De 4 ºC até 100 ºC, a água comporta-se normalmente como qualquer outra substância, aumentando seu volume quando aquecida, mas de 0ºC a 4ºC, ela se contrai ao ser aquecida, ao invés de se dilatar. ... Aí está o comportamento anômalo da água!
A água não se comporta termicamente como a maioria dos líquidos. Isto causa consequências muito importantes na natureza, em virtude da sua abundância em nosso planeta. ... A conclusão que se pode tirar desse efeito é a de que, no aquecimento de 0 °C a 4 °C, a água sofre contração.
Ao aquecer a água de 0°C a 4°C, as pontes de hidrogênio rompem-se e as moléculas passam a ocupar os vazios antes existentes, provocando, assim, uma diminuição no volume. Mas de 4°C a 100°C, a água dilata-se normalmente. ... Obs.: a densidade da água no estado sólido (gelo) é menor que a densidade da água no estado líquido.
Significado de Anomalia substantivo feminino Particularidade ou condição do que é anômalo, fora do comum. Caraterística do que desigual ou falta de regularidade de um corpo, um produto, uma matéria, um fenômemo natural, uma coisa qualquer etc: anomalia de caráter genético.
Este fato é fundamental para a preservaçao da fauna e flora destes lugares.Se a água não apresentasse esta irregularidade na dilatação,os rios e lagos se congelariam totalmente,causando danos irreparáveis as plantas e animais aquáticos.
A dilatação anômala da água permite que a superfície dos rios congele primeiro, uma vez que a água a 0 ºC é menos densa que a água em 4º C, fazendo com que ela flutue, devido às forças de empuxo. Além disso, o empuxo garante que a água no fundo dos rios permaneça a 4 ºC de modo que o fundo do rio não congele.
Na maioria dos líquidos ao serem resfriados, suas moléculas perdem energia e tendem a ficar bem próximas umas das outras, causando uma contração no volume. Isso não ocorre com a água, pois a mesma possui um comportamento anômalo. De forma que, resfriando de 4ºC a 0°C seu volume, ao invés de diminuir, aumenta.
A explicação fundamenta-se no comportamento da água quando varia a temperatura e está esquematizada a seguir. Suponhamos que em um dado instante, a temperatura do ar comece a cair. A água da superfície, em contato com o ar, esfria-se e fica mais densa que a água do fundo.
Mas qual é a razão para a dilatação anômala da água? Essa explicação é encontrada em sua constituição molecular. As moléculas da água são unidas por meio de ligações químicas denominadas Ligações de hidrogênio.
Dilatação térmica e a anomalia da água Ouvir: Anomalia da água. Dilatação térmica e a anomalia da água Nos estudos de Termologia vimos que diversos sólidos e líquidos aumentam de volume quando sua temperatura também é aumentada.
Ao aquecer a água, há uma agitação maior das moléculas, quebrando as pontes de hidrogênio. Dessa forma, de 0ºC a 4ºC, quando a temperatura começa a aumentar, as pontes começam a ser quebradas, mas em vez de aumentar o volume da água, ele diminui, devido a quebra das pontes, fazendo diminuir a área ocupada por elas.
Quais os sintomas de falta de vitamina D no corpo?
O que significa sonhar com a morte?
O que significa a palavra vossa?
Quando os jogos foram criados?
Quais são as distribuições Linux existentes no mercado?
O que aconteceu no Brasil entre 1964 e 1985?
Como ver minhas assinaturas no iPhone?
Quais os sintomas da hérnia umbilical?
Qual a medida do Madeirite plastificado?
Quantos quilômetros uma CB 650 F faz com 1 litro?
O que é avaliação dinâmica fisioterapia?
Quantas vezes pode fazer peeling no rosto?
Qual o melhor Desfragmentador de Disco 2020?