Por meio do uso do sensoriamento remoto é possível identificar padrões dos alvos de interesse, como os diferentes tipos de vegetação, a presença de corpos d'água, solo exposto, área urbana, dentre outros.
O sensoriamento remoto é uma técnica que vem ganhando novos mercados e aplicações nos últimos anos. ... Esta técnica é capaz de revelar dados geográficos e até mesmo históricos de espaços naturais, como por exemplo, a distribuição das áreas florestais e o avanço do desmatamento em determinada região.
Imagens do satélite Landsat têm sido a principal fonte de dados para monitorar o avanço do desmatamento da região, por meio do Programa de Monitoramento do Desmatamento na Amazônia Legal (Prodes) (2) – www.obt.Inpe.br/prodes – que tem estimado a taxa anual de desmatamento na Região (Figura 1).
Monitoramento e Distribuições das Áreas Florestais Para as áreas florestais o Sensoriamento Remoto pode ser utilizado na análise de dados referentes a distribuição das áreas florestais, no avanço de atividades de desflorestamento, para cálculo de volumes, identificação de espécies etc.
Try watching this video on www.youtube.com, or enable JavaScript if it is disabled in your browser.
Por meio das imagens do satélite RapidEye, é possível criar um mapeamento dos corpos de água da região, resultando em informações úteis tanto para o gerenciamento dos recursos naturais como para a definição de Áreas de Preservação Permanente.
Imagens de satélite mostram claramente a extensão do desmatamento ao longo do tempo. Grandes áreas de floresta são desmatadas até 2004, quando ocorre uma redução significativa após uma série de políticas e medidas de repressão à pecuária ilegal.
A importância do sensoriamento remoto nos dias de hoje é que por meio de recursos óptico-eletrônicos permite que haja a coleta de dados sobre a superfície terrestre sem a necessidade de um aparato que entre em contato com o solo.
Imagens de satélite mostram claramente a extensão do desmatamento ao longo do tempo. Grandes áreas de floresta são desmatadas até 2004, quando ocorre uma redução significativa após uma série de políticas e medidas de repressão à pecuária ilegal.
O monitoramento é fundamental para que seja possível comunicar e reportar os resultados da restauração. Além disso, é essencial para garantir que produtores e pessoas no campo sejam reconhecidos pelo importante trabalho que fazem em prol da sustentabilidade no Brasil.
Independentemente do caráter acadêmico das atividades vinculadas ao uso das técnicas de sensoriamento remoto (muitos dos trabalhos eram fruto de dissertações de mestrado ou teses de doutorado), nesta época também começaram a surgir as primeiras empresas voltadas à aplicação dessa tecnologia para atender a demandas de mercado.
O campo de sensoriamento remoto representa a convergência de conhecimento derivado de duas grandes linhas de pesquisa.
Atualmente o Brasil está envolvido no projeto de mais duas missões de sensoriamento remoto de recursos terrestres: a missão SSR (Satélite de Sensoriamento Remoto) e a missão SABIA3(Satélite Argentino-Brasileiro de Informações sobre Água, Alimento e Ambiente).
Introdução ao Sensoriamento Remoto 4 participantes na interpretação visual de imagens multiespectrais e informar sobre as principais possibilidades de aplicação das técnicas de Sensoriamento Remoto. 1.1 Um breve histórico sobre o sensoriamento semoto
Como fazer aromatizador de ambiente caseiro simples?
O que fazer quando o Motorola trava na Logo?
Qual o limite para tomada de preços?
Como é formada a consciência social?
Como colocar no currículo o grau de escolaridade?
O que aconteceu na era Mesozoica?
Qual a finalidade do curso lato sensu?
Porque Harry Potter consegue falar com cobras?
Como aliviar dor no bico da mama ao amamentar?
Onde o custo de vida é mais barato no Brasil?
Quantas calorias tem 100g de beterraba cozido?
O que é primordial em um relacionamento?
Qual melhor vinho para tomar sem acompanhamento?
Qual o melhor adubo para florir?
Quando usar CST de PIS e Cofins?