Piretroides e DDTs retardam o fechamento dos canais de sódio após a condução do potencial de ação, re-estimulando as células nervosas e levando o inseto à morte por hiper-excitação. ... Piretroides são pouco tóxicos para mamíferos, e embora altamente tóxicos para peixes, apresentam baixo potencial de bioacumulação.
sistema nervoso
Mas, quando as moléculas de inseticidas piretroides entram em contato com o sistema nervoso do inseto, elas fazem com que os canais axônicos permaneçam abertos. Dessa forma, os íons de sódio entram no axônio de forma contínua, produzindo excessivos potenciais de ação seguidos de hiperpolarização da membrana.
O mecanismo de acção dos piretróides em mamíferos é o mesmo que nos insectos (Casarett LJ e Doull J,2008). ... Os piretróides ligam-se à subunidade α dos canais de sódio, induzindo uma activação (abertura) dos canais, a despolarização. A despolarização é seguida de inactivação (fechamento) dos canais de sódio.
O Inseticida Piretróide é um éster do ácido crisantêmico produzido pelas plantas do gênero Chrysanthemum. Durante muito tempo, a piretrina foi utilizada no combate de insetos, primeiro por ser eficaz nessa função e agir sobre uma grande diversidade de espécies, e depois por ser pouco tóxica ao indivíduos expostos.
No meio ambiente, os piretróides, assim como ou- tros praguicidas, podem ser utilizados como modelo para o estudo da ecotoxicologia, pois contaminam o ar, a terra e a água provocando efeitos adversos que atingem desde uma bactéria até o homem. 27 São comprovadamente tóxicos para artrópodes aquáticos, abelhas e peixes.
Os compostos organoclorados são aqueles que possuem pelo menos um átomo de cloro ligado a uma cadeia carbônica. Os que estão mais em evidência são os usados em pesticidas.
Os inseticidas neurotóxicos são aqueles que agem no sistema nervoso dos insetos. Mas não existe somente uma forma e sim várias delas. O sistema nervoso é composto por células nervosas chamadas de neurônios, responsáveis pelas funções de sensação, coordenação e condução.
Vômito, náusea, salivação, miose e fasciculação são valiosos indicadores para o diagnóstico da intoxicação por organofosforado e carbamato. Estes sinais foram observados na maioria dos pacientes intoxicados, e a freqüência deles depende, em grande parte, da intensidade da exposição(7).
Os inseticidas piretróides surgiram no início dos anos 80 como uma alternativa àqueles de maior potencial tóxico, já que apresentam baixa toxicidade aguda em mamíferos, não se acumulam nos tecidos adiposos e não são persistentes no ambiente.
O inseticida piretroide age no sistema nervoso dos insetos, mais especificamente nos canais de sódio dos axônios dos neurônios.
São raros os casos de intoxicação aguda por piretroides, mas, ainda que apresentem baixa toxidade aos organismo humano, o contato dos piretroides com a pele, olhos e mucosas pode causar irritações e queimaduras; se ingeridos, podem causar reações alérgicas e distúrbios neurológicos, apresentando sintomas como dores de cabeça, tontura ...
Devido a esses prós e contras, a piretrina foi estudada e, com isso, os pesquisadores responsáveis conseguiram alterar sua estrutura química e, assim, produziram os piretróies, compostos mais estáveis e mais eficazes do que a precursora.
Como se desenvolve uma planta de soja?
Como se desenvolve uma pesquisa científica?
Como é o desenvolvimento de um cachorro?
O que são custos de falhas internas?
Qual a medida certa de uma barriga?
Como se calcula a altura de um triângulo?
Qual sistema a esclerose múltipla danifica e como ela afeta os impulsos nervosos?
Quais os procedimentos para a descrição de uma espécie nova?
Como medir o grau de compactação do solo?
Como saber a amperagem de um compressor?
O que é Síndrome síndrome de Tourette?
Como faço para desenvolver um aplicativo?
Como se desenvolve a individualidade para Émile Durkheim?
Como saber sua altura na fita métrica?
Como medir o RPM de uma bicicleta?
Como motivar e integrar o corpo funcional na cadeia de mudanças organizacionais?