A instabilidade e a pobreza traduziram-se no desenvolvimento da região, que está repleta de estruturas e materiais de construção de baixa qualidade. Muitas estruturas usam concreto, que é barato e pode ser usado para criar paredes e telhados pesados que resistem aos ventos dos furacões, diz Hough.
O Haiti está situado em meio a um vasto sistema de falhas geológicas que resultam do movimento da placa caribenha e da enorme placa norte-americana. Como em outras áreas onde as placas tectônicas são contíguas, nos limites da placa do Caribe há uma atividade sísmica significativa devido a essas falhas.
Consequências dos terremotos no Haiti
Um agravante para o país caribenho é o seu elevado índice de pobreza e a infraestrutura precária, que potencializam os efeitos destruidores dos sismos, sobretudo aqueles de alta intensidade na escala Richter, como os dois mais recentes, de 2010 e 2021.
O sismo do Haiti de 2010 foi um terremoto catastrófico que teve seu epicentro na parte oriental da península de Tiburon, a cerca de 25 km da capital haitiana, Porto Príncipe, foi registrado às 16h53m10s do horário local (21h53m10s UTC), na terça-feira, 12 de janeiro de 2010.
Ainda no ano de 2010, o país foi fortemente atingido por uma epidemia de cólera, que resultou na morte de mais de 7 mil pessoas, incluindo bebês e crianças. Naquela época, apenas 2% dos 10 milhões de habitantes do Haiti tinham acesso à água potável e praticamente não havia sistema de esgoto encanado.
23 curiosidades que você vai gostar
Causas dos terremotos
Os abalos sísmicos ou tremores de terra geralmente ocorrem quando as rochas estão sob grande pressão, vinda do interior do planeta. Essa pressão exerce uma força nas rochas (placas tectônicas) e procura alguma maneira de se exaurir.
O Haiti ainda não se recuperou do potente terremoto de magnitude 7,2 de sábado (14) e da passagem do ciclone tropical Grace na segunda-feira (17). O governo informou que, com o novo fenômeno, o número de mortos subiu para 2.189. Doze mil pessoas se feriram e outras 32 são consideradas desaparecidas.
Mas por que o país é tão pobre? A história do país se mistura com a colonização, escravidão, ocupação militar, terremotos, furacões e instabilidade política. Esses fatores fizeram com que desde 1804, época da independência do país, o Haiti avançasse pouco no desenvolvimento do país e na qualidade de vida da população.
Até 2010, existiram cinco grandes sismos reportados no Haiti. Sismo em Port-au-Prince de 1751 (18 de Outubro): De acordo com o historiador francês Moreau de Saint-Méry, "apenas uma construção não se tinha desmoronado" em Port-au-Prince, capital do Haiti.
Qual o melhor horário para tomar o chá de coentro?
É possível parcelar dívida em cartório?
O que uma pessoa sente quando está sedada?
Quem são os filhos de Poliana e Leonardo?
Quanto rende seu dinheiro no PicPay?
Porque o criador do Roblox morreu?
Quais os requisitos para efetivação do servidor público?
Como funciona o depósito em caixa eletrônico?
O que é viver abaixo da linha de pobreza?
Como aumentar a memória do Windows 7?
Qual a carne que pode substituir o filé mignon?
O que fazer com crianças na Ilha do Mel?
Quais os benefícios da água fervida?
Como saber se eu sou um acumulador?
Quantas horas o cérebro aguenta estudar?
Qual a forma correta de meditar?