Feijão, linhaça, lentilha, arroz, farinha de mandioca, trigo, centeio, côco ralado, amêndoas, cacau em pó e seus amigos devem ser guardados em lugar seco, fresco (longe do calor do fogão e microondas) e no escuro. Se forem comprados a granel, guarde-os em vidros bem fechados.
Armazene o arroz cru em um pote de vidro hermético A primeira coisa que você precisa fazer é armazenar o arroz cru em um pote de vidro hermético. Esse tipo de recipiente garante um bom isolamento, evitando a invasão de possíveis insetos e sujeiras.
Uma dúvida recorrente é se, ao guardarmos a farinha na geladeira ou no freezer é possível assar algo depois com ela. E a resposta é sim!
Farinha de trigo sarraceno
Farinha de trigo sarraceno Com isso, pode ser utilizado nas suas receitas de pães, bolos, sopas, salgados, tortas e como substituto do arroz.
O ideal é um recipiente que tenha uma tampa que feche bem já que a farinha precisa estar longe da umidade. Um recipiente assim também funciona como uma barreira de proteção contra odores de outros alimentos que possam estar em seu armário.
Se você quiser uma farinha bem fininha, basta batê-la no liquidificador aos poucos e pronto. Aí é só armazenar em um pote de vidro (não precisa ser em geladeira) por até 3 meses.
Para períodos mais longos de necessidades e onde for permitido, faça gradualmente uma reserva de alimentos que durem por muito tempo e que possam ser usados para sobreviver, tais como trigo, arroz branco e feijão. Esses itens podem durar 30 anos ou mais quando devidamente embalados e armazenados em lugar fresco e seco.
Para longos períodos de armazenamento, ele deve ser guardado em uma geladeira ou congelador.
O ideal é que logo após abrir o pacote de farinha você a coloque dentro de um saco zip (para evitar a umidade) e leve ao freezer por cerca de 48 horas (dois dias) para que o frio mate os microrganismos que podem estar na farinha.
A farinha de mandioca deve ser guardada em ambiente seco, fresco e arejado. No estabelecimento comercial, deve permanecer sobre estrados, evitando o contato direto com o piso, e distante de paredes. Quando adequadamente embalada e armazenada pode ser conservada por até seis meses.
Embora possa ser comprada já pronta, esta farinha também pode ser facilmente feita em casa utilizando arroz em grão. Para isso deve-se: Colocar 500 gramas de arroz num liquidificador, processador de comida ou moedor de café; Repetir os dois passos com o resto do arroz até ter a quantidade necessária.
Devido a todos estes benefícios, o uso de farinha de arroz ajuda a prevenir o surgimento de várias doenças como diverticulite, diabetes tipo 2, prisão de ventre e outros tipos de doenças do cólon. Estes benefícios também são superiores nas farinhas preparadas com arroz integral, pois possuem maior quantidade de fibras na sua composição.
A farinha de arroz pode ser encontrada em alguns supermercados e lojas de produtos naturais, sendo mais comum em lojas de produtos asiáticos, uma vez que é utilizada muito frequentemente em países como o Japão, a China ou a Índia.
Assim, para fazer farinha integral deve-se utilizar o grão de arroz integral, enquanto que para preparar a farinha comum se deve usar o grão branco. A farinha de arroz pode ser usada em quase todas as receitas do dia-a-dia, sendo um ótimo substituto da farinha de trigo para preparar pratos sem glúten. Algumas ideias são:
O que foi o Repartimiento e como ele funcionava?
O que é átomos e como funciona?
O que veio primeiro a terra ou o sol?
Como era a Igreja Católica na Idade Média?
Como foi descoberta a tipagem sanguínea?
Como funcionam os sensores de nível Ultrassonicos?
Como o ouro de aluvião foi explorado?
Como funcionava Os telefones antigos?
Como surgiu a Constituição Federal de 1988?
Como funciona o futebol de areia?
Como funciona o sistema Semi-presencial em cursos?
Como foi a descoberta do paracetamol?
Qual o tamanho da Esfinge de Gizé?
Como funcionava a hierarquia social dos povos Pré-colombianos?
O que deu origem a Pastoral da Criança?
Como funcionava a economia açucareira no Brasil colonial?
Como são feitas as construções em Dubai?
Qual a importância da descoberta dos Manuscritos do Mar Morto?