Veja como estão organizados os campos de experiência na educação infantilO Eu, o Outro e o Nós. Trabalha com as experiências que envolvem a identidade e a subjetividade. ... Corpo, gestos, movimentos. ... Traços, sons, cores e formas. ... Escuta, fala, pensamento e imaginação. ... Espaço, tempo, quantidades, relações e transformações.
Educação Infantil: 6 planos de atividade para trabalhar os campos de experiênciaO eu, o outro e o nós.Corpo, gestos e movimentos.Traços, sons, cores e formas.Escuta, fala, pensamento e imaginação.Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações.
O primeiro dos campos de experiência BNCC é: O eu, o outro e o nós. Neste campo, serão trabalhadas brincadeiras e atividades lúdicas que desenvolvam as relações da criança com ela mesma, com o outro e ainda a relação dela com colegas, com o professor, com pais, enfim, com toda a sociedade em geral.
CAMPO DE EXPERIÊNCIA: O EU, O OUTRO E O NÓS
Por sua vez, na Educação Infantil, é preciso criar oportunidades para que as crianças entrem em contato com outros grupos sociais e culturais, outros modos de vida, diferentes atitudes, técnicas e rituais de cuidados pessoais e do grupo, costumes, celebrações e narrativas.
Uma ótima maneira de fazer isso é levando vídeos para a aula. Eles podem ser muito informativos e também dinâmicos, captando a atenção da criança para que ela aprenda de maneira divertida! Outra boa maneira de fazer isso é disponibilizando atividades em aplicativos.
29 curiosidades que você vai gostar
5 atividades práticas para fazer em sala de aula1 – Músicas com comando e ações. Existem diversas melodias que estimulam as crianças a fazerem movimentos simultâneos, como pular, agachar, rodopiar e entre outras ações. ... 2 – Circuitos. ... 3 – Brincadeiras de imitação. ... 4 – Montagem com diferentes objetos. ... 5 – Parquinho.
Assim, os campos de experiência da BNCC favorecem o desenvolvimento amplo da criança: motor, linguístico, cognitivo e socioemocional. Continue a leitura para conhecê-los mais de perto e conferir exemplos de como explorar cada campo junto aos pequenos!
Confira a seguir os cinco campos de experiência da BNCC.O eu, o outro e o nós. Visa a construção da identidade e, também, da subjetividade da criança. ... Corpo, gestos e movimentos. ... Traços, sons, cores e formas. ... Escuta, fala, pensamento e imaginação. ... Espaço, tempo, quantidades, relações e transformações.
Escuta, fala, pensamento e imaginação é o campo que trabalha a aproximação da criança com a linguagem verbal. Para tanto, são estimuladas a comunicação entre os alunos, a leitura, silenciosa e em voz alta, a escrita para retratar situações cotidianas, a criação e representação de histórias.
Atividades para trabalhar os sinais de = (igual) e ≠ (diferente) com seus alunos de educação infantil com lindas ilustrações de frutas ...
O Campo de experiências “Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações” é o que se aproxima mais da Matemática na Educação Infantil. Está ligado ao desenvolvimento de noções espaciais temporais, de noções de grandezas, medidas e quantidades e da reflexão sobre processos de transformação.
Planeje as aulas com base nos campos de experiênciasO eu, o outro e o nós;Corpo, gestos e movimentos;Traços, sons, cores e formas;Escuta, fala, pensamento e imaginação;Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações.
O foco desse campo é a interação das crianças com materiais e sons que as permitam conhecer cores, formas e texturas diversas nos objetos. Também como volume, intensidade e frequência (grave ou agudo) de instrumentos musicais ou outros materiais que emitam sons, como uma colher batendo numa panela.
Jogar e brincar. ... Ouvir histórias. ... Construir a identidade e a autonomia. ... Falar, perguntar, argumentar. ... Pesquisar. ... Desenhar, pintar e colar em Artes Visuais. ... Ler e escrever. ... Recitar, contar e quantificar.
O que se aprende no Grupo 2 Educação Infantil
As atividades do Grupo 2 Educação Infantil envolvem artes, música, prática de linguagem, matemática, além de momentos que envolvem jogos educativos, brincadeiras coletivas, entre outras.
Conforme a BNCC, na educação infantil o educador deve promover interações e brincadeiras que permitam a criança conhecer o eu, o outro e o nós; corpo, gestos e movimentos; traços, sons, cores e formas; escuta, fala, pensamento e imaginação; espaços, tempos, quantidades, relações e transformações.
Ela desperta, entre outras competências, a curiosidade, que é fundamental para o aprendizado ao longo da vida. Além disso, desenvolve a capacidade de comunicação, quando existe um estímulo a compartilhar o que se pensa e cria.
Compartilhe:Use metáforas na hora de pensar. Pensar metaforicamente é uma das maneiras de sair do lógico para o abstrato. “Para quem pensa literalmente, uma rosa é apenas uma rosa. ... Pense em imagens.Procure ideias em diferentes áreas.Vá a encontros às cegas.Inverta as situações.Encontre o paradoxo.
Um dos melhores instrumentos de estimulação da capacidade criativa da criança, a brincadeira de faz de conta ajuda a desenvolver a linguagem verbal e a imaginação, além de melhorar a qualidade das interações com os colegas e adultos. Ela pode ser realizada com objetos diversos, como talheres, tecidos, e brinquedos.
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) estabelece cinco Campos de Experiência para a Educação Infantil, que indicam quais são as experiências fundamentais para que a criança aprenda e se desenvolva.
Promover o brincar de diferentes formas, espaços e tempos. Participar da construção de seus conhecimentos de forma ativa. Explorar formas, transformações, natureza em diferentes espaços. Expressar suas ideias, hipóteses, opiniões, questionamentos.
Campo de Experiências: Corpo, gestos e movimentos.
São eles: Eu, o outro e o nós; Corpo, gestos e movimentos; Traços, sons, cores e formas; Escuta, fala, pensamento e imaginação; e Espaço, tempo, quantidades, relações e transformações.
Cabe à escola proporcionar possibilidades de o educando utilizar o corpo e o movimento como formas de interação social, relação interpessoal e conhecimento do mundo, garantindo que a aprendizagem se concretize no corpo e pelo corpo.
Deitar a criança na folha e fazer o contorno dela com pincel atômico. Colocar o nome. Após terminar – pedir que cada criança olhe para seu desenho e digam o que tem de diferente dos coleguinhas, depois pergunte o que tem igual. Explicar que todos temos as partes do corpo, pernas, pés, mãos, dois ouvidos, um nariz etc…