Serra do Mar é uma cadeia montanhosa do relevo brasileiro que se estende por aproximadamente 1 500 km, ao longo do litoral leste/sul, indo desde o estado do Rio de Janeiro até o norte do estado do Rio Grande do Sul.
Suas nascentes estão na Serra do Mar formam inicialmente os rios Atuba e Iraí. No encontro das águas destes rios, no limite de Curitiba com São José dos Pinhais, nasce o Iguaçu. O marco zero está localizado embaixo da ponte da BR-277, no trecho que liga a capital às praias.
- Principais cidades por onde passa: Pinhão, Saudade do Iguaçu, Quedas do Iguaçu, São Jorge d Oeste, Capitão Leônidas Marques, Capanema e Mangueirinha.
Cada trecho é associado a uma superfície de drenagem denominada ottobacia, à qual é atribuída a codificação de bacias de Otto Pfafstetter.
Cinco usinas hidrelétricas foram construídas no trecho, ocupando praticamente metade da extensão total do rio. Juntas, elas têm uma capacidade instalada de 6.644 megawatts, que garantem 6,54% da produção de energia do país.
15 curiosidades que você vai gostar
Já as principais subdivisões são: Aguapeí Peixe, Grande, Iguaçu, Ivaí, Paranaíba, Paranapanema, Piquiri, Tietê, Bacias de contribuição ao reservatório Itaipu, Afluentes da Margem direita do Rio Paraná.
Os municípios de Foz do Iguaçu e de Santa Terezinha de Itaipu ocupam a porção oeste do Terceiro Planalto Paranaense, onde predominam vertentes levemente onduladas, convexas amplas, sendo a superfície convexa controlada por rastejamento difuso e voltadas predominantemente para o sudoeste, na confluência dos dois maiores ...
Devido ás elevadas altitudes na porção ocidental da América do Sul, os rios brasileiros vão todos desaguar no Oceano Atlântico. Mesmo os que correm para oeste fazem a curva ou desaguam em outro rio que irá em direção ao oceano.
O rio Iguaçu está fortemente poluído no troço que atravessa a região metropolitana de Curitiba, pois recebe o lixo doméstico de cerca de 3 milhões de habitantes, razão pela qual, ao deixar Curitiba, é um rio praticamente morto, de cor escura, com cheiro a ácido sulfídrico e transportando toda a espécie de detritos.
A poluição, de acordo com especialistas, está concentrada na Região Metropolitana de Curitiba (RMC) e é fruto da captação e do tratamento deficientes do esgoto, situação agravada pela negligência de municípios da região e da própria população.
Ele destaca que, além de garantir a sobrevivência de todas as espécies e dar suporte às mais diversas atividades, as 16 bacias hidrográficas do Paraná, que somam 196 mil quilômetros quadrados de extensão, são também recursos naturais de grande potencial turístico.
A região é subdividida em seis unidades hidrográficas principais: Grande, Iguaçu, Paranaíba, Paranapanema, Paraná e Tietê.
Ocupando uma área de aproximadamente 880 mil quilômetros quadrados, a região hidrográfica do Paraná abrange porções dos territórios dos estados de Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e Goiás, além do Distrito Federal.
Usina Hidrelétrica de Salto Santiago,entre os municípios de Saudade do Iguaçu e Rio Bonito do Iguaçu, capacidade de geração de energia de 1 332 000 KW; Usina Hidrelétrica de Salto Osório, entre os municípios de Quedas do Iguaçu e São Jorge d Oeste, capacidade de geração de energia de 1 050 000 KW.
Usina Hidrelétrica de Itaipu (em castelhano: Itaipú, em guarani: Itaipu) é uma hidrelétrica binacional localizada no Rio Paraná, na fronteira entre o Brasil e o Paraguai. A barragem foi construída pelos dois países entre 1975 e 1982.
Menu Energia
O rio Paraná, em sua parte alta, separa os estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul. Até sua incursão em território argentino, quatro usinas hidrelétricas - Jupiá, Ilha Solteira, Porto Primavera e Itaipu - barram seu curso.
O Rio Iguaçu possui 6 rios principais como afluentes: rio Negro, rio Jordão, rio Chopin, rio Belém, rio Água Verde e rio Ivo. Sua extensão de 1.320 km do rio Iguaçu percorre ao oeste do estado, desaguando no rio Paraná.
É quase impossível falarmos sobre o rio Iguaçu e rio Paraná, tão importantes para a cidade de Foz do Iguaçu, sem nos lembrarmos dos pontos turísticos que eles criam ao seu redor. Você, com certeza já ouviu falar e visitou algum deles, se não, os dois!
Foz: é o local onde uma corrente de água, como um rio, deságua. Sendo assim, um rio pode ter como foz outro rio, um grande lago, uma lagoa, um mar ou o oceano; Afluente: é o curso d água que deságua em um rio principal ou em um lago.
Qual parte da alcatra é mais macia?
Porque as mãos e os pés ficam gelados?
Como fazer para perder 12 kilos?
Quais as ideias de Sigmund Freud?
Para que serve o ágar manitol?
Quando os judeus passaram a falar aramaico?
Qual o objetivo da garrafa da calma?
Qual é o dia do Arcanjo Miguel?
O que são formas de provimento de cargo público?
Quanto tempo demora para o cabelo crescer 24 cm?
Quem se enquadra na nova lei da aposentadoria?
Qual era o objetivo do Neoconcretismo?
Qual o melhor tipo de vitamina B12?
Qual a importância do ensaio gestante?
O que causa problemas de circulação nas pernas?