As crenças dos povos iorubás estavam fundamentadas em um modelo animista da religiosidade, dotando de espírito - e intencionalidade - uma série de forças da natureza diversas.
Numerosos reinos de diversos tamanhos organizavam-se em torno de um único rei, o obá. As cidades eram muito povoadas. No século XVII, a cidade de Oyo deu origem ao maior dos reinos iorubas e Ile-Ife tornou-se uma cidade de forte significado religioso, pois, segundo a mitologia ioruba, foi o centro da criação do mundo.
Os iorubas cultuam os orixás. ... Os iorubas também marcaram sua influência na culinária brasileira, com o acarajé, por exemplo, na música, com os atabaques, e na língua, com palavras como "axé" e "olodum".
Como o modelo de cidade iorubá foi organizada em quarteirões residenciais, geralmente tendo como base o clã, cada quarteirão, então, tem seu chefe/obá. Na atualidade, devido ao grande número de bairros urbanos, cada representante de clã não poderia ter um lugar no Conselho de Estado.
A religião iorubá cruzou o atlântico durante o período colonial e de escravização por parte dos europeus e influenciou religiões como a Santería, em Cuba, e o Candomblé, no Brasil. Um aspecto fundamental da religião é o Sistema de Ifá, o oráculo que determina todas as ações dos iorubás, do casamento a atividades cotidianas.
Cada nação indígena possuía crenças e rituais religiosos diferenciados. Porém, todas as tribos acreditavam nas forças da natureza e nos espíritos dos antepassados. Para estes deuses e espíritos, faziam rituais, cerimônias e festas. O pajé era o responsável por transmitir estes conhecimentos aos habitantes da tribo.
Nos poemas maiores, os Iremoje e os Ijala, estão preservados os elementos mais significativos da trajetória mitológica deste povo. O cosmo iorubá é arquitetado em uma estrutura quádrupla, daí os sacerdotes serem também enquadrados em categorias que correspondem a esta visão de mundo.
Há algumas variantes do mito da criação iorubá, mas, de uma forma geral, há três principais raízes mitológicas, que ainda diferenciam-se em detalhes, mas que mantêm uma linha central. Em algumas, Obàtálá é o criador, não só do mundo, como também da humanidade, criando simultaneamente, no òrun (mundo espiritual) e no ayé (mundo material).
O que acontece se o peão chega no final do tabuleiro?
Como o setor da saúde controla os fatores ambientais?
Onde foi gravado a série Spartacus?
Como foram gravadas as cenas de Salve-se quem puder na pandemia?
Para qual faixa etária o voleibol foi criado?
Como foi o governo de Oliver Cromwell na Inglaterra?
Como foi influenciada em sua formação por uma variedade de povos que habitavam a Península Itálica?
Quem é João Amoedo de verdade?
Como montar jogo adivinha quem?
Qual é a função do relé auxiliar?
Qual tinta para pintar grade de fogão?