Saudade é um sentimento causado pela distância ou ausência de algo ou alguém. Tem origem no latim, com o significado de solidão. É uma palavra que não tem tradução literal em muitas línguas. ... Saudade significa a memória de algo que aconteceu e intensa vontade de reviver certos momentos.
Alguns defendem apenas o uso da forma saudade, no singular, outros já aceitam a forma saudades, no plural. ... Contudo, a tendência atual é o uso do plural, não em todos os substantivos abstratos, mas especialmente nas palavras saudades, ciúmes e lembranças.
Podemos escolher empregá-la no singular ou no plural: SAUDADE ou SAUDADES. Só não pode deixar de fazer a concordância correta com o verbo, o adjetivo e o artigo. Senti MUITA saudade OU MUITAS saudades de você.
1. “Sinto saudades de você” “Sentir saudade não é estar vazio, mas sim estar cheio de alguém que se faz presente apesar da ausência…” Esta frase esconde um grande valor; quando as pessoas que amamos pronunciam estas palavras, sentimos que contribuímos com algo que só nós podemos oferecer.
As duas formas – felicidade e felicidades – podem ser usadas na Língua Portuguesa apesar de certos “puristas” indicarem que apenas devemos usar no singular. Ou seja, o argumento é que “felicidade” transmite uma ideia de sentimento e uma “noção” abstrata pelo que não deve ser enumerável.
Depende, afinal de contas, quem disse que não posso sentir várias saudades? Saudade da infância, da família, da escola, da namorada... Quando eu digo “felicidades” para alguém, estou fazendo “votos de felicidade”.
Isso porque, como as suas colegas na lista, saudade é mais do que uma palavra. É uma expressão que traduz um sentimento altamente carregado de significado cultural. Portanto, se você tem dúvidas sobre como dizer saudade em inglês (ou sua variação mais usada, “saudades de você” em inglês), tenha certeza de que não está sozinho (a). A boa notícia?
Por isso, estudiosos que dizem não existir “saudades” usam essa linha de pensamento. Se é sentimento, é abstrato. Se é abstrato, não pode ser enumerado. Porém, aproveitando esse pensamento, há linguistas que afirmam existir o plural ou seja, “saudades”.
A única diferença é que, em inglês, as duas opções oferecidas para ter saudade são usadas habitualmente, cada uma em seu devido lugar. Já em português “sentir falta” também pode ser usada em outras situações que parecem não ter a mesma força de saudades. Um exemplo pode ser:
Por que foi criada a Lei Maria da Penha?
Quais foram os artistas viajantes?
Como foi o surgimento da Educação Física no Brasil?
Em que ano foi criada a arte digital?
Porque surgiu a arquitetura contemporânea?
Quando a análise sensorial chegou ao Brasil?
Onde e quando surgiu a amarelinha?
Como se formou a população de Salto SP?
Qual é a origem da arte grega?
Quando surgiu as normas internacionais de contabilidade?
O que significa virtudes Dianoéticas?
Como surgem pteridófitas epífitas?
Quais as cidades mais antigas desse período neolítico?
Como surgiu as políticas públicas no Brasil?