Todo e qualquer cidadão precisa ter os seus próprios valores morais. Isso envolve aceitar determinadas coisas e repudiar outras, esses valores são impostos pela sociedade desde o nascimento e são aperfeiçoados com o passar do tempo. Aceitar ou não o homossexualismo é uma questão de valor moral.
Agir moralmente significa escolher o certo sobre o errado. É, por exemplo, escolher a honestidade sobre a desonestidade, a justiça sobre a injustiça, o respeito sobre o desrespeito, a fidelidade sobre a infidelidade, o amor sobre o ódio e assim por diante.
Por exemplo: liberdade, igualdade, respeito, educação e justiça.
A definição de moral pode ser feita de uma forma simples: conjunto de valores e regras que definem o que é certo ou errado, permitido ou proibido em uma sociedade. Dito isso, é importante lembrar que esses conceitos podem variar de acordo com a cultura de determinado grupo.
Historicamente a moral surge com a passagem da forma de vida natural para um convívio social, a partir dessa ralação mais próxima com o outro surgiu à necessidade de criar regras para mediar as relações.
"Por que razão devo agir moralmente?" Situa-se a outro nível. Não se trata de uma pergunta que se faz no interior da ética mas de uma questão acerca da ética. "Por que razão devo agir moralmente?" é, pois, uma pergunta a respeito de algo que normalmente é admitido como ponto de partida.
Valores morais significam também respeito pela vida. Desde o nascimento nos é ensinado o que é certo e errado e a partir disso reproduzimos os valores impostos pela sociedade.
A religião é uma das principais entidades presentes dentro da sociedade que ajudam a moldar os valores morais, assim como a família. Assim, doutrinas religiosas também podem ser fontes de orientação de valores morais. A fé, a bondade, o amor, o matrimônio e a união familiar são alguns exemplos dos valores morais defendidos pela Igreja.
Os costumes são, grosso modo, a própria moral. O ser humano é, então, um animal capaz de criar uma moral com a finalidade de possibilitar a vida em sociedade. Os costumes morais são valorativos, ou seja, ditam normas a partir de valores morais.
Os padrões bíblicos são razoáveis? “O amor de Deus significa o seguinte: que observemos os seus mandamentos; contudo, os seus mandamentos não são pesados.” — 1 João 5:3. Miqueias 6:8 menciona que Jeová espera que pratiquemos a justiça, amemos a lealdade e andemos modestamente com Deus. Esse é um pedido bem razoável.
Os valores morais são importantes porque geram uma vida em sociedade mais harmoniosa e justa. Normalmente, começam a ser transmitidos para as pessoas nos seus primeiros anos de vida, através do convívio familiar ou até mesmo no ambiente escolar.
Como fixar o tampo de vidro na mesa?
Como colocar imagem de fundo na Live?
Quanto tempo deve durar o dente pivô?
Como entrar numa faculdade particular sem pagar?
Como faço para colocar a barra de ferramentas no Excel?
Como usar creme de pimenta negra Hidramais?
Como colar perfil de alumínio na parede?
Quais são os critérios para fixação de regime inicial de cumprimento de pena?
O que colocar por baixo das pedras de jardim?
Como ganhar mais troféus no Brawl Stars?
Como atualizar células do Excel automaticamente?
Como ganhar pontos de habilidade no Horizon?
Quantas flexão de braço devo fazer?
Como fixar um programa na tela do PC?