Ouça em voz altaPausarSede do Sindiônibus de segunda à sexta de 8h às 16h45, nos terminais Siqueira e Papicu de segunda à sexta de 8h às 17h; no Vapt-Vupt da Messejana e Ant. Bezerra de segunda à sexta de 8h às 17h; Shoppings Riomar Kennedy e Aldeota (por agendamento pelo site da Etufor); posto de Caucaia de segunda a sexta das 8h às 17h.
Ouça em voz altaPausarPara requerer o benefício é necessário procurar um Centro de Referência da Assistência Social (Cras) levando RG, CPF, comprovantes de renda e residência no caso do idoso; para a pessoa deficiente, além dos documentos citados acima é requerido os documentos dos responsáveis em caso de ser menor de idade, exame de ...
Ouça em voz altaPausarA gratuidade continua para quem tem 65 anos ou mais, como determina o Estatuto do Idoso. O prazo de envio dos novos cartões pelos Correios é de até dez dias, sem custo a quem solicitar. Também é possível retirar gratuitamente o bilhete nos postos de atendimento da SPTrans.
65 anos
Ouça em voz altaPausar- Idosos maiores de 65 anos: acesso gratuito no transporte coletivo, com apresentação de documento pessoal com foto comprovando a idade.
Para isso, procure o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) aqui da cidade de Fortaleza – CE. Feito o cadastro, o próprio CRAS irá solicitar a carteira através do sistema Carteira do Idoso. Porém, caso você já tenha se cadastrado no CadÚnico, o CRAS irá solicitar sua carteiro através no NIS já existente no sistema.
Onde tirar meu cartão? É importante dizer que esse cartão do idoso (criado em 2003) dará o direito de passagens interestaduais de graça ou ao menos com desconto nos transportes rodoviário, ferroviário e aquaviário e virá com informações de identificação do beneficiário, como por exemplo: Número de Identificação Social (NIS).
A Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) disponibiliza a gratuidade para os idosos maiores de 65 anos. Para emitir o cartão, o idoso deve dirigir-se ao Sindiônibus, munido dos seguintes documentos: CPF, comprovante de residência e RG original.
De acordo com o site do governo federal, a carteira do idoso dá o direito à gratuidade ou pelo menos 50% de desconto em todas as modalidades de transporte, seja por meio ferroviário, rodoviário ou aquaviário.