As células de Langerhans são células apresentadoras de antígeno profissionais que se localizam preferencialmente na epiderme e constituem em torno de 3% de todas as células epidérmicas (BABI, 1998).
As células de Langerhans (CL) são um tipo de células dendríticas, realizando a função de células apresentadoras de antígenos encontradas em tecidos linfóides e não linfóides. Nesses últimos, são especializados na defesa e processamento de antígenos estranhos1.
As células de Merkel são encontradas principalmente na base da camada superior da pele (epiderme). Essas células estão próximas das terminações nervosas da pele. Eles ajudam a sentir o toque leve, o que permite, por exemplo, sentir os detalhes da superfície de um objeto.
Células de Langerhans: São encontradas em todas as camadas da epiderme, participam da proteção da pele, pois apresentam capacidade de fagocitose e de ativar os linfócitos T. Podemos dizer que são células de defesa.
A histiocitose de células de Langerhans é caracterizada por um distúrbio do sistema reticuloendotelial com proliferação de um tipo específico de células apresentadoras de antígenos, imaturas, as células dendríticas, associadas ou não à reação inflamatória de eosinófilos, neutrófilos e células mononucleares, que ...
22 curiosidades que você vai gostar
Os sinais e sintomas indicativos da histiocitose podem variar de acordo com o local em que há maior presença de histiócitos.
...
Dessa forma, os principais sintomas são:Tosse;Febre;Perda de peso sem causa aparente;Dificuldade para respirar;Cansaço excessivo;Anemia;Maior risco de infecções;Problemas de coagulação;
A histiocitose de células de Langerhans é uma doença rara (incidência de dois a cinco casos em um milhão)(1), caracterizada pela proliferação de células de Langerhans(2), que acomete mais comumente crianças de um a três anos de idade do sexo masculino(1). A etiologia da doença continua incerta.
A hipoderme confere à pele proteção mecânica (amortecedor de traumas), termogênese (isolante térmico), armazenamento de energia (depósito de calorias) e função endócrina (conversão periférica de hormônios sexuais). Estão presentes nesta camada, além de adipócitos, vasos sanguíneos, vasos linfáticos e nervos.
O sistema tegumentar é formado pela pele e por seus anexos. Ele atua para evitar a perda de água, impedir a entrada de micro-organismos, garantir a proteção contra a radiação ultravioleta, proporcionar a percepção sensorial, além de estar relacionado com a termorregulação e a secreção de substâncias como suor e sebo.
A pele e suas funçõesA pele é composta por três camadas : Epiderme. ... As funções básicas da pela são cinco : Excretora. ... Função Excretora. ... Função Protetora. ... Factores específicos da substância : ... Factores específicos da pele : ... Função de Relação. ... Função Termorreguladora.
Podem ser encontradas na camadas basais da epiderme logo à superfície da membrana basal e associam-se a elevações com forma arredondada de epiderme espessa na pele pilosa.
As células de Merkel se localizam na camada basal da epiderme, estão associadas aos mecanorreceptores locais e têm função neuroendócrina pouco compreendida. Integram o sistema neuroendócrino-imuno-cutâneo (N.I.C.S.). Com o uso de novos marcadores imunohistoquímicos, houve aumento no número de casos relatados.
Os discos de Merkel são especializados na captação de estímulos táteis e também de pressão.
O macrófago é uma importante célula do sistema imunitário, proveniente da linhagem mieloide do sistema hematopoiético, tendo como percursor o monócito. Tem capacidade fagocítica estando envolvida na eliminação de células/partículas estranhas ao organismo.
Células dendríticas
- Expressam receptores que reconhecem moléculas produzidas pelos microrganismos e respondem com a produção de citocinas; - Em resposta a ativação por patógenos tornam-se móveis, migram para os ganglios linfáticos e apresentam os antígenos aos linfócitos T.
As ilhotas de Langerhans são microórgãos localizados no pâncreas, onde são vistos como grupos arredondados de células, incrustadas no tecido pancreático endócrino. Estas células foram descobertas por um cientista alemão no ano de 1896, chamado Paul Langerhans, originando daí seu nome.
O sistema tegumentar é composto das seguintes partes:Pele.Apêndices cutâneos. Pelos. Unhas. Glândulas sudoríparas. Glândulas sebáceas.Tecido subcutâneo e fáscia profunda.Junções mucocutâneas.Glândulas mamárias.
O sistema tegumentar é composto por pele e anexos (pelos, unhas, glândulas sudoríparas, sebáceas e mamárias). A pele é formada por epiderme e derme, suas porções epitelial (originária do ectoderma) e conjuntiva (originária do mesoderma), respectivamente.
As glândulas sebáceas produzem uma secreção, denominada de sebo, que é rica em lipídios, tais como os triglicerídeos, ácidos graxos e colesterol. É essa substância que garante a lubrificação da pele, evita o ressecamento de pelos e impede a perda de água de maneira excessiva.
A pele consiste em três camadas: epiderme, derme e hipoderme (subcutânea). A epiderme é a camada externa da pele que podemos ver e tocar, ela nos protege das toxinas, bactérias e da perda de líquidos. Ela é formada por cinco sub-camadas de células chamadas queratinócitos.
A hipoderme apresenta importante funções para o organismo, das quais destacam-se: Reserva de energia: o tecido adiposo armazena energia que pode ser utilizada pelo corpo em momentos de necessidade. ... Por exemplo, uma camada de tecido adiposo protege o corpo contra o frio. Esse processo é conhecido por termorregulação.
Hipoderme: Também chamado de tecido subcutâneo, é formado por tecido conjuntivo frouxo. É a camada responsável pelo deslizamento da pele sobre estruturas na qual se apóia.
A histoplasmose é causada por fungos dimórficos da espécie Histoplasma capsulatum. Os indivíduos geralmente adquirem a infecção pela inalação (entrada) de partículas infectantes do fungo decorrente do manuseio do solo, frutas secas e cereais e nas árvores.
A histiocitose pulmonar de células de Langerhans (HPCL) é uma doença pulmonar intersticial incomum, de etiologia desconhecida, que acomete adultos jovens, na maioria das vezes tabagistas, resultando em significativa deterioração pulmonar.
Proliferação histiocitária nos gânglios linfáticos e sistema hematopoiético. Doença de Niemann-Pick. Doença com algumas semelhanças com a leucemia aguda e caracterizada pela proliferação neoplásica sistémica, invasiva e progressiva de células com as cacterísticas dos histiócitos atípicos.
Quanto ganha Casimiro Twitch vazamento?
Como transformar uma multa em advertência sp?
Qual é a melhor altura do travesseiro?
Quais os times que estão na semifinal da Copa do Brasil?
Qual o pH ideal para decantar a piscina?
Como fazer a aceleração de hardware?
Como voltar à versão anterior de um arquivo?
Quais são as três joias do budismo?
Quando devo troca a correia do alternador?
Qual a função de cada parte da folha composta?
Quais as três maiores lagoas do Brasil?
O que é desenvolvimento floral?
Como tomar fluoxetina para dormir?
Porque as correntes marinhas frias podem gerar desertos e favorecer a pesca?
Quais são os patrimônios naturais de Salvador?
Quais vidrarias são menos exatas?
Qual a melhor arma de pressão?
Quantos gravaram a música do Raul Seixas?