A metodologia construtivista entende que a principal função da sala de aula é estimular o aprendizado dos estudantes e incentivar a participação ativa dos mesmos - seja por meio de intervenções ou exposição de suas respectivas opiniões sobre determinado tema.
A base da abordagem construtivista consiste em considerar que há uma construção do conhecimento e que, para que isso aconteça, a educação deverá criar métodos que estimulem essa construção, ou seja, ensinar “aprender a aprender”.
Os professores que usam a teoria do construtivismo podem acreditar que o aprendizado é baseado na habilidade da criança em obter novos conhecimentos e não na capacidade do professor em si.
Dewey acreditava que as crianças aprendem através do envolvimento próprio e não ao escutar instruções. Além de Piaget e Dewey, outros colaboraram com o aparecimento do construtivismo através de conceitos baseados em educação, filosofia, sociologia e psicologia. A Universidade Estadual de São Francisco enfatiza 10 princípios do construtivismo.
Voltando à pergunta do parágrafo inicial, podemos sistematizar que o construtivismo é uma posição compartilhada por tendências de pesquisa psicológica e educativa com foco em como a inteligência é construída.
Porque Deus não nos chamou para imundícia?
Qual o melhor aplicativo para bloquear chamadas de telemarketing?
Quem não paga o IPTU pode perder o imóvel?
O que é mais quente o Sol ou a lava?
Qual é mais resistente madeira ou MDF?
Como criar um método de treinamento?
Quanto consome 1 hora de Deezer?
Quanto tempo dura o efeito do pré treino?
O que pode passar em cicatriz para hidratar?
Quanto custa o teleférico de Atibaia?
Quais são os 3 principais tópicos da Lei dos crimes ambientais?
Qual capítulo Júnior descobre que Carmen falsificou o testamento?
Como fica a regra de aposentadoria para quem tem mais de 50 anos?
O que o lobo representa na Bíblia?