A prática do futebol de areia ocorre em um campo com, no mínimo, 40 cm de profundidade, e entre 35 e 37 m de comprimento por entre 26 e 28 m de largura. Os gols têm 2,20 m de altura por 5,5 de extensão. ... O Tempo é parado quando um gol é marcado, quando o juiz apita uma falta ou tiro livre direto.
O objetivo do jogo de futebol de areia é marcar mais gols que o adversário ao final da partida.
O Futebol de Areia, em sua forma atual, começou a ser disputado em 1992, quando as regras do jogo foram criadas e um campeonato piloto foi organizado. Em uma versão onze contra onze, com as regras usuais, ele era praticado nas praias brasileiras pelo menos desde os anos 1930.
Como não é possível demarcar a superfície como no futebol tradicional, as regras oficias de beach soccer estabeleceram o uso de bandeiras para traçar linhas imaginárias e orientar as dimensões espaciais dentro do campo. Ao todo são 10 bandeiras: seis na cor vermelha e quatro na cor amarela.
- O piso da quadra deverá ser sempre de areia, preferencialmente bastante nivelada e sempre livre de objetos cortantes que podem machucar os atletas. Oficialmente, a areia do piso deve ser do tipo fina; - A rede mede 9,5 metros de comprimento por 1 metro de largura, feita por malha quadriculada de 10x10 centímetros.
O equipamento básico dos jogadores é composto por camisa e calção. O uso de sapatos é proibido, mas, como meio de proteção local, é permitido o uso de faixas nos pés e/ou tornozelos, além de óculos de plástico. A única exceção se dá para o goleiro, que é o único que pode usar calças compridas.
Partidas são jogadas em três períodos iguais de 12 minutos de bola rolando. O tempo é parado quando um gol é marcado, quando o juiz apita uma falta ou tiro livre direto, ou quando um time tenta fazer cera (do ponto de vista dos juízes). Há um intervalo de 3 minutos entre cada período.
Habilidoso, versátil e muito inteligente dentro de campo, Leovegildo Lins da Gama Junior se tornou um dos maiores laterais da história do futebol brasileiro apenas como Junior. Lateral, músico e padrinho do Beach Soccer, o ex-jogador do Flamengo e da Seleção Brasileira completa 61 anos nesta segunda-feira (29).
O Beach Soccer, modalidade que nasceu na década de 1990 e que hoje é praticada nos 5 continentes, foi inspirado no “futebol de praia” jogado no Rio de Janeiro, notadamente na Praia de Copacabana.
Vôlei de Praia A Quadra de Jogo é um retângulo medindo 16 x 8 m, circundado por uma Zona Livre com no mínimo 3 m de distância das linhas da quadra e também, mínimo de 7 m de altura medidos a partir da superfície da quadra livre de qualquer obstáculo.
As regras oficiais do futebol de areia, assim como no futsal, não estipulam um limite para o número máximo de substituições que podem ocorrer durante a partida. Elas também podem ser realizadas em qualquer momento do jogo. Para haver a substituição, entretanto, os jogadores devem fazer a troca na zona de substituição (que fica a 2,5 m do centro).
Isso porque a sua primeira aparição ocorreu em 1994, em evento organizado pela Rede Globo de Televisão e pela empresa Koch Tavares: o Mundialito de Beach Soccer, ocorrido no mês de abril. Esse evento teve muita atenção do público, alavancando o futebol de areia para o âmbito competitivo.
Os gols têm 2,20 m de altura por 5,5 de extensão. A bola de futebol de areia é mais leve que uma bola normal, apesar de ter uma circunferência idêntica. Cada equipe é formada por cinco jogadores, sendo um deles o goleiro. Esse pode segurar a bola dentro de sua área.
Não existem tiros indiretos no futebol de areia. Todos os tiros livres são diretos e chutados do lugar onde a falta foi cometida, ou da linha de meio-campo (para certas ofensas como cera na área, um 2º atraso para o goleiro na mesma jogada, um goleiro recomeçar o jogo chutando a bola, etc.).