A Função Conativa, também chamada de função apelativa, se caracteriza pelo fato de transmitir uma mensagem com o intuito de convencer o interlocutor. Assim, se você escreve um texto que tem como objetivo convencer, persuadir, cativar, com certeza, utiliza a função conativa da linguagem.
A função conativa é quando o emissor tenta convencer o receptor a praticar determinada ação, e é comum o uso no verbo do imperativo. Exemplo: Compre aqui e concorra a valiosos prêmios! ... Exemplo: Ela é inocente como uma criança.
Como se explica a função conativa? A função conativa utiliza um código, para falar dele mesmo. Exemplo: Escrevo porque gosto de escrever. Ao passar as ideias para o papel, sinto-me realizada...
A função conativa, a qual também é chamada de apelativa, é uma das funções da linguagem de acordo com a gramática normativa. A conação apresenta ênfase no receptor da mensagem, ou seja, tem o objetivo de persuadir o destinatário/interlocutor e influenciar o seu comportamento.
Nessa função, o emissor preocupa-se de que maneira a mensagem será transmitida por meio da escolha das palavras, das expressões, das figuras de linguagem. Por isso, aqui o principal elemento comunicativo é a mensagem. Note que esse tipo de função não pertence somente aos textos literários.
A Função Referencial, também conhecida como Denotativa ou Informativa, tem o objetivo de informar, notificar, referenciar, anunciar, indicar. Essa função é utilizada cotidianamente, o que faz dela a função mais comum entre as seis funções da linguagem.
O uso do verbo costuma ser feito na terceira pessoa do singular. Ela também aparece em manuais, bulas e receitas, quando apenas lista componentes ou procedimentos, sem o uso de verbos no imperativo característico da função apelativa .
Linguagem que se utiliza de um código para falar dele mesmo Imagine um filme que explica as melhores formas de como produzir um longa ou curta-metragem. Essa redundância – um filme falando sobre filme – é a função metalinguística, ou seja, o código é o tema da mensagem que é usado para falar sobre ele mesmo.
A função fática é uma das seis funções da linguagem elaboradas pelo linguístico Roman Jakobson (1896-1982). Essa função tem o objetivo de interromper, prolongar ou estabelecer a comunicação. O termo corresponde a rumor ou a ruído.
Assim, se você escreve um texto que tem como objetivo convencer, persuadir, cativar, com certeza, utiliza a função conativa da linguagem. Convencer, apelar e persuadir o receptor da mensagem, que é o foco da sua comunicação.
A função conativa também pode ser vista em outros lugares menos esperados, como em horóscopos ou textos de autoajuda, que indicam uma forma de ação ou de pensamento a ser adotada pelo leitor. “Todos os anos pessoas morrem em acidentes de trânsito.
Função Emotiva: com foco no emissor, é utilizada para transmissão de sentimentos e subjetividades. Função Metalinguística: com foco no código, é utilizada quando o emissor explica um código utilizando o próprio código. Este conteúdo foi útil?
Como funciona o app do mcdonalds?
Como pegar muda de árvore no forager?
Como quebrar a Pedra obsidiana no Minecraft?
Como se tornar uma princesa de verdade?
Como faço para fazer empréstimo para micro empresa?
Como cuidar de ferida cirúrgica?
Qual parte do corpo o gato gosta de carinho?
Como pegar o Adler no COD Mobile?
Como tomar ivermectina 4 comprimidos?
Como fazer o download das fotos do Google?
Quais as estações do metrô do Rio de Janeiro?
Quanto é 1 ml na seringa de insulina?
Qual a quantidade de dipirona que pode matar?
Como ficar com o Castiel no EP 9?
Como saber que um líquido é mais volátil que o outro?