na dívida ativa?
Como testar a bobina do motor?
Como se calcula o IMC é como é a sua classificação?
Como se livrar de um amor que te faz sofrer?
Como ver meu cadastro na Previdência Social?