Afinal, esse gênero artístico nasceu com a proposta de tirar o caráter elitista da arte e, assim, democratizá-la para um público muito mais amplo, que não tem o hábito de visitar museus e galerias. Vale destacar que esse termo foi utilizado pela primeira vez na década de 1970, nos Estados Unidos.
Iniciativa de uma sociedade artística criada, em 1894, pelo urbanista e burgomestre de Bruxelas Charles Buls, será pela contração do seu nome – “Sociedade da Obra de Arte Aplicada à Rua e aos Objetos de Utilidade Pública” – que resultará a designação arte pública, logo adotada a partir de 1898.
O termo entra para o vocabulário da crítica de arte na década 1970, acompanhando de perto as políticas de financiamento criadas para a arte em espaços públicos, como o National Endowment for the Arts (NEA) e o General Services Administration (GSA), nos Estados Unidos, e o Arts Council na Grã-Bretanha.
Conceitua-se como Arte Pública a intervenção artística inserida na paisagem urbana ou natural do município. Podem ser efêmeras ou permanentes, enquadradas em esculturas, painéis murais, intalações e intervenções como jardins, mobiliário urbano, arte conceitual e relacional, dentre outras categorias de novo gênero.
A arte pública pode ser encontrada em muitos locais. Exemplo: Cristo Redentor(Rio de Janeiro),Torre de Pisa(Portugal),entre outros. Explicação: A arte pública é um termo vago que usamos para descrever qualquer projeto de arte - em qualquer mídia - que foi concebido e elaborado para o domínio público.
A primeiras manifestações artísticas em espaço público no Brasil se iniciaram na década de 1950 e foram elaboradas por Flávio de Carvalho, Hélio Oiticica e Artur Barrio.
O conceito de arte pública surgiu durante os anos 60, para caracterizar um novo tipo de intervenção artística no espaço público que se distinguia do tradi- cional monumento comemorativo.
No Brasil, no final de 1970, ela surgiu como forma de expressão artística que fosse além dos muros dos museus, galerias ou de outra forma tradicional de exposição.
A arte pública é arte em qualquer mídia que tenha sido planejada e executada com a intenção de ser encenada no domínio público físico, geralmente fora e acessível a todos.
Em sentido literal, seriam as obras que pertencem aos museus e acervos, ou os monumentos nas ruas e praças, que são de acesso livre. são exemplos de arte pública: pinturas, esculturas, etc.
A arte pública deve ser pensada dentro da tendência da arte contemporânea de se voltar para o espaço, seja ele o espaço da galeria, o ambiente natural ou as áreas urbanas.
Empregado para designar práticas em voga na metade do século XX, quando artistas se viram desafiados a abrir mão do conforto dos museus e galerias e ampliar seu campo de ação e risco no espaço da cidade, o estatuto de uma arte pública pouco discutia a propriedade.
A instalação permanente de Daniel Buren (1939) em frente do Palais Royal, em Paris, e a intervenção coletiva no Battery Park City em Manhattan, envolvendo arquitetos e artistas como Armajani e M. Miss, exemplificam outras direções tomadas pela arte pública.
A arte pública engloba uma grande diversidade de gêneros artísticos, desde a escultura, pintura, grafite, mosaico, mural, baixo-relevo, happening, desempenho, entre outras formas de expressão. Tudo o que esteja relacionado direta ou “indiretamente” com o espaço público e a sua vivência social. Portanto, não existem fronteiras rígidas e ...
Quais são as qualidades de um bom estudante?
Qual o valor do Fiat Uno 2022?
Quanto que o folículo cresce por dia?
Qual a diferença entre RPV é precatório?
Quais são os tipos de pecuária que existem?
Quais são os significados das faixas do Taekwondo?
O que é meu Cinemark cortesia?
Qual a cerveja mais vendida no Brasil 2020?
Como desenvolver o conceito de uma empresa?
É possível escolher número vivo?
O que é uma abordagem de nível 3?
Quantos ml pode injetar no glúteo?
Porque metástase não tem cura?
O que responder a um elogio você é linda?
Como saber se uma pessoa está fingindo ansiedade?